Para gerir as despesas da casa, você não precisa deixar de lado a sua privacidade. É por isso que o Nubank Ultravioleta adicionou ao Espaço Família, área do aplicativo que te ajuda a gerir a vida financeira da sua família,, o saldo compartilhado, solução que permite que nossos clientes movimentem recursos a partir de um saldo único.
Então, o saldo compartilhado do Nubank Ultravioleta é uma conta conjunta? Não. Entenda melhor abaixo.
O saldo compartilhado do Nubank Ultravioleta é uma conta conjunta?
Não. A conta conjunta é uma conta bancária com mais de um titular – normalmente, um casal ou familiares (como pais e filhos ou irmãos). Ela tem uma série de regras para abertura e fechamento, e todos os membros têm acesso a todas as funcionalidades, movimentações, recursos e investimentos dela.
Existem dois tipos de conta conjunta e, nos dois casos, não há possibilidade de os titulares terem saldos separados e individuais:
- Conta conjunta solidária: qualquer titular pode fazer movimentações financeiras de forma independente;
- Conta conjunta simples (ou não-solidária): para fazer movimentações, é necessária a assinatura de cada correntista.
Ter uma conta conjunta pode ajudar com certas burocracias. Pessoas com pais idosos, por exemplo, podem ajudá-los a fazer transações do dia a dia. Também há o fator economia de dinheiro: em bancos tradicionais, que ainda cobram muitas tarifas, esse tipo de conta reduz o valor gasto por titular.
Apesar disso, no caso da conta conjunta simples, todos os titulares precisam autorizar transações como saques e transferências, por assinatura física ou digital, o que pode complicar a rotina da família.
Já na conta conjunta solidária, há riscos caso a confiança entre os titulares seja quebrada. Afinal, por permitir que transações sejam feitas sem autorização de todas as partes, se algum dos correntistas fizer algo que os outros desaprovem, há pouco o que possa ser feito para resolver o problema.
O que é o saldo compartilhado e qual a diferença em relação à conta conjunta?
O saldo compartilhado do Espaço Família não é uma conta conjunta. Você não precisa abrir uma nova conta para aproveitar as vantagens dele. Na prática, essa solução é uma área do Espaço Família, função do aplicativo do Nubank para clientes Ultravioleta.
No Espaço Família, nossos clientes Ultravioleta podem compartilhar seus benefícios premium com até quatro pessoas que tenham conta com a gente. Qualquer cliente Nubank pode ser convidado pelo cliente Ultravioleta para ser membro ou administrador do Espaço Família.
Uma vez adicionada a essa área, a pessoa usufrui de parte dos benefícios do Nubank Ultravioleta, a nossa experiência exclusiva para cliente de alta renda, como o Atendimento Nubank Ultravioleta e a Proteção Transações Digitais da Central de Proteção.
Quem entrar no Espaço Família com papel de administrador, além dos benefícios citados, pode também usar o saldo compartilhado com os demais administradores do Espaço.
Saldo compartilhado e conta conjunta: quais as diferenças?
As diferenças entre o saldo compartilhado do Espaço Família do Nubank Ultravioleta e a conta conjunta começam com a funcionalidade da solução, já que não é preciso abrir uma nova conta ou apresentar qualquer comprovação de parentesco para utilizar essa função.
O saldo compartilhado é apenas uma função dentro do Espaço Família do Nubank Ultravioleta, localizado no app que os clientes já utilizam. Com ele, você e as outras pessoas administradoras continuam com suas contas individuais, mas, se quiserem, podem ter um saldo compartilhado, em uma área diferente e separada dos seus saldos particulares. A privacidade das suas movimentações, histórico, recursos e investimentos é preservada.
Você e os demais membros do saldo compartilhado também podem fazer depósitos, pagamentos e transferências com o saldo único, sem a necessidade de assinaturas dos demais administradores. Tudo isso de forma transparente, simples e que preserva a sua privacidade.
Além disso, não é necessário abrir uma "conta" para acessar o saldo compartilhado. Basta entrar no Espaço Família, convidar para ser administrador dessa área a pessoa que divide a gestão das despesas da casa com você e fazer o primeiro depósito para ativar a função. E, quando você e outras pessoas administradoras quiserem deixar de usar a solução, basta não fazer mais depósitos.
Confira, abaixo, um resumo sobre as diferenças entre o saldo compartilhado do Espaço Família e a conta conjunta convencional:
Saldo Compartilhado | Conta conjunta | |
---|---|---|
Abertura | Não é necessário abrir uma nova conta. A solução já está no aplicativo. | É necessário e exige documentação de todos os titulares. |
Depósitos | Todos os administradores do Espaço Família podem fazer. | Todos os titulares podem fazer. |
Transferências | Todos os administradores do Espaço Família podem fazer. | Todos os titulares podem fazer transferências nas contas conjuntas solidárias. Nas contas conjuntas simples, é preciso autorização de todos. |
Acesso ao dinheiro e movimentações de todos | Não. A função permite o acesso apenas ao dinheiro compartilhado e às movimentações realizadas com o saldo. Os membros seguem com suas contas individuais e todos os recursos delas de forma separada e privada. | Sim. Todo dinheiro, investimentos, histórico e movimentações feitas na conta conjunta é visível para todos os titulares. Não há possibilidade de ter saldos individuais. |
Taxas | Não existe. O saldo compartilhado é uma solução da conta do Nubank Ultravioleta. | Tem. Dependendo da instituição bancária e das funções disponíveis nessa conta, há taxas de manutenção. |
Fechamento | Diferente da conta conjunta, você pode facilmente sair ou excluir o Espaço Família e, por consequência, o saldo compartilhado será encerrado, sem depender dos demais integrantes. Basta clicar em sua foto dentro do Espaço Família para iniciar o processo. | Quando os titulares quiserem, eles podem encerrar a conta conjunta, mas existem regras para esse fechamento, dependendo do tipo da conta e da instituição. |
O saldo compartilhado, assim como os demais benefícios do Nubank Ultravioleta, ainda está em fase de testes. Se ele ainda não aparece para você, não se preocupe, estamos liberando aos poucos para os nossos clientes Ultravioleta. Mantenha o seu app atualizado.
Leia também
Saldo compartilhado: tudo sobre a solução do Nubank que ajuda na gestão das contas da casa
Como ativar o saldo compartilhado do Nubank?
Nubank Ultravioleta: tudo sobre a experiência exclusiva do Nubank para os clientes de alta renda
Espaço Família no app Nubank: tudo sobre a nova área para clientes Ultravioleta