Pular navegação

O que são juros remuneratórios?

Juros remuneratórios ou compensatórios estão ligados a operações de crédito e aparecem em várias situações que envolvem empréstimos. Entenda mais sobre ele.

Juros remuneratórios: dois blocos, um na cor branca e um na cor roxa, sendo que o bloco da direita é maior em referência aos juros remuneratórios

Existem diversos tipos de juros no mercado – e eles são calculados de formas diferentes e se aplicam, cada um, a uma situação específica. Dentre eles, existem os juros remuneratórios e juros moratórios – que costumam aparecer bastante em contratos de empréstimo. 

Mas, o que são exatamente os juros remuneratórios? E os juros moratórios?

Juros remuneratórios – o que são? 

Os juros remuneratórios, também chamados no mercado de juros compensatórios, são (como o nome diz) justamente a remuneração pelo empréstimo: o quanto quem emprestou, seja uma pessoa ou instituição, recebe como compensação. 

Eles se  se aplicam em uma operação de empréstimo, crédito ou financiamento – quando um valor é emprestado a alguém por determinado período. 

Qual o valor dos juros remuneratórios? 

Todo o mês, o Banco Central divulga uma taxa média de mercado que deve ser seguida pelos bancos e instituições na cobrança dos juros remuneratórios. Quando a taxa cobrada for acima dessa taxa média, eles são considerados abusivos.

Os juros remuneratórios cobrados pelas instituições são definidos no momento da contratação do empréstimo ou operação de crédito em questão – ou seja: são juros estabelecidos em contrato e que devem ser aceitos pelo cliente.

É importante dizer que no caso desse tipo de juros, não se aplica a Lei de Usura, que estabelece que não podem ser cobrados juros acima de 12% ao ano por serem considerados abusivos. Eles podem, portanto, ser superiores a 15% ao ano, mas não maiores do que a taxa média do mês em que o contrato foi firmado. 

Juros moratórios ou juros de mora

Também são cobrados juros, como se sabe comumente, por atraso nos pagamentos – sejam boletos, parcelas de empréstimo ou financiamento ou a fatura de um cartão de crédito. Esses juros são os chamados juros moratórios ou juros de mora e são diferentes dos juros remuneratórios.

Os juros de mora são cobrados sobre o valor em aberto e aumentam conforme o atraso no pagamento – em outras palavras, quanto mais tempo uma conta ficar em aberto depois de seu vencimento, mais a pessoa pagará de juros. Afinal, eles correm por dias em atraso. 

Veja aqui tudo sobre juros de mora.

Em resumo: quem pega um valor emprestado normalmente já sabe o quanto vai pagar de juros remuneratórios. Se atrasar o pagamento das parcelas, pode ser cobrado também por juros moratórios. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.