Pular navegação

Como ganhar dinheiro em 2023? Os mitos e as verdades sobre o que te contam por aí

Não faltam ideias na internet sobre como ganhar dinheiro. Nem todas são tão simples assim para o curto prazo, mas muitas valem o teste.

Ilustração com fundo cinza mostra um porquinho amarelo ao centro.

Vender roupas nunca usadas, fazer cliente oculto, responder a pesquisas na internet, criar conteúdo, vender aulas e cursos. É só fazer uma pesquisa rápida na internet sobre como ganhar dinheiro para ver essas e outras ideias listadas como se fossem fórmulas certas para todo mundo. 

Mas será que são mesmo? Veja, abaixo, se é possível ganhar dinheiro no curto prazo e os mitos e as verdades das principais ideias que te contam por aí. 

Neste texto, você vai saber: 

  • Dá para ganhar dinheiro no curto prazo?
  • Como ganhar dinheiro em 2023? Os mitos e as verdades das principais ideias
  • Como criar um planejamento para ganhar dinheiro em 2023?

Dá para ganhar dinheiro no curto prazo?

A resposta não é tão direta assim, mas tende muito mais para o "não" do que para o "sim", segundo Patricia Palomo, planejadora financeira da Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro). 

"Gerar patrimônio e ganhar dinheiro é uma construção contínua de hábitos. É um caminho da consistência mais do que da velocidade. As pessoas precisam de um plano", afirma.  

Ela explica que, no curto prazo, ao longo de 2023, por exemplo, é possível começar uma trajetória para ganhar dinheiro de várias formas, mas os resultados podem demorar para chegar. 

"Você pode ter um trabalho adicional, criar algo interessante, seja conteúdo ou produto, só não acho que isso vai render muito dinheiro. O tamanho desse ganho vai depender do seu planejamento e da diferenciação do que você está oferecendo."

Patricia Palomo

Para Ângela Tosatto, planejadora financeira e analista de investimentos do Nubank, um ano é um prazo curto demais para desenvolver qualquer atividade e ainda ter resultados. "O foco não deve ser em enriquecer no curto prazo, mas na construção de riqueza no longo prazo", diz.

Como ganhar dinheiro em 2023? Os mitos e as verdades

Então, nem adianta colocar "ganhar mais dinheiro" na lista das metas para 2023? Também não é bem assim. É possível encontrar atividades para levantar alguma renda pontual, com planejamento e pé no chão. Veja, abaixo, os mitos e as verdades das principais ideias. 

Vender o que não usa  

É só dar uma olhada em casa para perceber a quantidade de objetos, utensílios e roupas paradas e, às vezes, nunca usados. Por que não fazer aquela limpa e ainda tentar ganhar dinheiro com isso?

  • Verdade: é possível fazer sem desembolsar recursos financeiros, mas essa atividade exige uma boa apresentação do produto. É necessário tempo para fazer as fotos, as descrições dos produtos e postar nas redes sociais ou em algum site específico. 
  • Mito: o retorno pode não acontecer rápido e nem ser tão grande assim. "Quantas peças você precisa vender para levantar um bom dinheiro? Às vezes nem dá para vender tudo ou demora muito", avalia Ângela Tosatto. 

"Gosto da ideia de se desfazer de excessos. Isso é bom até para a economia e sociedade como um todo, mas a pessoa não pode depender apenas disso para ganhar dinheiro, porque pode se frustrar." 

Patricia Palomo

Ponto de atenção: cuidado com golpes! Certifique-se de que a pessoa interessada no seu produto pague o valor integral antes do envio. Se for encontrá-la pessoalmente, marque em locais públicos. 

Fazer cliente oculto

Cliente oculto é uma atividade em que uma pessoa vai até uma loja física ou visita um site para avaliar a experiência de uma marca, sem que o estabelecimento saiba. Depois da visita, a pessoa preenche uma espécie de relatório e é remunerada por isso. 

  • Verdade: a atividade é legítima e já existem empresas no Brasil que aceitam o cadastro de pessoas para serem clientes ocultos.  
  • Mito: esse mercado ainda não é consolidado no Brasil. Por isso, não espere ganhar muito dinheiro em pouco tempo. Faça as contas do custo versus o benefício, porque o tempo e o gasto com deslocamento até a loja podem não compensar o valor a receber. 

"As pessoas fazem muito dinheiro com cliente oculto no Canadá e nos Estados Unidos, mas no Brasil essa realidade não existe ainda. Uma vez pediram para o meu marido ir a uma loja, tentar fazer uma compra, para fazer uma avaliação por R$ 50. Claro que vai depender da realidade financeira das pessoas, mas viver disso é inviável", afirma Ângela Tosatto. 

Ponto de atenção: antes de fazer seu cadastro em sites de cliente oculto, pesquise na internet para saber se existem reclamações sobre essa empresa. 

Responder a pesquisas e participar de grupos de teste

Existem sites que remuneram pessoas para responder a pesquisas, e empresas que pagam para quem participar de grupos de testes de produtos, por exemplo. 

  • Verdade: sim, para quem tem tempo, a ideia é válida.
  • Mito: assim como no cliente oculto, esse mercado ainda não é maduro no Brasil e a remuneração nem sempre vale o tempo. Além disso, não é fácil encontrar esse tipo de oportunidade. 

"Essa alternativa paga o seu tempo? Tem um conceito que é o custo de oportunidade, que é qual oportunidade que você está perdendo quando está fazendo outra coisa. É preciso avaliar isso." 

Patricia Palomo

Ponto de atenção: o mesmo do cliente oculto. Cuidado com golpes com sites falsos que só querem pegar os seus dados.

Vender doces e comida

Vender brigadeiro, marmita e outras comidinhas está no topo da lista de ideias para ganhar dinheiro, mas será que ela é para todo mundo? 

  • Verdade: para quem tem habilidade e consegue criar algo diferente para chamar a atenção, esta ideia pode ser uma boa estratégia para ganhar dinheiro. 
  • Mito: essa atividade não tem nada de simples e nem rápida. Além disso, ela precisa de investimento inicial para acontecer, tempo de preparo e exige o mínimo de conhecimento dos potenciais clientes – será que as pessoas do condomínio ou do trabalho vão querer comprar mesmo? 

Ponto de atenção: o preço de venda deve considerar não apenas os custos da matéria-prima, mas também do gás, da luz, do seu tempo e habilidade. 

"Se entrar de cabeça sem programação e sem fazer um estudo mínimo de custo e benefício, vai sair no zero a zero e até perder dinheiro. Coloque tudo no papel", afirma Patricia. 

Veja aqui como precificar produtos e serviços

Criar conteúdo na internet

Os influenciadores digitais criaram um mercado que deve movimentar US$ 16,4 bilhões em 2022, segundo dados do Influencer Marketing Hub. E tem gente que busca ganhar uma fatia desse valor. Por isso, criar conteúdo na internet sempre aparece nas listas de ideias para ganhar dinheiro.

  • Verdade: sim, esse mercado é um dos mais democráticos que existem. Basta um celular na mão, um perfil em alguma rede social e ideias para começar a criar conteúdo. 
  • Mito: mas não é todo mundo que tem interesse em ouvir o que você tem a dizer. Criar conteúdo na internet e ganhar dinheiro com isso exige tempo, criatividade e também investimento inicial com, pelo menos, um bom celular. Esse mercado é muito baseado em reputação e confiança – duas características que levam tempo para serem construídas. 

"Um ano é pouco tempo para criar reputação e conseguir se destacar, mas talvez seja suficiente para você se posicionar e começar esse crescimento de reputação. É um caminho viável desde que a pessoa se dedique e também se planeje financeiramente, porque é um investimento", considera Patricia Palomo.

Ponto de atenção: não caia na ilusão de que é possível viralizar e se tornar um influenciador cheio de parcerias do dia para a noite. Existem muitos profissionais já consolidados nas redes que vendem cursos com essa promessa. Cuidado!

Vender conhecimento e cursos 

Criar um curso digital ou até presencial também é vendido como uma ideia para ganhar dinheiro para aqueles que têm algum conhecimento específico, como em alguma língua ou uma área. 

  • Verdade: quanto maior a demanda por um tipo de conhecimento e mais específico ele é, melhor para quem é especialista nele. Por exemplo: empresas de tecnologia estão sempre em busca de programadores. Quem é expert nesse mercado, tem seu passe valorizado e pode ganhar dinheiro vendendo esse conhecimento.
  • Mito: mas, de novo, isso não é tão simples quanto parece. Criar um curso, seja presencial ou digital, requer tempo para desenvolver metodologia e materiais. No presencial, é preciso dinheiro para alugar algum espaço. Já no digital, os recursos são para gravação e publicidade. 

Ponto de atenção: quanto mais amplo o conhecimento e menor a busca por ele, mais difícil é se destacar, principalmente no mercado digital. Por isso, encontre algum ponto que diferencie o seu conhecimento dos demais. 

Revender produtos de terceiros

O mercado de cosméticos é o mais conhecido, mas não é o único que representa os revendedores do país. Hoje, é possível revender roupas, utensílios de cozinha e até brinquedos. 

  • Verdade: esse mercado é antigo, acessível e normalmente não requer um grande investimento inicial, se não houver necessidade de comprar o produto antes de vender.
  • Mito: revender produtos de terceiros requer tempo para encontrar clientes e, principalmente, aqueles que compram mais de uma vez. 

Ponto de atenção: se precisar comprar os produtos antes de vender, cuidado. É preciso fazer um planejamento financeiro e já ter uma carteira de clientes para não acabar com estoque parado.

"Precisa ter habilidades de vendas e programar estoque. Tem que ter meta para não perder o foco e amortizar o investimento. Acho difícil que as pessoas comecem sem programação e objetivo", diz Patricia.

Cuidar de pets

Receber cachorros, gatos e outros pets em casa, cuidar deles na casa dos tutores ou levá-los para passear é cada vez mais comum no país. 

  • Verdade: essa atividade pode ser encontrada facilmente na internet, basta ter tempo e amar os bichinhos.
  • Mito: para se destacar, é necessário pegar vários serviços. É que as plataformas desse mercado pontuam os cuidadores. Quanto mais pontos você conseguir dos clientes, mais pessoas vão escolher você. Por isso, esse mercado exige tempo e não espere ganhar muito no curto prazo.

Pontos de atenção: se você tem medo ou não gosta de pets, é melhor nem se arriscar. Para quem gosta, cuidar dos bichinhos de outras pessoas exige paciência e muito cuidado.

Seguir uma carreira paralela

O plano B é alternativa para quem quer ganhar dinheiro extra trabalhando em algo diferente da profissão ou emprego atual. 

  • Verdade: com planejamento, é possível começar do zero para seguir uma carreira diferente e ganhar algum dinheiro no caminho. 
  • Mito: as chances desse dinheiro entrar no curto prazo são bem pequenas. Construir uma carreira leva muito tempo de estudo e, sem experiência, não tem como ganhar muito nos primeiros trabalhos.  

"Por isso, busque desenvolver uma profissão em áreas com muita demanda. O dinheiro vai ser a consequência do processo."

Ângela Tosatto

Ponto de atenção: cuidado para que o tempo dedicado a aprender essa nova profissão não faça a atual ficar de lado a ponto de prejudicar o seu desempenho no trabalho. Organize a agenda para se manter competitivo agora e criar oportunidades no futuro.  

Como ganhar dinheiro em 2023? O que considerar antes de começar

Não importa a ideia para criar mais renda, ela vai exigir algum investimento. "Não existe nada que parte do zero. Sempre vai ter algum investimento inicial, ainda que seja o seu tempo. E ele precisa estar na conta, porque é escasso e não volta", afirma Patricia Palomo.  

Por isso, antes de sair por aí testando todas as ideias possíveis, faça um planejamento, considerando alguns pontos.  

Objetivo 

Pergunte para alguém se ela quer ter mais dinheiro. Dificilmente a resposta será "não". Contudo, quem pensa em ganhar mais precisa colocar no planejamento o motivo para investir tempo e, muitas vezes, recursos em atividades extras, e também quanto pretende receber ao longo do ano. 

Definir esses marcos ajuda a manter o foco e a criar alternativas caso algo dê errado no meio do caminho.

Tempo

Muitas vezes deixado de lado, o tempo é o principal elemento dessa conta. A estratégia para ganhar dinheiro de uma pessoa que trabalha seis horas por dia ou está desempregada é bem diferente do plano de uma pessoa que trabalha 10, 12 horas por dia ou até mais. 

Avalie se realmente vale a pena ter menos tempo de descanso ou de estudo em troca de um dinheiro a mais. A realidade financeira, estilo de vida e objetivos precisam entrar nessa avaliação. 

Dinheiro 

Ganhar dinheiro começando com zero reais. Quem nunca ouviu essa promessa? Raramente ela é verdadeira. Muitas ideias de como ganhar dinheiro exigem algum investimento inicial, ainda que mínimo. E é preciso considerar isso na conta.  

"O primeiro passo para fazer dinheiro é não perder dinheiro. Ou seja, você precisa entender até que ponto pode perder, qual é o limite. A ideia é fazer controle de danos e gestão de risco", afirma Patricia Palomo. 

Habilidade

As chances de ter resultados mais eficazes numa atividade que você já conhece e sabe como fazer são maiores. Leve em conta as suas habilidades na hora de decidir qual ideia vai colocar em prática. 

"Se você faz um brigadeiro incrível, ótimo. Pense em como escalar isso. Agora, se é algo que não tem tanta diferenciação, dificilmente vai conseguir crescer e ganhar dinheiro. Às vezes não é o produto, mas o nicho. Por exemplo: por que não um brigadeiro vegano? Foca no nicho e no que você tem talento", afirma a especialista da Planejar. 

Leia também

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada das suas contas?

Economia compartilhada: como ela ajuda quem está em busca de uma renda extra?

Como ganhar dinheiro na internet?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.