Pular navegação

PIB dos EUA despencou: o que isso significa e como te afeta?

A queda foi de 32,9% no segundo trimestre, a pior nos últimos 90 anos.

Queda PIB EUA: imagem de um saltador em queda livre se aproximando de um círculo roxo

A pandemia do novo coronavírus impactou drasticamente as economias de diversos países. Os Estados Unidos foram um dos mais recentes a virar notícia: no dia 30 de julho, foi anunciada uma queda de 32,9% no PIB dos EUA do segundo trimestre de 2020.

Essa é a maior contração sofrida pelo PIB americano desde 1929, início do período chamado de Grande Depressão. No primeiro trimestre de 2020, que refletia apenas o início da pandemia, a queda foi de 5%.

Mas… Por que a queda do PIB dos EUA é uma notícia tão importante? E o que ela significa para os outros países?

Mas antes… O que é PIB mesmo?

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, considerado um dos principais termômetros da economia. Ele é calculado a partir da soma de todos os produtos e serviços finais produzidos em um país. No Brasil, esse cálculo é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

De maneira simplificada, quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica - ou seja, maior a produção e consumo de produtos e serviços.

O PIB é avaliado a cada trimestre e ao final do ano. Os resultados são comparados com o trimestre ou ano anterior para avaliar o crescimento econômico e atividade do país.

Leia mais em: O que é PIB, como ele é calculado e o que indica 

Por que o PIB dos EUA caiu tanto?

O PIB dos EUA, em dólares, foi estimado em US$ 19,41 trilhões neste segundo trimestre, contra US$ 21,54  trilhões no período anterior. 

De acordo com o FED (Banco Central dos Estados Unidos), a atividade econômica do país teve uma aceleração em maio, com a reabertura de muitos estabelecimentos e empresas. Porém, com o aumento do número de novos casos do vírus, vários voltaram a fechar. Com isso, a economia sofreu uma desaceleração e, consequentemente, a esperança de recuperação perdeu força. Por isso a queda tão brusca.

Para tentar amenizar os efeitos da crise decorrente da pandemia do novo Coronavírus, o FED manteve sua taxa de juros básicas entre 0,10% e 0,25% e sinalizou que elas devem permanecer assim até 2022.

Um dos vários efeitos de uma taxa de juros baixa é o estímulo ao consumo: em teoria, o crédito fica mais acessível ao consumidor, botando mais dinheiro em circulação e aquecendo a economia. Em outras palavras: com juros baixos, fica mais fácil pegar dinheiro emprestado.

Como a queda do PIB dos EUA afeta a economia brasileira e global?

Os Estados Unidos são a maior economia do mundo, o que significa que o PIB dos EUA funciona como um termômetro global: quando a economia americana vai mal, o resto do mundo reage.

Os EUA também afetam diretamente a economia de várias nações. Por serem grandes produtores e importadores de produtos e commodities (mercadorias) em todo o mundo, notícias negativas sobre a economia dos EUA podem afetar de forma significativa as operações comerciais com tais países.

Com isso, os mercados e as bolsas de valores, por exemplo, fazem projeções. Na quinta-feira, 30 de julho, o Ibovespa Futuro abriu em queda. A Ibovespa futuro é justamente um tipo de investimento de renda variável que tem seus ganhos ou perdas ligados à variação do Ibovespa ao longo do tempo.

De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), a previsão era que, em 2021, a maioria dos países começasse a mostrar sinais de recuperação – partindo da premissa de que a pandemia atingisse seu pico agora, no segundo trimestre, e fosse recuando até o fim do ano.

Porém, mesmo com a flexibilização e o retorno de algumas atividades desde maio, a melhora na economia dos Estados Unidos parece distante. 

Vale lembrar que desde o início da pandemia (oficialmente em março de 2020), fazer projeções para o futuro ainda causa muita incerteza.

Entenda também: Recessão econômica: o que significa e quais são as causas

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.