O sucesso de um negócio depende diretamente das estratégias escolhidas pela gestão. Mas quem disse que isso é tarefa fácil? De acordo com o Sebrae, entre as pequenas e médias empresas, a falta de gestão estratégica é um dos principais motivos de falências.
Nas últimas décadas, uma metodologia começou a ganhar destaque como a queridinha entre as empresas de tecnologia para criar metas e métricas de forma simples e objetiva: os OKRs.
Alguns negócios sabem como fazer isso bem e a maior parte das empresas mais inovadoras do mundo têm algo em comum: a precisão nas metas e o uso da metodologia OKR.
Apesar da criação de OKRs não ser uma das etapas de um plano de negócio, sua aplicação pode ser um diferencial competitivo para o empreendimento.
E o que é OKR?
OKR é uma sigla para o inglês Objective and Key Results – objetivos e resultados-chave em português. É uma metodologia de gestão criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, para traçar os objetivos do negócio e acompanhá-los ao longo do tempo.
O método ganhou fama ao ser adotado pelo Google e ter apoiado o crescimento da empresa de 40 pessoas para mais de 120 mil (número de colaboradores em 2020).
Depois do Google, as startups – empresas inovadoras de base tecnológica – mundo afora têm adotado o método quase como um manual de gestão estratégica de negócio.
Como usar a metodologia OKR?
O primeiro passo para usar a metodologia é diferenciar objetivos de resultados – chamados de key results. Objetivos são qualitativos e servem para alinhar a direção do negócio.
Por exemplo: Dobrar número de clientes
Já os resultados-chave são as metas detalhadas, numéricas e fáceis de entender.
Por exemplo:
KR 1: Aumentar em 50% o número de leads gerados por mídia paga;
KR 2: Trazer 3 mil novos compradores por MGM;
KR 3: Chegar a 30 cidades com mais de 50 mil habitantes.
Os key results (KRs) são a forma como a empresa vai alcançar cada objetivo e é indicado ter de 2 a 5 KRs por objetivo.
De maneira geral, os OKRs são definidos de três em três meses, mas isso não é regra. Há empresas que trabalham com ciclos de seis meses ou até de um ano, subdivididos em etapas menores. A periodicidade precisa estar alinhada com o momento da sua empresa.
Veja a seguir o passo a passo para definir os seus OKRs:
1- Crie metas claras
Liste as metas do seu negócio em um ciclo e escolha a mais importante delas. É fundamental que a meta escolhida seja clara e valiosa para a sua empresa.
Exemplo: "tornar o meu pet shop online o maior em número de clientes".
2- Trace os objetivos
Desdobre essa meta escolhida em outros objetivos que não necessariamente precisam ser mensuráveis. Uma estratégia de escolha é pensar nas dores dos clientes e entender o que te impede de alcançar a meta. Então, os objetivos seriam as maneiras de mudar isso.
Exemplo de objetivos:
Objetivo 1: tornar-se autoridade no mercado;
Objetivo 2: crescer o número de clientes em 40%;
Objetivo 3: ser referência em atendimento;
Objetivo 4: oferecer um diferencial de qualidade nos materiais dos produtos.
3- Liste os resultados-chave
Os resultados, ou KRs, respondem como você vai chegar lá e precisam ser métricas detalhadas. No entanto, cuidado para não criar métricas impossíveis, pouco representativas ou fantasiosas – elas precisam ser desafiadoras, porém coerentes com as projeções de crescimento da empresa.
Lembrando que os KRs precisam ser traçados para o ciclo que você definiu: 3 meses, seis meses ou um ano.
É fundamental revisitar seus OKRs semanalmente ou quinzenalmente em reuniões com a equipe. Isso serve tanto para acompanhar a evolução dos resultados, quanto para ajustes finos. Afinal, no processo, você pode perceber que algumas métricas não fazem tanto sentido e precisam ser modificadas.
Exemplos de key results:
O objetivo 2: "dobrar o número de clientes", pode ser dividido em alguns key results (KRs).
KR 1: Aumentar em 50% o número de leads gerados por mídia paga;
KR 2: Trazer 15 mil novos compradores por MGM;
KR 3: Chegar a 30 cidades com mais de 50 mil habitantes.
Ao fim do ciclo, você irá alcançar (ou não) seus KRs e, mais importante até do que bater as metas é analisar os seus resultados para definir os próximos objetivos e KRs dos ciclos que virão de forma ágil e eficiente.
Quer saber mais sobre OKR? Leia também: Conheça o método do Nubank para traçar objetivos
Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.