Pular navegação

Nubank além do Brasil: 5 curiosidades sobre os outros países em que estamos presentes

Há 10 anos, o Nubank participa do dia a dia dos brasileiros. Mas não apenas: nós também já conquistamos o México e a Colômbia. Conheça 5 curiosidades sobre as operações do Nu em outros países.

Ilustração em fundo roxo, com a imagem de um avião ao centro de dois colchetes em linha branca.
Ilustração em fundo roxo, com a imagem de um avião ao centro de dois colchetes em linha branca.

Acabar com a complexidade do sistema financeiro na vida das pessoas e contribuir para a liberdade e o empoderamento delas são missões que movem o Nubank desde o primeiro dia. Hoje, proporcionamos N Possibilidades para mais de 90 milhões de clientes no Brasil, México e na Colômbia. 

Mas, além dos três países em que mantemos operações, o Nu também tem escritórios na Alemanha e nos Estados Unidos. Para chegarmos até aqui, muita coisa aconteceu. Então venha conhecer 5 curiosidades sobre a nossa atuação nos outros países em que estamos presentes. 

1. Raízes colombianas 

Tudo começou no Brasil: nossas operações, o primeiro cartão de crédito roxinho, a conta do Nubank, e todo o nosso portfólio diversificado, disponível na palma da mão pelo aplicativo do Nu. Mas, antes dessa história acontecer em São Paulo, o Nubank já tinha uma proximidade natural com a Colômbia, já que nosso CEO e fundador, David Vélez, é natural do país vizinho ao Brasil. 

Nascido em Medellín, David viveu por lá até os 9 anos de idade, quando ele e a família decidiram buscar novas oportunidades na Costa Rica e, depois, nos Estados Unidos. "Onde quer que eu esteja, a Colômbia sempre estará comigo", disse em uma carta aberta aos colombianos no blog Nu Colômbia. Em 2013, passou a morar no Brasil para realizar a sua vocação de empreender, e foi quando a história do Nubank começou a ser escrita. 

Quando surgiu a chance de retornar às raízes e apostar no próprio país, David não pensou duas vezes. "Volto à Colômbia para criar aquele impacto positivo que sempre desejei para o meu país desde criança. Retorno à Colômbia para tentar contribuir com um grão de areia na construção deste belo, caloroso e querido país", declarou.

Hoje, já são 2 anos de Nu Colômbia, com mais de 635 mil colombianos livres da complexidade do sistema financeiro do país. Confira, abaixo, o vídeo de comemoração:

https://www.youtube.com/watch?v=CJMQDSZ5zwo

2. Alemanha: o segundo hub do Nubank 

Alemanha? Como assim? A gente te explica. Em 2017, abrimos o escritório de tecnologia em Berlim, na Alemanha, focado em infraestrutura e engenharia de dados. Apesar de estarem alocados na Europa, o time da Alemanha trabalha diretamente ligado à América Latina – e não desenvolvendo produtos para o mercado europeu.

Em Berlim, nosso time de infraestrutura de dados conta com aproximadamente 45 pessoas, principalmente engenheiros dedicados a manter nossa plataforma de dados, para permitir que todos os outros times do Nubank façam seu trabalho da melhor forma possível.

3. Chegamos ao México

Em maio de 2019, depois de muitos estudos, inauguramos o escritório do Nubank no México, localizado na Cidade do México, capital do país. Ali, trabalhamos como um hub de tecnologia, data science e design, seguindo o mesmo objetivo que nos guia no Brasil: desafiar a complexidade do sistema financeiro e empoderar as pessoas com uma experiência transparente, humana e simples.

Assim como tudo o que fazemos no Nubank, o Nu México está em constante evolução: são quatro anos de operações e mais de 3,2 milhões de clientes com maior controle do seu dinheiro. Além dos números, também já conquistamos diversos prêmios. Por exemplo, ocupando a primeira posição no Estudo de Experiência do Cliente da empresa de auditoria e consultoria KPMG, à frente de empresas como Nike e Amazon. 

E então, em 2022, tivemos orgulho em anunciar que o México é o primeiro país fora do Brasil a receber a conta e o cartão de débito do Nubank. O lançamento da Cuenta Nu no México é um passo importante nos planos do Nubank, que permite entender melhor nossos clientes mexicanos e aprimorar nossos modelos de crédito no país. 

Assista ao vídeo da campanha "Despierta tu Dinero" da Cuenta Nu no México:

https://www.youtube.com/watch?v=XE0Q9pBMZEM

4. La Moradita 

Esse é o nome do cartão de crédito do Nubank no México e na Colômbia. O roxinho, como chamamos por aqui, ganhou carinhosamente essa tradução – "morado" quer dizer "roxo" em espanhol e cartão é "tarjeta", no feminino – daí o nome "la moradita". 

Para os mexicanos, a novidade chegou em março de 2020, assim como o primeiro produto oferecido pelo Nu por lá. Já para os colombianos, anunciamos a chegada dela em setembro do mesmo ano, para estrear as operações no país.

Como no Brasil, La Moradita é um cartão internacional, sem anuidade e aceito em milhares de estabelecimentos. 

5. Nu ao redor do mundo 

Se você achava que nossas conexões com territórios internacionais paravam por aqui, está enganado: o Nubank está, cada vez mais, ultrapassando fronteiras. Com nossos produtos e serviços, atendemos clientes exclusivamente no Brasil, México e Colômbia. Mas, para mantermos o ecossistema funcionando, contamos também com o suporte de um escritório do Nu nos Estados Unidos, além de diversos colaboradores ao redor do mundo. 

Na base do Nubank em Durham, na Carolina do Norte, está alocado um time de engenheiros de software especialistas em Clojure – linguagem de programação usada no Nu. E, ainda nos EUA, temos o apoio de outros profissionais que trabalham remotamente com a gente. 

Além de todos os lugares em que estamos, a diversidade cultural faz parte da nossa história. Hoje, a equipe do Nubank tem mais de 7 mil pessoas e de origens tão distintas quanto Índia, Holanda e Coreia do Sul.

Independentemente do escritório ou da nacionalidade, o objetivo do Nubank como um todo continua sendo um só: combater a complexidade do sistema financeiro para empoderar pessoas.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.