Pular navegação

Como ganhar dinheiro na internet: respostas sinceras para quem quer começar

Embora existam muitas listas por aí com opções para quem quer gerar renda online, colocar isso em prática nem sempre é tão simples quanto prometem. Entenda como avaliar uma oportunidade – ou se livrar de um golpe.

Como ganhar dinheiro na internet: fotografia de cima mostra o teclado de um notebook, um bloco de papel branco ao lado, duas canetas e um fone de ouvido sobre uma mesa branca. Créditos da imagem: Maya Maceka

Com o desemprego atingindo 14,4 milhões de brasileiros no 2º trimestre de 2021, muita gente quer saber como ganhar dinheiro na internet. Afinal, basta ter acesso à rede mundial de computadores para encontrar uma infinidade de trabalhos que podem gerar algum tipo de renda, certo?

Hum, não é bem assim. Embora existam listas e mais listas por aí com diversas opções para quem quer fazer algum dinheiro na internet, colocar isso em prática nem sempre é tão simples quanto prometem.

Por isso, antes de se aventurar em alguma dessas opções, é necessário ponderar alguns fatores para saber se esse é, de fato, um caminho rentável – ou se é melhor pensar em algum outro plano.

Abaixo, confira respostas honestas para quem quer entender como ganhar dinheiro na internet.

Como ganhar dinheiro na internet: existem mesmo formas de fazer isso?

Ganhar dinheiro na internet é, sim, possível. Se você fizer uma rápida pesquisa, por exemplo, vai encontrar exemplos de pessoas que aumentaram a renda fazendo algum trabalho do tipo. Mas isso não significa que, se alguns conseguiram, todo mundo consegue. 

Primeiro, é importante lembrar que, em 2019, quase 40 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a renda média por pessoa nas casas sem acesso à internet era menos da metade das que tinham acesso. 

Além disso, das pessoas conectadas, 98,6% acessavam a rede por meio do celular – e apenas 46,2% o faziam pelo computador, uma das principais ferramentas para quem trabalha na internet.

Ou seja: ganhar dinheiro na internet é possível, mas nem todo mundo consegue porque milhões de brasileiros não têm acesso à rede. 

Outro fator importante é que, assim como qualquer outra atividade, aquelas desempenhadas na internet também exigem habilidades específicas – e, se você não as têm, vai ser necessário desenvolvê-las.

Isso não significa, entretanto, que você não deve buscar maneiras de ganhar dinheiro na internet. Este pode ser um caminho para te ajudar a gerar alguma renda, mas é preciso considerar que não é tão simples quanto prometem ser.

Como vender pela internet: imagem de uma carteira de onde sai uma nota de 100 reais. a nota vai voando em direção a um planeta.

Quais são as possibilidades para quem quer ganhar dinheiro na internet?

Existem diversas listas com dezenas de opções para quem quer ganhar dinheiro na internet, mas algumas possibilidades se repetem em muitas delas. Veja abaixo:

1. Criar um canal no Youtube

Uma das possibilidades para ganhar dinheiro na internet é criar um canal no YouTube. A promessa é que basta abrir um canal e começar a postar vídeos por lá para fazer uma renda com as propagandas exibidas.

Mas a realidade não é tão simples assim. Além de ser bastante trabalhoso fazer vídeos com boa qualidade, a remuneração do YouTube não é tão alta – e, para ganhar um bom dinheiro, é necessário ter milhares de visualizações.

Funciona assim: a plataforma remunera quem coloca propagandas em seus vídeos de acordo com CPM (custo por mil visualizações) e alguns outros fatores de qualidade do consumo e do público.

Certa vez, uma youtuber divulgou que um vídeo com 100 mil visualizações pode render entre US$ 500 e US$ 1.000, mas chegar nesse grau de popularidade é muito difícil.

Antes de começar, é importante ter em mente que esse é um investimento de longo prazo. Afinal, a não ser que você faça um vídeo logo no início que viralize e gere milhões de visualizações, pode demorar um bom tempo até o canal ganhar tração e gerar dinheiro.

Se você quiser saber como começar um canal, o próprio YouTube oferece diversos conteúdos gratuitos sobre isso – do básico ao avançado. Confira.

2. Fazer tradução de textos

Outra opção para ganhar dinheiro na internet é fazer tradução de textos. O raciocínio é simples: quem fala outro idioma pode traduzir conteúdos e fazer uma renda com isso.

O que não contam é que, para fazer uma boa tradução, não basta só falar bem a língua. Além de ter um domínio proficiente do idioma, é importante lembrar que essa é uma tarefa técnica e complexa, com profissionais qualificados no mercado.

Caso você seja fluente no idioma e entenda bem de gramática, fazer traduções pode ser uma forma de ganhar dinheiro na internet. Mas vale fazer uma auto análise sincera para saber se você vai conseguir entregar um resultado realmente bom com seu nível de proficiência.

3. Testar aplicativos e sites

Existem plataformas que pagam para que pessoas testem sites e apps. Geralmente, essas plataformas trabalham com empresas, que selecionam perfis de consumidores que se encaixam com seu público e exigem um número mínimo de horas de uso.

Mas existe um porém: muitas plataformas funcionam por meio de lista de espera. Sim, o número de gente disponível para testar é tão alto que eles cadastram novos interessados sem promessa de quando terão trabalho. 

Isso significa que você até pode conseguir ganhar dinheiro na internet com testes, mas não dá para contar com essa renda todo mês nem prever quando o próximo trabalho vai entrar.  

4. Ter uma loja virtual

Com o boom do comércio virtual durante a pandemia, ter uma loja online virou promessa de ganhar dinheiro fácil na internet. Basta criar uma loja usando uma plataforma com modelos prontos e esperar a grana entrar. 

Só que a realidade é bem mais complexa e trabalhosa. Apesar das plataformas digitais (ou marketplaces) serem soluções práticas e cada vez mais populares para quem quer começar um negócio, é necessário ter um bom planejamento para não acabar no prejuízo. 

Afinal, você precisa decidir o que e por quanto vai vender, como e onde vai armazenar esses produtos, como será a logística de entrega, qual será o investimento inicial, entre outras questões essenciais.

"E como saber se é para mim?"

Ter uma loja virtual pode ser tão trabalhoso quanto ter uma loja física. Se você for empreender sozinho, por exemplo, vai ter de cuidar de todas as áreas do negócio: compras, financeiro, atendimento ao cliente, marketing, entrega… 

Reflita sobre isso e veja se você está preparado para começar um negócio desse tipo. Se a resposta for sim, estes conteúdos podem ajudar:

marketplace: imagem de um mini carrinho de supermercado cheio de sacolas dentro com um notebook ao fundo com uma loja online na tela e sacolas de compra em tamanho real atrás do notebook ilustrando compras em um marketplace online

5. Dar aulas online

Uma dica comum para quem quer ganhar dinheiro na internet é ensinar suas habilidades online: criar um curso em uma plataforma digital, divulgar e esperar que os alunos venham.

Mas essa possibilidade foi tão difundida que, hoje em dia, é possível encontrar diversos cursos online sobre os mais variados assuntos. Por isso, é importante entender o que você vai oferecer de diferente para atrair alunos. 

Além disso, vale lembrar outro ponto: para ensinar alguns temas é preciso ter qualificação. Dividir uma habilidade que você possua pode ser válido, mas você não pode dar aulas de "medicina", por exemplo.

6. Participar de um programa de afiliados

Em um programa de afiliados, a pessoa divulga produtos ou serviços e ganha uma comissão sobre o valor que as pessoas gastarem por meio do link enviado. 

Por exemplo, você divulga o link de uma loja de celulares e ganha uma porcentagem de todas as compras que seus amigos ou conhecidos fizerem por meio dele.

O primeiro passo é se cadastrar em plataformas de programas de afiliados. Lá, você terá acesso a listas de produtos e serviços que as empresas querem divulgar.

Cada um deles terá um link especialmente gerado para você – e é esse link, que contém uma identificação, que deve ser divulgado nas suas redes sociais, no seu blog, enviado para amigos etc. Cada compra efetuada através do seu link exclusivo gera uma comissão. 

E funciona para quase todo mundo. O tempo e dedicação não precisam ser muito elevados e nem é preciso investir uma quantia inicial. Mas é importante considerar que não dá para esperar grandes montantes se você não tiver muitos seguidores/acessos. Afinal, quanto mais pessoas comprarem através do seu link, mais dinheiro você ganha.

Entenda mais sobre afiliados e conheça algumas plataformas populares

7. Trabalhar como redator freelancer

Uma possibilidade para ganhar dinheiro na internet é escrever textos para empresas. Afinal, muitas companhias precisam de conteúdos, sejam eles para seus sites, materiais internos ou mídias sociais.

Existem até plataformas que conectam freelancers a negócios em busca de redatores. No entanto, vale lembrar: existem também muitos profissionais de comunicação no mercado.

Isso significa que essa opção pode funcionar para quem realmente gosta de escrever e consegue fazer textos de qualidade e com agilidade. Caso contrário, é melhor buscar outra opção.

8. Vender roupas e objetos usados na internet

A última dica para ganhar dinheiro na internet é colocar roupas, mobília e objetos usados à venda online. Afinal, as chances são grandes de você ou sua família terem algum objeto em casa que possa ser vendido e existem plataformas que facilitam esse comércio online.

Mas tenha em mente que muitas dessas plataformas digitais ficam com uma porcentagem das vendas. Em algumas, por exemplo, o vendedor tem que pagar uma comissão que pode chegar a 25% do valor do produto, mais taxas fixas por item vendido.

Mesmo quando o serviço é gratuito, é preciso arranjar um jeito de se destacar na multidão. São milhões de anunciantes em cada canal, todos competindo pela atenção dos clientes e pelo melhor custo-benefício por produto. Muitas vezes, para conseguir fazer uma venda, será necessário pagar por um anúncio.

Uma opção para fugir dessas taxas é criar uma página nas redes sociais para divulgar seus produtos. Pode ser um pouco mais trabalhoso para encontrar clientes dessa forma, mas 100% do dinheiro das vendas ficará com você.

Vale lembrar, entretanto, que isso pode até funcionar como forma de levantar uma quantia pontual, mas provavelmente não dá para contar com venda de itens pessoais como uma forma fixa de ganhar dinheiro na internet.

Comprar online com segurança: no fundo branco, colagem de uma caixa de papelão da qual sai uma mão com um celular. Na tela do celular, a calculadora. Ao fundo, uma forma geométrica roxa.

Quer ganhar dinheiro na internet? Veja alguns cuidados

Além de entender como ganhar dinheiro na internet, também é importante saber quais cuidados tomar antes de se aventurar por aí. Afinal, pessoas mal intencionadas podem usar essa situação para tirar proveito de você.

1. Desconfie de promessas boas demais para ser verdade

Ganhar dinheiro na internet não é fácil. Por isso, desconfie de qualquer promessa de ganhos exorbitantes com atividades online.

Uma empresa entrou em contato dizendo que você pode fazer muito dinheiro com produtos digitais? Ou você viu um anúncio na internet prometendo um retorno alto em pouco tempo com estratégias de marketing digital? Cuidado!

Podem estar tentando te puxar para um esquema de pirâmide ou te vender um curso caro que não entrega conteúdo algum.

Sempre que for abordado por mensagens desse tipo, pesquise a reputação da empresa na internet e veja o que as pessoas estão falando. Isso pode te evitar muita dor de cabeça.

2. Não clique em links enviados por desconhecidos

Os golpistas estão cada vez mais inteligentes na hora de roubar dados e informações das pessoas. Para isso, podem usar mensagens que combinam perfeitamente com o momento de vida de cada uma – inclusive relacionadas a ganhar dinheiro na internet, se for o caso.

Caso você receba um email ou mensagem pedindo para clicar em um link para descobrir como ganhar dinheiro online, não clique: pode ser golpe. 

Se realmente quiser saber mais, procure pela empresa na internet e veja se a comunicação é real (ou se golpistas estão se passando por ela para roubar seus dados). 

3. Nunca transfira dinheiro para alguém sem ter certeza de que é real

Se alguma pessoa ou empresa entrar em contato oferecendo uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro na internet e, em troca, pedindo um pequeno pagamento adiantado, não transfira até ter certeza de que a proposta é verdadeira. Podem estar tentando te roubar!

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.