Mais uma etapa da 4ª fase do Open Banking começa hoje, 4 de março

A 4ª fase teve início em dezembro de 2021 e está acontecendo gradualmente. Veja como fica o cronograma do Open Banking (ou Open Finance) no Brasil.

A 4ª fase do Open Banking (também chamado de Open Finance), teve início no dia 15 de dezembro de 2021. O movimento, porém, tem acontecido de forma gradual, para que as instituições participantes estejam prontas para implementar todos os processos necessários nesta etapa.

Open Banking quer dizer “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. Seu objetivo é oferecer mais opções para consumidores e permitir que as pessoas tenham liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiserem. Assim, os consumidores podem escolher entre os melhores serviços, condições de crédito e ofertas personalizadas, sem precisar começar um relacionamento do zero com uma nova instituição.

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No dia 4 de março de 2022, deve começar a etapa de compartilhamento de dados referentes a seguros, previdência complementar aberta e capitalização. A partir de agora, os consumidores e seguradoras podem conversar de maneira mais rápida, facilitando, assim, a escolha do cliente pelo que se adeque melhor ao que procura.

Como fica o cronograma completo para o Open Banking no Brasil?

O cronograma do Open Banking (ou Open Finance) de 2021 ficou dividido em quatro etapas, de acordo com o Banco Central.

  • Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1º de fevereiro de 2021. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem – como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolveu o compartilhamento de dados de clientes. 
  • Fase 2:  Na segunda fase, que começou no dia 13 de agosto de 2021, clientes começaram a poder compartilhar com as instituições seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços de suas contas. Tudo isso acontece somente com a autorização da pessoa.
  • Fase 3: Na terceira fase, que teve início em 29 de outubro de 2021, passou a ser possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco via Pix. Clientes podem ter acesso a serviços como pagamentos por um aplicativo de mensagem, por exemplo.
  • Fase 4: Na quarta fase, que começou em 15 de dezembro de 2021, vem se tornando possível o compartilhamento de produtos e serviços de seguros, investimentos, câmbio, entre outros, disponibilizados pelas instituições participantes.

Ainda há um cronograma previsto para 2022, quando haverá a liberação gradual de outras funcionalidades. Confira as datas:

  • 15 de fevereiro de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento com TED e transferência entre contas na mesma instituição;
  • 4 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a seguros, previdência complementar aberta e capitalização; 
  • 11 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a serviços de credenciamento em arranjos de pagamento;
  • 18 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a operações de câmbio;
  • 25 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento;
  • 30 de junho de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento de boletos;
  • 30 de setembro de 2022: Possibilidade de iniciação de pagamentos com débito em conta.

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