Pular navegação

Lançamento do Pix: novo meio de pagamentos já está disponível para todos

A partir do dia 16 de novembro, usuários de todas as instituições que oferecem o Pix já podem receber e realizar transferências por ele.

ilustração digital com elementos que demonstram a digitalização do dinheiro, como uma mão segurando um celular, uma tela de computador com um QR code nela, um homem deitado com as pernas para cima olhando para o celular.

Nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, o Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, está sendo finalmente liberado para todos os clientes de todas as instituições financeiras que o oferecem. 

Isso significa que a partir de hoje, já é possível enviar e receber transferências e pagamentos de forma instantânea, a qualquer momento e em qualquer dia da semana, além de fazer cobranças e compartilhar suas chaves do Pix.

Aqui no Nubank, acreditamos que o Pix é um passo para democratizar o acesso a serviços financeiros e para acabar com a burocracia do sistema, o que há anos lutamos para fazer. Por isso, dizemos que com o Pix, o mundo está ficando mais Nubank: mais simples, fácil, rápido, acessível e com mais pessoas no controle do seu dinheiro.

Estamos animados para que todos possam usar o Pix. Para que não restem dúvidas sobre o novo meio de pagamentos, explicamos, abaixo, o que muda com o lançamento do Pix - e também, como usar cada uma das funcionalidades que já foram anunciadas.

Importante!

Nestes primeiros dias, é possível que algumas instituições ainda possam apresentar instabilidades no novo sistema. 

Aqui no Nubank, vamos sempre priorizar realizar sua transferência e, por isso, quando não for possível realizar um Pix para uma instituição por conta dessas instabilidades, você ainda conseguirá realizá-la via TED. Só vale lembrar que nestes casos, a transferência será feita de acordo com as limitações desse formato de transferência.

O que muda?

Entre os dias 5 e 15 de novembro, o Pix ficou disponível apenas para uma pequena parcela da base de clientes das instituições participantes do Pix. Foi a chamada fase de operação restrita: além de ele estar disponível para algumas pessoas, os pagamentos e transferências podiam ser feitos em horários específicos, e não a qualquer momento.

Nessa fase, todos os usuários podiam receber pagamentos do Pix, mas nem todos podiam fazer - apenas aqueles que as instituições incluíam nessa primeira fase.

Agora, com o lançamento completo do Pix, ele fica disponível para todos os usuários dessas instituições. Todos podem realizar pagamentos e transferências além de recebê-los.

O que posso fazer com o Pix?

Receber pagamentos e transferências de forma instantânea (concluídos em até dez segundos), a qualquer momento e em qualquer dia da semana. É possível pagar informando apenas um dado, a chave do Pix, de quem vai receber, ao invés de informar todos os dados pessoais e bancários, ou com a leitura de um QR Code - até mesmo em estabelecimentos físicos, por exemplo. 

Vale lembrar que para usuários pessoa física, o Pix é gratuito e ilimitado. Usuários pessoa jurídica podem ser cobrados pelo Pix, mas, no Nubank, também não pagam nada.

Saiba tudo sobre o Pix e suas vantagens.

Como usar o Pix?

A experiência do Pix pode variar de instituição para instituição. Aqui no Nubank, garantimos que ela será fácil, intuitiva e simples, como sempre foi. 

No vídeo abaixo, mostramos como usar cada uma das funcionalidades do Pix: como transferir, como fazer pagamentos com QR Code, como cobrar um Pix de alguém e como excluir suas chaves.

https://youtu.be/k2pUsFXtMdA

Não quero usar o Pix. E agora?

O Pix não foi criado para substituir os demais meios de pagamentos, como TED e DOC, segundo o Banco Central - ele é uma alternativa a eles. Por isso, mesmo com o lançamento do Pix, ainda será possível realizar transferências por estes meios e fazer pagamentos por boletos, por exemplo.

No Nubank, ainda será possível transferir via TED mesmo após o lançamento do Pix. Para transferir por este meio, entretanto, é necessário, no nosso aplicativo, acessar o painel da sua conta do Nubank e selecionar a opção "Transferir". Hoje, essa é a única maneira de transferir por TED e não por Pix.

Ainda não conhece o Pix? Tire todas suas dúvidas aqui

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.