Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Outros Expediente bancário no f...

Expediente bancário no fim do ano: saiba o que dá para fazer e quando

Em 24 de dezembro, o horário do expediente das agências poderá ser escolhido por cada instituição financeira. Já no dia 31 de dezembro não haverá atendimento ao público. Veja como se planejar para pagar suas contas.



Reuniões familiares, amigo-secreto, viagem, festas… Dezembro é um mês de muitas comemorações e, por isso, acaba sendo também um período de muitas despesas. O ano acaba, mas as contas continuam chegando. Para não ter surpresas com seus boletos no inícios de 2022, é importante ficar atento às regras para pagamentos das contas durante os feriados. 

Se alguma de suas contas tem vencimento para os dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2021, ou 1 de janeiro de 2022, você pode fazer o pagamento antes da data, ou utilizando o Pix, que funciona normalmente em feriados.

Lembrando que contas com vencimento em finais de semana e feriados passam, automaticamente, a vencer, no próximo dia útil.

Abaixo, veja como ficam os serviços neste fim de ano. 

Como fica o funcionamento dos bancos no final do ano?

As datas de funcionamento dos bancos já foi divulgada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos):

  • Na véspera de Natal, 24 de dezembro, as agências poderão se organizar em horários especiais, dependendo de cada estado e município. Veja a tabela abaixo:
RegiõesHora LocalHora de Brasília
Estados com horário igual ao de Brasília – Distrito Federal9h às 119h às 11h
Estados com diferença de 1 hora em relação à Brasília – Distrito Federal8h às 10h9h às 11h
Estados com diferença de 2 horas em relação à Brasília – Distrito Federal8h às 10h10h às 12h
Fonte: Febraban
  • Já no dia 25 de dezembro (um sábado) todos os bancos estarão fechados.
  • Entre os dias 27 e 30 de dezembro as atividades seguem em horário normal. Já no último dia útil do ano, 31 de dezembro, não haverá atendimento ao público em nenhuma agência bancária.
  • No dia 01 de janeiro de 2021, os bancos também não vão funcionar. Para conferir as informações exatas da cidade em que você vai estar nessa época, basta acessar o site da Febraban e preencher a localização desejada.

Ou seja: se você tem contas a vencer entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro, o melhor a fazer é agendá-las para que possam ser pagas antes disso. Afinal, os boletos podem levar até 3 dias úteis para serem compensados. 

Se você não tiver dinheiro para antecipar as contas, fique atento ao próximo dia útil, que será considerado a nova data de vencimento. No fim de semana do Natal, o primeiro dia útil será segunda-feira, dia 27. Já no início do ano, 3 de janeiro de 2022.

Como realizar pagamentos durante esses dias?

Caso você precise realizar algum tipo de transação financeira nos dias em que os bancos não funcionam, é possível usar as opções alternativas, como:

Essas duas últimas opções (apps e internet banking) facilitam muito a vida dos usuários, permitindo que o cliente faça transações, antecipe pagamentos e programe débitos automáticos em conta para os dias em que os bancos estão fechados. 

Como fica o pagamento feito pelas contas digitais?

Se você costuma usar uma conta digital, vale ficar atento. Verifique com o seu banco até quando é possível efetuar pagamentos e transferências.

A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), responsável por realizar a compensação e liquidação de Transferência Eletrônica Disponível (TED), entre outras operações, funciona em horário diferenciado no fim do ano

O Nubank, por exemplo, é uma empresa digital – sem burocracia e com produtos que podem ser totalmente controlados pelo app. Porém, por conta do Natal, os pagamentos e TEDs não estarão disponíveis na conta do Nubank no dia 25/12. No dia 24/12, TEDs funcionarão apenas até às 11h00 e boletos poderão ser pagos até 12h00.

Já no Ano Novo, pagamentos não estarão disponíveis na conta nos dias 31/12 e 01/01. As transações por meio de TEDs estarão disponíveis no dia 31/12 até às 11h. O Pix, entretanto, continua funcionando normalmente 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Vale lembrar que o atendimento do Nubank continua disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Basta entrar em contato com o time pelos canais oficiais. 

Leia mais:

Parcelamento da fatura do cartão Nubank: como funciona



Agora é possível parcelar compras específicas no cartão Nubank



Como adiar o pagamento de compras avulsas no cartão Nubank?  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.31

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post