Pular navegação

6 personagens da Disney com as melhores lições sobre dinheiro, carreira e empreendedorismo

Do clássico Tio Patinhas às figuras mais modernas. Existem personagens da Disney que podem ensinar o que fazer (e o que não fazer) com o seu dinheiro, no seu trabalho e no seu negócio, mesmo quando esses assuntos não são falados de forma direta.

A cena é clássica na história do cinema e na memória de muitas famílias: um pato abre um grande cofre e mergulha entre as milhares de moedas de ouro guardadas ali. Mesmo quem não conhece a história por trás da cena, reconhece o Tio Patinhas. Ele é um dos muitos personagens da Disney que ensinam lições sobre dinheiro, mesmo sem falar sobre ele de forma direta. 

Das animações clássicas às histórias mais modernas, os personagens da Disney também podem trazer lições sobre comportamentos que influenciam a forma como lidamos com o trabalho e com o próprio negócio. Mas nem tudo é um conto de fadas nesse universo: muitas histórias também revelam o que não fazer quando o assunto é dinheiro.  

Abaixo, conheça 6 personagens da Disney que ensinam sobre dinheiro, empreendedorismo e comportamento no trabalho.  

1. Tio Patinhas

Um dos personagens da Disney mais antigos da animação, o Tio Patinhas é o tio rico do Pato Donald. A criação de Carl Barks apareceu pela primeira vez em 1944 e está na segunda posição da lista da Forbes dos personagens da ficção mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 65,4 bilhões. O personagem começou a construir seu patrimônio após encontrar uma pedra valiosa.

Guardar dinheiro para ter um futuro mais tranquilo faz parte de um bom planejamento financeiro e, nesse sentido, o Tio Patinhas é um grande exemplo. Por outro lado, na história desse personagem da Disney, ele aproveita muito pouco a vida e evita gastar, mesmo tendo bilhões no seu cofre. Na vida real, o indicado é que o seu planejamento te ajude a ter um futuro tranquilo, mas também a realizar sonhos e a viver o presente. 

Outra lição que é possível tirar da história desse personagem da Disney é a forma como é possível guardar dinheiro. No desenho, toda a fortuna do Tio Patinhas está dentro de um cofre. Na vida real, esta não é a melhor opção. No mundo financeiro, há diversas modalidades de investimentos que podem fazer o dinheiro render, que são muito mais seguras do que um cofre e que atendem a diferentes perfis de pessoas. 

Quer saber mais sobre investimentos? Entenda aqui as principais modalidades 

2. Tiana 

A primeira princesa negra da Disney tem muitas lições sobre planejamento a ensinar. Ela é a protagonista do filme "A Princesa e o Sapo", lançado em 2009. Na história, Tiana é uma garçonete que sonha em abrir o próprio restaurante. Para tirar esse objetivo do papel, a personagem da Disney tem um plano de ação claro: juntar o máximo de dinheiro possível. Para isso, ela aceita diversos trabalhos. E em um deles, o destino dela dá uma virada. 

Uma das lições dessa personagem é que ela tem uma meta clara e trabalha para fazer isso acontecer: abrir um restaurante num lugar específico. Mas ela também cria um plano de ação, que é usar os talentos que possui em diversos trabalhos para conseguir juntar o dinheiro de que precisa. 

Ter um objetivo claro, saber quanto ele vai custar, e desenhar um planejamento para tirá-lo do papel é um dos primeiros passos de qualquer planejamento financeiro. 

Quer saber como desenhar uma meta alcançável? Leia aqui 

3. Cruella De Vil 

O filme "Cruella", de 2021, mostra as raízes de uma das vilãs mais clássicas da Disney, Cruella De Vil, dos "101 Dálmatas". Na história, que se passa nos anos 1970, Estella é uma jovem talentosa que quer fazer o próprio nome na indústria da moda. Ela consegue chamar a atenção da Baronesa Von Hellman, uma estilista de sucesso. Ao trabalhar para ela, Estella não vê seu talento reconhecido e não se sente valorizada. Por isso, ela prepara uma vingança contra a estilista. 

Sem dar spoilers, o fim dessa história é conhecido: Estella se torna Cruella. Apesar disso, há lições que a personagem pode ensinar. Uma delas é que somente o talento não é suficiente para chegar lá. É preciso estratégia, contatos, aprendizado contínuo e até uma pitada de paciência – habilidade que a personagem não aprendeu a desenvolver. 

Antes de largar o seu emprego dos sonhos por sentir que a gestão não valoriza o seu trabalho, tente encontrar formas de levar esse assunto à pessoa que te lidera diretamente. Caso não tenha abertura para falar sobre isso, busque outras áreas dentro da mesma empresa onde você pode experimentar um senso de realização maior. Se sair for realmente inevitável, trace um plano antes de jogar tudo para o alto. E, claro: não se vingue de ninguém porque isso pode te fechar portas no futuro.

Entrevista de emprego: tudo o que você precisa saber

4. Tony Stark 

O personagem da Marvel, dos estúdios Disney, está na 10ª posição na lista das figuras da ficção mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 12,4 bilhões. Apesar de ser um personagem clássico das histórias em quadrinhos, Tony Stark ficou conhecido do grande público quando a Marvel lançou os filmes “Homem de Ferro” 1 e 2, em 2008 e 2010, respectivamente, dando início à saga "Os Vingadores".

Na história, Tony Stark herdou grande parte da fortuna que tem. Contudo, ele conseguiu aumentar ainda mais o próprio patrimônio ao investir em tecnologia de energia sustentável, mudando, assim, o rumo dos negócios do pai, que fez dinheiro com a indústria armamentista. 

A lição dessa história é que os seus planos podem mudar no meio do caminho, mesmo que eles pareçam estar dando certo. Reveja o seu planejamento financeiro de tempos em tempos para entender se ele faz sentido para as suas metas e valores atuais. Para fazer isso, vale prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor, conhecer novas oportunidades de investimentos e aprender novas habilidades. 

Ah, se você receber uma herança como Tony recebeu, lembre-se de fazer um inventário logo para partilhar os bens e pagar os impostos para não ficar devendo nada ao fisco.

5. Mirabel (alerta de spoiler!)

O filme "Encanto" é um dos maiores sucessos recentes da Disney. A animação, lançada em 2021, conta a história dos Madrigal, uma família mágica que vive nas montanhas da Colômbia, num lugar chamado Encanto. Todas as pessoas dessa família tem um dom, como uma superforça, o poder de cura, de entender os animais – exceto Mirabel, uma das crianças da família. 

Na história, Mirabel tenta entender os motivos pelos quais ela não recebeu um dom extraordinário. Quando ela descobre que a magia que cerca Encanto está em perigo, ela também percebe que pode ser a única a salvar sua família e os poderes dela. 

E o que isso tem a ver com finanças, carreira ou empreendedorismo? Para resolver o problema, Mirabel compreende que precisa envolver toda a família de alguma forma na resolução. Essa personagem da Disney ensina que você não precisa ter poderes mágicos ou dons excepcionais para resolver um problema, seja no seu trabalho, na sua empresa ou no seu planejamento. 

Outra lição indireta é sobre o cuidado com o patrimônio. Ao longo da história, a casa da família vai sendo destruída –afinal, era a magia que a mantinha de pé. Se a família Madrigal tivesse um seguro de casa ou uma reserva de emergência, não teria tanta dor de cabeça para reconstruí-la.  

6. Carl Fredricksen

O nome você pode até não lembrar, mas Carl Fredricksen é o protagonista do filme "Up: Altas Aventuras", um dos sucessos da Disney, lançado em 2009. O filme começa contando a história de Carl e sua esposa, Ellie, desde a infância até a velhice. Um dos sonhos do casal, desde o casamento, é viajar para a América do Sul. Quando Ellie morre, Carl já está com 78 anos e se vê pressionado a vender a casa onde viveu grandes memórias com sua esposa. 

Com receio de perder a casa (e as memórias), e com o objetivo de realizar a viagem dos sonhos de Ellie, Carl consegue fazer a própria casa levantar voo com balões, mas várias situações se colocam no caminho dele. 

Na história, tanto Carl como Ellie juntavam dinheiro para realizar a viagem dos sonhos. Contudo, as emergências no meio do caminho faziam com que eles gastassem as economias reservadas. A primeira lição colocada pelo filme é que é importante ter uma reserva de emergência, justamente para não comprometer os valores guardados para as metas. 

Saiba aqui como montar uma reserva de emergência e onde guardar esse dinheiro 

Outra lição ensinada pelo personagem da Disney é não deixar um sonho de lado por causa de imprevistos. Mesmo diante de tantas emergências, Carl saiu do isolamento em que estava para fazer a viagem que tanto queria. 

Leia também 

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas

Conselhos de Leandro Karnal para realizar sonhos de consumo sem culpa e sem prejudicar o orçamento

Finanças para os pequenos: 5 formas de falar sobre dinheiro sem ser chato em atividades e passeios com as crianças

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.