Pular navegação

Como funciona o escritório do Nubank em Berlim

O time de engenharia de dados na Europa é fundamental para criarmos produtos cada vez melhores para nosso clientes

Escritório do Nubank em Berlim.

O Nubank tem como missão devolver às pessoas o controle da sua vida financeira. Alguns pilares sustentam a gente para alcançar esse objetivo – e a tecnologia é com certeza um deles.

Muitos dos nossos times precisam analisar grandes bases de dados para tomar as melhores decisões para o cliente – seja, por exemplo, desenvolvendo um produto, deixando o nosso atendimento mais inteligente e eficiente, ou entendendo melhor como as pessoas interagem com nossos serviços.

E é aí que entra o nosso escritório em Berlim, na Alemanha, inaugurado no final de 2017.

Em Berlim, temos nossa área de infraestrutura de dados do Nubank – um time (ou squad) de engenheiros dedicados a manter nossa plataforma de dados, para permitir que todos os outros times do Nubank façam suas análises da melhor forma possível.

O time de infraestrutura de dados não cria modelos que analisam novas premissas, ou respondem a perguntas: nós criamos as ferramentas para que outros engenheiros, Business Analysts, Financial Analysts, por exemplo, possam criar e rodar seus próprios modelos com autonomia, seguindo os valores do Nubank.

O nosso principal objetivo é garantir que outros times do Nubank possam fazer seu trabalho de forma eficiente – e este é um desafio incrível e que tem tudo a ver com Berlim.

Por que abrir um escritório em Berlim?  

Foto mostra o pôr-do-sol em Berlim

Existem vários motivos para termos um time na Alemanha.

O primeiro deles é que Berlim é uma cidade fantástica não só pela qualidade de vida, mas por ser um centro de atividades ligadas à tecnologia.

A cidade é um hub de eventos, de empresas e de pesquisa em processamento de dados – e é também um ponto central que dá acesso fácil a outras cidades da Europa.

Estar em Berlim faz com que nosso time esteja muito próximo de novidades que podem trazer impacto direto na nossa forma de trabalhar e, consequentemente, nos produtos que a gente oferece.

Outro ponto é que a cidade tem uma infra estrutura amigável para estrangeiros e muitos habitantes falam inglês – o que facilita muito a comunicação.

Por fim, e relacionado aos pontos anteriores, estar em Berlim faz com que a gente consiga atrair mais talentos e também dar aos engenheiros do Brasil outras oportunidades de carreira – como, por exemplo, ter a experiência de trabalhar na Europa.

O trabalho em Berlim

O clima no escritório é bem parecido com o de São Paulo – não temos um dress code formal (usar bermuda e chinelo é absolutamente normal) e encorajamos quem quiser a trazer seus pets para o trabalho.

Nosso trabalho na Alemanha é completamente conectado ao do Brasil, mas o dia a dia no escritório segue um ritmo próprio.

Nós não precisamos, por exemplo, falar com São Paulo todos os dias – mas é importante manter um contato próximo. Além disso, a cultura do Nubank é a mesma: todos os que trabalham em Berlim estão alinhados com nossos valores e a nossa missão.

Por isso, todas as novas pessoas que entram passam suas duas semanas iniciais no Brasil, e, pelos menos duas vezes por ano, todo o time da Alemanha viaja para passar algumas semanas no Brasil.

Hoje, nosso time em Berlim tem 13 Nubankers de várias nacionalidades – como brasileira, egípcia, francesa, indiana, polonesa e alemã – e está crescendo.

Buscamos pessoas com experiência em processamento de dados ou plataformas de dados que queiram se juntar ao nosso escritório alemão e fazer parte da revolução do Nubank.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.