Pular navegação

Conheça a nova pontuação do score de crédito do Serasa

Agora, é possível autorizar o acesso a dados bancários para melhorar sua pontuação no score de crédito. Segundo a instituição, o principal objetivo da atualização é dar mais autonomia aos consumidores.

Ilustração de moedas, em tons de roxo, rosa e branco, sendo uma moeda maior à esquerda em roxo e, à direita, uma moeda de um real.

Parece história de ficção científica, mas é real: tudo o que você faz com as suas finanças está sendo monitorado. Os pagamentos atrasados, as compras no cartão de crédito, empréstimos e dívidas influenciam diretamente o seu perfil financeiro, que pode ser avaliado pelo score de crédito do Serasa

Agora, a metodologia da pontuação foi atualizada e a versão Serasa Score 3.0 – como é chamada pela instituição – promete dar mais autonomia ao consumidor O objetivo é que as pessoas possam participar da construção da sua pontuação a partir da conexão bancária.

Relembre o que é score de crédito e como ele funciona no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=slbS2jkCYDM

Como funciona o Serasa Score 3.0?

A atualização funciona assim: os usuários devem autorizar o compartilhamento de informações bancárias pelo site ou aplicativo do Serasa Score. Esses dados se juntam aos que a instituição já têm sobre uma pessoa para gerar uma pontuação final mais precisa.  

A partir de agosto de 2023, todos os consumidores podem autorizar a conexão bancária na versão 3.0 do Serasa Score de forma gratuita.

Segundo a instituição, essa tecnologia fornece relatórios atualizados sobre o saldo disponível em contas, investimentos, financiamento e histórico de cheque especial. O Serasa reforça que o sistema é seguro e a conexão será feita apenas com o consentimento do consumidor. 

Em outubro de 2022, a análise da pontuação de crédito já havia passado por ajustes de pesos das informações, considerando os bons hábitos e o cadastro positivo como principais fatores, além de uma experiência mais transparente sobre os comportamentos que afetam os números. 

Como aumentar o score? 

Para garantir uma boa pontuação, o Serasa recomenda as seguintes práticas: 

  • Sempre manter as contas em dia, seja as contas de casa, como luz, água, internet, seja a fatura do cartão de crédito
  • Evitar a todo custo cair na inadimplência, o famoso nome sujo; 
  • Manter os dados na instituição sempre atualizados. 

A consulta ao Score é gratuita e pode ser feita no site ou aplicativo do Serasa Consumidor, a partir de um cadastro informando seu CPF, nome completo e dados para contato.

Se quiser saber mais sobre como organizar melhor suas finanças, confira o nosso episódio 85 do podcast Semanada:

https://www.youtube.com/watch?v=R_dQ2BzL7kY

Leia também:

O que é score de crédito e como manter uma boa pontuação?

Como limpar um nome sujo

Controle financeiro pessoal: 10 coisas para evitar

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.