Pular navegação

IPCA de setembro é o maior desde 1994. Por que isso é tão importante?

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (08) os números da inflação do mês de setembro, que subiu 1,16%. Entenda o impacto da notícia no seu dia a dia.

Prateleiras de um supermercado com frutas como maçãs e laranjas

O IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, subiu 1,16% em setembro. De acordo o boletim divulgado hoje, 08 de outubro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa foi a maior variação para o mês desde 1994, quando o Plano Real foi instituído no país. 

No ano, o IPCA acumula alta de 6,90% e, nos últimos 12 meses, de 10,25%, segundo o IBGE. Mas por que isso importa?

Inflação em alta, menos dinheiro no bolso

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mede o aumento generalizado dos preços no país, ou seja, de produtos e serviços. Quando o índice sobe, isso significa que, ao observar os valores dos itens no último mês, o IBGE notou que eles aumentaram, de maneira geral, em relação ao mês anterior.

O valor de 1,16% significa, na prática, que se você pagava R$ 100 por determinado produto em agosto, em setembro pagou R$ 101. Pode parecer pouco, mas em grandes escalas isso representa uma mudança muito significativa – especialmente se considerarmos que isso aconteceu de um mês para o outro. 

Importante lembrar que 1,16% representa a média da alta dos preços, então há itens que podem ter subido mais do que isso, enquanto outros subiram menos.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, oito tiveram alta em setembro. O maior impacto veio da habitação, que subiu 2,56%. Na sequência, vieram transportes (1,82%) e alimentação e bebidas (1,02%).

Quer saber como o IPCA é calculado? Clique aqui e entenda tudo sobre o tema.

Leia mais:

Taxa Selic aumenta de novo e chega a 6,25%. Como isso me afeta?

Inflação acima do teto da meta: o que isso significa?

Tudo encareceu, e agora?


Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.