Pular navegação

Fundos imobiliários no Nubank: como acessar os ganhos com aluguéis no app?

Quem investe em fundos imobiliários pode receber valores mensais. Veja o passo a passo para monitorar esses ganhos no aplicativo do Nu.

Vista das costas de uma mulher negra sentada de pernas cruzadas, com um celular na mão direita e visualizando sua conta no aplicativo do Nubank, com sua mão esquerda segura uma bolinha de tênis roxa, ao fundo e desfocado um cachorro de pequeno porte sentado no chão olhando para a bolinha.

Os fundos imobiliários são muitas vezes o primeiro passo dos investidores na renda variável. Um dos motivos para essa escolha é o pagamento dos aluguéis, uma renda extra que pode "pingar" com recorrência na conta de quem investe.

Acompanhar e monitorar esses ganhos, porém, nem sempre é uma tarefa simples e transparente. Para facilitar a vida dos investidores, o Nubank criou uma experiência para que clientes que investem pelo aplicativo Nu consigam acompanhar não apenas a valorização (ou desvalorização) dos fundos imobiliários, como também o rendimento recorrente que eles pagam aos investidores. 

Para quem investe, acompanhar de forma simples e transparente o desempenho dos ativos que escolheu é fundamental. 

A mudança está sendo aplicada aos poucos para os nossos clientes. Mantenha seu app atualizado.

O que é um fundo imobiliário?

Fundos imobiliários ou FIIs (sigla usada no mercado) funcionam como outros fundos de investimento: eles reúnem pessoas interessadas em investir e têm gestores responsáveis por controlar e gerenciar onde o dinheiro será aplicado. 

Fundos de investimento são uma modalidade de aplicação financeira coletiva. Ou seja: diversas pessoas podem investir em um mesmo fundo. Todos os valores aplicados em um fundo são administrados por uma gestora e investidos em produtos financeiros, que variam conforme o tipo do fundo e sua proposta. 

Ao aplicar em um fundo, o investidor dá à gestora o poder de investir o seu dinheiro. Em troca, ela repassa os lucros e a rentabilidade desse fundo para você. 

No caso de um fundo imobiliário, os ativos que fazem parte dele são empreendimentos imobiliários, ou aplicações financeiras ligadas ao mercado imobiliário. 

Como ganhar dinheiro com fundos imobiliários?

Ao investir em fundos imobiliários (FIIs), é como se você investisse em vários imóveis ao mesmo tempo. Na prática, você compra uma cota, que é basicamente um pedacinho desse fundo.  

Assim, se esses imóveis são alugados, você também recebe um pedacinho do aluguel cobrado. Esse aluguel é o rendimento do FII.

O fundo imobiliário, assim como qualquer fundo, é dos cotistas – ou seja, de quem investe. Por isso, no caso dos FIIs, a gestora deve distribuir, no mínimo, 95% de todo o aluguel recebido durante o semestre aos cotistas (investidores). 

Essa renda recorrente cai automaticamente na conta da corretora de cada investidor.

No aplicativo do Nubank, você consegue monitorar o histórico de pagamentos dessa renda recorrente e pode, assim, projetar sua renda passiva futura. 

https://www.youtube.com/watch?v=1gYuuPFCqA0

Como acessar os aluguéis de fundos imobiliários no app do Nubank?

Para acessar e acompanhar seus aluguéis no aplicativo Nu, basta seguir o passo a passo: 

  1. Abra o aplicativo do Nubank e selecione a aba de planejamento, que é representado pelo símbolo de cifrão no menu inferior da tela ($); 
  2. Clique em "Investimentos", e depois selecione "Investir";
  3. Selecione "Bolsa de Valores" e escolha "Fundos Imobiliários (FIIs)";
  4. Ao escolher a opção FIIs, já é possível checar a lista de todos os fundos listados na Bolsa de Valores. Nessa mesma tela, você monitora o quanto esse fundo pagou de aluguéis no último mês; 
  5. Selecione um fundo que você tenha interesse. Além de informações como setor, tipo do ativo e o preço atual dele, você também tem a opção "Proventos";

Ao entrar em "Proventos", você consegue acessar as seguintes informações: 

  • Tipo de proventos: o rendimento, no caso de FIIs; 
  • Histórico de proventos pagos: quanto o ativo pagou de proventos nos últimos 12 meses; 
  • Rendimento por cota, se você escolheu um fundo imobiliário;  
  • Frequência do pagamento: se é mensal, trimestral, semestral ou anual; 
  • Último pagamento: quando aquele ativo pagou proventos pela última vez; 
  • Próximo pagamento estimado;
  • Retorno por cota: se você escolheu um FII. Também conhecido como Dividend Yield (DY), esse percentual é resultado da divisão entre o valor que esse fundo pagou de rendimento e o valor atual da cota;    

Com essas informações, o investidor consegue tomar uma melhor decisão de investimentos. Agora, veja como acessar os proventos dos ativos que já estão na sua carteira. 

Como acessar os seus aluguéis no app do Nubank?

Para conseguir acessar os seus proventos, é só seguir este caminho no aplicativo: 

  1. Na tela principal do app Nubank, selecione a aba planejamento, que é identificada com o símbolo do cifrão ($); 
  2. Clique em "Bolsa de Valores";
  3. Nessa tela, você consegue checar todos os ativos que tem na carteira, o valor aplicado e o rendimento. Agora, com a nova experiência, também dá para acompanhar o valor total de proventos recebidos; 
  4. Selecione um fundo imobiliário que quer monitorar; 
  5. Clique em "Meus proventos"; 

Nessa tela, você vai acessar as seguintes informações: 

  • Quantidade de cotas
  • Taxa de retorno anual (ou Dividend Yield): no caso dos FIIs, é o resultado da divisão entre o valor pago de rendimento em um ano e o valor atual da cota;
  • Histórico: mostra os valores de proventos pagos mês a mês.  

Leia também

Conheça a nova experiência para acompanhar os ganhos com proventos no app do Nubank.

Como ver os ganhos com dividendos de ações no app do Nu?

App do Nu agora tem área de favoritos para investimentos de renda variável

Bolsa de Valores: guia completo para começar a investir

Como funciona o rendimento das Caixinhas do Nubank?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.