Pular navegação

Funcionamento dos bancos no final de ano: planeje-se

Agências estarão fechadas nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro de 2020 - e o pagamento de contas pela internet também pode ser afetado. Veja como se organizar.

Um homem e uma mulher abraçados de frente para um estabelecimento fechado

Amigo-secreto, viagem, festas… Dezembro é um mês de muitas comemorações – mas também de muitas despesas. Para não ter surpresas com seus boletos no início de ano, vale ficar atento a como os feriados afetam o pagamento de contas no período.

Para te ajudar nessa missão de pagar tudo em dia, veja algumas informações importantes. 

Como fica o funcionamento dos bancos no final do ano?

As datas de funcionamento dos bancos seguem a Resolução BACEN nº 4880 de 23/12/2020, e é divulgada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos):

  • Na véspera de Natal, o sábado de 24 de dezembro de 2022, segundo a Resolução, por não ser um dia útil, não haverá expediente bancário.
  • Nos dias 26, 27 e 30 de dezembro as atividades seguem em horário normal. Já no dia 31 de dezembro não haverá atendimento ao público em nenhuma agência bancária;
  • No dia 01 de janeiro de 2023, os bancos também não vão funcionar.

Para conferir as informações exatas da cidade em que você vai estar nessa época, basta acessar o site da Febraban e preencher com a localização desejada.

Ou seja: se você tem contas a vencer entre os dias 24 de dezembro e 3 de janeiro, o melhor a fazer é agendá-las para que possam ser pagas antes disso. Afinal, os boletos podem levar até um dia útil para serem compensados. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado). Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Os bancos abrem dia 24 de dezembro?

Em 2022 não, já que não é previsto expediente bancário aos sábados.

Os bancos abrem dia 31 de dezembro?

Não, as instituições financeiras não abrem para atendimento neste dia, já que não há expediente bancário aos sábados.

Utilize canais alternativos 

Caso você precise realizar algum tipo de transação financeira nos dias em que os bancos não funcionam, é possível usar algumas opções alternativas, como:

  • Caixas eletrônicos;
  • Telefone;
  • Correspondentes;
  • Internet banking;
  • Aplicativos.

Essas duas últimas opções (apps e internet banking) facilitam muito a vida dos usuários, permitindo que o cliente faça transações, antecipe pagamentos e programe débitos automáticos em conta nos dias em que os bancos estão fechados. 

Como fica o pagamento feito pelas contas digitais?

Se você for efetuar o pagamento por uma conta digital, vale ficar atento.

Verifique com o banco no qual você possui a conta até quando é possível efetuar pagamentos e transferências.

A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), responsável por realizar a compensação e liquidação de Transferência Eletrônica Disponível (TED), entre outras operações, também funciona em horário diferenciado no fim do ano. 

Atendimento Nubank no final de ano

O Nubank é uma empresa digital – não possuímos agências ou filas. No entanto, por conta do Natal, pagamentos de boletos e TEDs não estarão disponíveis na conta do Nubank no dia 25/12. No dia 24/12 de 2022, as TEDs não funcionarão, devido ao expediente de sábado.

Já no Ano Novo, os pagamentos e TEDs não estarão disponíveis na conta do Nubank nos dias 31/12 e 01/01.

Uma alternativa para transferências neste período é o Pix, que continua funcionando 24 horas, todos os dias da semana – incluindo feriados e finais de semana.

Vale lembrar que o atendimento Nubank continua disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Basta entrar em contato com a gente pelos nossos canais oficiais.

Pix no final de ano

O Pix é um serviço financeiro totalmente automatizado, portanto, ele acontece normalmente em todos os dias da semana e também aos feriados. Para ele, vale apenas a restrição relativa ao valor máximo após as 20h, que é de R$2.000,00.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.