Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início O Nubank Afinal, o que é burocra...

Afinal, o que é burocracia?

No Nubank, lutamos diariamente contra a burocracia dos serviços financeiros. Saiba o que isso quer dizer.

Você provavelmente já ouviu falar no termo burocracia – e até deve ter chegado a usá-lo para se referir a uma situação complicada e cheia de regras. Pode ter reparado também que é algo que lutamos contra aqui no Nubank. Mas o que realmente é burocracia?

Burocracia: o que isso quer dizer?

O termo burocracia surgiu do francês e do grego, da junção das palavras bureau + kráto, e, na teoria, é usado para falar sobre a administração pública ou o poder de funcionários em um ambiente de trabalho.

Mas, na prática (e não somente na língua portuguesa), o termo burocracia possui uma conotação e sentido totalmente diferentes – na maioria das vezes, negativos e pejorativos. Nesse contexto, ele é usado para indicar um processo que passa por muitos trâmites, regras, obrigações e procedimentos até que seja finalizado. 

No caso de empresas financeiras, um bom exemplo é a burocracia para abrir uma conta em um banco tradicional: é preciso fazer a solicitação, ir à agência física com todos os documentos, pegar uma senha, esperar… Enfim: complicado, cheio de regras, demorado e chato.

Quando se usa o adjetivo “burocrático”, portanto, são essas características que indicamos a uma situação, serviço ou processo.

O que o Nubank tem a ver com burocracia?

Nada. Muito pelo contrário: nós lutamos contra a burocracia nos serviços financeiros e na vida financeira das pessoas.

O Nubank surgiu a partir da péssima experiência que nossos fundadores tiveram com os bancos brasileiros. Eles perceberam que essas empresas, seus serviços, o atendimento oferecido e tudo o que os envolvia era burocrático

Por isso, para combater essa burocracia, criamos e oferecemos produtos que são transparentes, acessíveis, simples, fáceis e que dão às pessoas o controle sobre suas finanças. Simples assim: zero burocráticos. 

Começamos com um cartão de crédito livre de anuidade e totalmente controlado pelo smartphone, e, desde então, lançamos novos produtos, como a NuConta, crescemos, expandimos para outros países e continuamos lutando contra a burocracia no sistema financeiro. 

Leia também: “Sem burocracia: contratei o empréstimo do Nubank em segundos”

Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter