Pular navegação

Expediente bancário no fim de ano: saiba como vai funcionar em 2023

Em 2023, o Natal e o Ano Novo caem na segunda-feira. Não haverá expediente bancário e as agências não abrem nos dias 25 e 29 de dezembro, e nem em 1º de janeiro. Saiba como se planejar para pagar suas contas.

Foto de um relógio no centro de duas cores: uma rosa e outra azul claro. Foto por Icons8

Dezembro é um mês de muitas comemorações e, por isso, acaba sendo também um período de muitas despesas. Neste 2023, o feriado de Natal e de Ano Novo caem em uma segunda-feira. Para evitar surpresas com seus boletos no início de 2024, é importante ficar atento às regras para pagamentos das contas e ao expediente bancário no fim de ano. 

Se alguma de suas contas tem vencimento nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro de 2023, ou em 1º de janeiro de 2024, não se preocupe: contas com vencimento em fins de semana e feriados passam, automaticamente, a vencer no próximo dia útil.

Para não deixar para a última hora, você pode fazer o pagamento antes da data ou utilizar o Pix, que funciona normalmente aos sábados, domingos e feriados.

Abaixo, confira como fica o expediente bancário no fim de ano. 

Como vai funcionar o expediente bancário no fim de ano?

As datas de funcionamento dos bancos já foram divulgadas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

  • Entre os dias 18 e 22 de dezembro, as agências funcionam normalmente. Da mesma forma, na semana de 26 a 28 de dezembro;
  • Na véspera de Natal, 24 de dezembro (um domingo), e no dia 25 de dezembro (uma segunda-feira) todas as agências permanecerão fechadas;
  • No dia 29 de dezembro (sexta-feira), último dia útil do ano, não haverá expediente bancário;
  • No último dia do ano, 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro de 2024, os bancos também não irão funcionar.

Para conferir as informações exatas e o expediente bancário no fim de ano da cidade em que você vai estar nesta época, basta acessar o site da Febraban e preencher a localização desejada.

Ou seja: se você tem contas a vencer entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro, o melhor a fazer é agendá-las para que possam ser pagas antes disso.  Lembre-se que os boletos podem levar até um dia útil para serem compensados. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado). Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Se você não tiver dinheiro para antecipar as contas, fique atento ao próximo dia útil, que será considerado a nova data de vencimento. No fim de semana do Natal, por exemplo, o primeiro dia útil será terça-feira, 26 de dezembro. Já no início do ano, 2 de janeiro de 2024.

Como realizar pagamentos no fim de ano?

Caso você precise realizar algum tipo de transação financeira nos dias em que os bancos não funcionam, é possível usar outras alternativas, como:

  • Caixas eletrônicos;
  • Telefone;
  • Correspondentes;
  • Internet banking;
  • Aplicativos.

Nas opções de pagamento por aplicativo e internet banking, o cliente consegue efetuar transações, antecipar pagamentos e programar débitos automáticos em conta para os dias em que os bancos permanecerão fechados. 

Como fica o pagamento feito pelas contas digitais?

Se você costuma usar uma conta digital, como a conta do Nubank, por exemplo, vale ficar atento. Verifique com a sua instituição financeira até quando é possível efetuar pagamentos e transferências.

A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), responsável por realizar a compensação e liquidação de Transferência Eletrônica Disponível (TED), entre outras operações, funciona em horário diferenciado no fim do ano

Vale lembrar que, no Nubank, o atendimento continua disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Basta entrar em contato com o time pelos canais oficiais

Que dia os bancos voltam a funcionar em 2024?

No dia 2 de janeiro de 2024 (terça-feira), os bancos voltam ao expediente normal de atendimento ao público.

Aproveite e confira as dicas para organizar a sua vida financeira ainda neste fim de ano.

https://www.youtube.com/watch?v=PbOaFmpTCwk

Leia mais:

Como driblar o cansaço do Natal e fim de ano? Ideias para se organizar nesse período sem estresse

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas

Como desacelerar? Conheça estratégias e ideias para ter uma vida mais equilibrada

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.