Pular navegação

Princesas da Disney: 5 lições que elas nos ensinam sobre planejamento na vida real

Nem só de magia se faz um reinado: as princesas da Disney carregam em suas histórias aprendizados valiosos sobre planejamento e dinheiro que podem ser usados no mundo real.

Que os filmes das princesas da Disney tem o poder de fascinar e despertar a imaginação, você provavelmente já sabe. Mas as tramas cativantes também são repletas de lições importantes para adultos e crianças. Algumas delas, inclusive, tem tudo a ver com o mundo financeiro.

Ao longo de suas jornadas heróicas, as princesas da Disney precisam lidar com dilemas e fazer escolhas que nem sempre são fáceis. Às vezes não dá para salvar o dia com um passe de mágica – e quando isso acontece, cabe a elas encontrar uma saída para fazer o que precisa ser feito. 

Se você busca por inspirações fantásticas para ensinar seus filhos a lidar com os problemas da vida real ou precisa dar a eles conselhos sobre o que não fazer diante de um problema inesperado, abaixo estão cinco lições que as princesas da Disney podem ensinar sobre dinheiro e planejamento. Ao assistir as trajetórias delas, fica mais fácil falar sobre esses assuntos com a sua família.

1. Nem tudo é o que parece

Antes de ser princesa, a personagem Bela, do filme "A Bela e a Fera", de 1991, era uma garota comum, vivendo em um vilarejo na França do século 18 ao lado de seu pai. 

Bela sempre foi uma pessoa muito à frente de seu tempo. Ela é inteligente, destemida, cheia de opiniões e apaixonada por leitura. Todas essas características, tidas como estranhas pelas pessoas na vila onde mora, na verdade são fundamentais para que ela supere os obstáculos que aparecem durante sua jornada. 

No filme, sua autonomia e conhecimento a fazem perceber que Gaston, o belo homem que a pede em casamento, é, na verdade, um grande egoísta, enquanto que a Fera esconde um humano com virtudes e bom coração. 

No mundo financeiro, se você encontrar uma promessa de investimento milagroso, com retorno rápido e nenhum esforço, tome cuidado: afinal, assim como a Bela ensina, nem tudo é o que parece e algumas ciladas se disfarçam de oportunidades só para te enganar. Confie no seu bom senso! 

Leia também: Os mitos e as verdades sobre o que te contam sobre ganhar dinheiro

2. Cuidado com contratos

As letrinhas miúdas de um contrato podem esconder cláusulas e regras que nem sempre te favorecem. Ou, às vezes, você pode simplesmente mudar de opinião sobre uma situação ou decisão e ser incapaz de fazer algo a respeito pois assinou um contrato que te impede de recalcular a rota. Foi mais ou menos isso o que aconteceu com a princesa Ariel no filme "A Pequena Sereia", de 1989, que ganhou uma nova versão em 2023. 

Na trama, a princesa da Disney vive no fundo do mar e tem o sonho de se tornar humana. Para ficar um pouco mais perto dessa realidade e despertar a atenção do príncipe Eric, por quem é apaixonada, ela decide fazer um acordo com a bruxa Úrsula: trocar sua própria voz pelo direito de ser humana por três dias. 

Durante esse período, Ariel deve receber o beijo do amor verdadeiro para permanecer humana. Caso contrário, a bruxa Úrsula teria o direito de mantê-la prisioneira para sempre. Na história, Ariel se deixa guiar pela emoção sem considerar as consequências desse acordo, e quase perde tudo por causa disso. 

A história dela serve de lição para que você não se envolva em acordos que podem ser muito maiores do que criaturas fantásticas do fundo do mar, muito menos assine contratos no calor do momento, sem pensar no longo prazo.

3. Adaptação é tudo

Como você costuma reagir diante de um problema ou situação difícil? Caso esteja buscando uma história de resiliência e adaptabilidade para mostrar aos seus filhos, a trajetória da princesa Mulan serve de exemplo. Lançado em 1998, o filme "Mulan" conta a história de uma jovem chinesa extremamente determinada, que decide se disfarçar para entrar no exército e proteger seu pai e sua família da guerra.  

Ao longo da jornada, ela não mede esforços para se tornar uma grande guerreira e encontrar o seu lugar no mundo. Com treinamento e persistência, Mulan derrota o inimigo e prova sua grandeza. No final, ela é recompensada pelos sacrifícios e encontra o amor verdadeiro quando menos espera. 

A força de Mulan pode ser um combustível para quem também está lidando com problemas financeiros. Imprevistos acontecem sempre mas, quanto mais você se prepara para lidar com eles, menos assustadores eles se tornam. Para lidar com instabilidades financeiras sem sustos você pode montar uma reserva de emergência e aplicar um método de organização financeira para cuidar melhor do seu dinheiro.  

Leia também: Como economizar dinheiro: um guia para começar

4. Busque referências

É fácil cair em ciladas financeiras quando não se presta atenção aos detalhes ou quando se confia demais em uma única fonte de informação. Branca de Neve, a primeira princesa da Disney, cujo filme foi lançado em 1937, se tornou vítima de um golpe baixo arquitetado pela Rainha Má, que desejava matá-la por pura vaidade. 

Por isso, antes de fechar qualquer negócio (ou acreditar em uma dica financeira oferecida por um estranho) tenha cautela, busque referências e pesquise muito. Você também pode conversar com pessoas que já viveram uma situação parecida com a sua para estabelecer um comparativo e tomar uma decisão. Caso tivesse prestado atenção aos sinais, Branca de Neve não teria caído em nenhuma das três tentativas da Rainha Má de acabar com ela.

5. Não tenha medo de seguir uma boa ideia

O filme "Moana", lançado em 2016, conta a história de uma princesa que vive em uma ilha na Polinésia, cercada pela natureza e por tradições. Um dia, mesmo sendo impedida de conhecer o mundo que existe para além da ilha, Moana decide realizar seu sonho e embarca em uma aventura em busca do semideus Maui para quebrar a maldição que está destruindo sua família.

A história dessa princesa da Disney pode ser inspiração para a trajetória de inúmeros empreendedores, que têm o sonho de viver do próprio negócio, mas sentem medo de arriscar. Ao longo da narrativa, Moana enfrenta seus medos, faz novos amigos e acredita naquilo que o universo tem para lhe oferecer. 

A jovem também busca ajuda e aprende a dividir o peso da responsabilidade sempre que as coisas ficam difíceis demais – uma lição valiosa para jovens que estão no início da carreira. Em mais de um momento, ela leva em consideração os ensinamentos passados por sua avó para seguir adiante e recebe a ajuda dos amigos para concluir a jornada.

A lição deixada pelo filme é de que sempre vale a pena lutar pelo que se acredita e que os sonhos podem se realizar com organização, planejamento e cooperação. Se você tem uma boa ideia e quer vê-la fora do papel, trace um plano de negócio e procure por pessoas que podem te ajudar a realizar esse sonho.

Leia mais:

6 personagens da Disney com as melhores lições sobre dinheiro, carreira e empreendedorismo

Corrida de rua: como participar dos principais eventos ao redor do mundo?

5 séries que ensinam lições valiosas sobre dinheiro (mas que não têm nada a ver com finanças)

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.