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Estorno no Nubank: o que é e como pedir uma contestação de compra no cartão?

Você pode nos avisar sobre o seu pedido de estorno de compra pelo app, além de receber a nossa ajuda para resolver tudo sem dificuldades. Saiba como funciona o estorno no Nubank para compras no cartão de crédito.

Homem negro com barba grisalha, segurando na sua mão esquerda um celular enquanto visualiza sua conta no aplicativo do Nubank e na mão direita segura seu cartão do Nubank, ao fundo desfocado uma mesa de escritório com um notebook aberto e ligado.

Precisa cancelar uma compra feita com o seu cartão de crédito Nubank ou Ultravioleta e o estabelecimento não está ajudando? Você pode usar o app para enviar as informações do estorno que a gente te ajuda a resolver a situação da melhor forma possível. É assim que funciona o estorno no Nubank.

O que é estorno?

O estorno é a devolução do dinheiro pago em uma compra, e este processo é um direito dos consumidores em diversas ocasiões. Confira aqui quais são as regras do estorno do cartão para descobrir quando você pode fazer esse cancelamento.

https://www.youtube.com/watch?v=R5yL5Up3Z8c

Se você quer ou precisa cancelar uma compra feita com os cartões Nubank, conheça o passo a passo de como funciona o nosso processo de estorno.

Estorno no Nubank: como funciona?

Os cartões Nubank, assim como todas as operadoras de cartão de crédito, são apenas meios de pagamento. Nós não temos autonomia para estornar nenhum valor, apenas ajudamos a intermediar o processo com as lojas.

Por isso, o primeiro passo do estorno é procurar o estabelecimento e pedir o cancelamento da compra. Para isso, você pode reunir os motivos ou provas que levaram ao pedido do estorno (fotos do produto em mau estado, comprovante de atraso na entrega, etc) e manter um registro da conversa sobre o pedido, seja com um protocolo de atendimento, e-mail ou a própria confirmação de cancelamento

Se o estabelecimento não colaborar, você pode acionar o Nubank para te ajudar a intermediar a situação.

Basta entrar no app do Nubank e fazer a contestação da compra pelo aplicativo.

Como abrir um pedido de estorno no Nubank?

Para abrir um estorno no Nubank, basta entrar no app e fazer a contestação da transação pelo aplicativo. Confira o passo a passo – ele é o mesmo para clientes Nubank e clientes Nubank Ultravioleta:

  1. Entre no app e abra sua fatura;
  2. Toque na compra que deseja reportar para acessar os detalhes dela;
  3. Selecione "Reportar problema";
  4. Escolha o motivo pelo qual você deseja contestar a transação;
  5. Siga o passo a passo, descrevendo exatamente o que houve, e reporte a transação;
  6. Precisamos de toda documentação que possa nos ajudar a resolver o seu caso (comprovante de cancelamento, tentativa de contato com o estabelecimento, conversa com o SAC e etc). Basta anexar no próprio app, quando solicitado;
  7. Pronto, seu pedido foi registrado.

Depois de aberto, você pode acompanhar o seu processo diretamente pelo app ou por e-mail.

Vale lembrar que reportar a compra pelo app não cancela a mesma. Reportá-la faz com que nosso time de contestação entenda o que está acontecendo e ajude no que for necessário. Em situações em que a compra aparece duplicada na sua fatura, o procedimento é o mesmo.

Abri um pedido de estorno no Nubank, e agora?

Basta aguardar nosso contato pelo app, abrindo a compra que você contestou e clicando em "transação reportada", ou por e-mail. Podemos pedir mais informações ao longo do processo.

Se você entrou em contato com o estabelecimento e ele já autorizou o cancelamento, basta nos enviar um comprovante (print da conversa ou e-mail de confirmação) pelo app.

Se o prazo informado pelo estabelecimento para fazer o estorno for maior do que 15 dias úteis, o Nubank antecipa o reembolso.

https://www.youtube.com/watch?v=nGDMilQbCqc

E se o estabelecimento não aprovar o estorno?

Quando acontece um desacordo ou quando o lojista não ajuda a resolver o problema, nós podemos ajudar nossos clientes.

Reunimos todas as evidências do seu caso (como o seu relato e os comprovantes enviados pelo app) e encaminhamos para o adquirente (a maquininha do cartão). Esse processo é chamado de disputa.

Existem regras do mercado que regulam esses pedidos, e o Nubank (ou qualquer outra operadora) não toma a decisão final sobre a devolução do dinheiro.

Como esse processo pode ser um pouco mais demorado, o Nubank pode avaliar todos os seus documentos e lançar um crédito na sua fatura para que você não tenha que esperar a resposta da disputa.

Enquanto isso, você pode acompanhar o processo pelo app, abrindo a compra que você contestou e clicando em "transação reportada".

Ah! É importante lembrar que, em casos de compras online, a abertura de disputa pode bloquear a sua conta com o estabelecimento por tempo indeterminado. Ou seja, talvez você não consiga efetuar compras no site em que a disputa foi aberta até a situação ser resolvida.

Como fazer um estorno de compra parcelada?

Em compras parceladas, o procedimento para contestar a mercadoria é o mesmo. Porém, o estorno pode ser feito de duas formas, de acordo com a política de cada estabelecimento:

  1. No valor integral (valor total da compra devolvido em uma fatura);
  2. Parcelado (se a compra foi feita em 4 vezes, por exemplo, a loja pode lançar esse valor mensalmente na fatura).

Como fazer um estorno de compra internacional?

O pedido de estorno de compras internacionais pode ser realizado da forma descrita acima. Mas vale ressaltar que, em compras feitas fora do país, onde há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o mesmo não é estornado em caso de compra cancelada.

O IOF é um tributo cobrado pelo governo brasileiro sobre operações de crédito (entre outros tipos de operações) e seu valor é repassado no dia seguinte em que o estabelecimento confirma a compra. Por isso, mesmo que a compra seja cancelada, a transação existiu - e o imposto não pode ser devolvido.

Se você é cliente Nubank ou Nubank Ultravioleta e ficou com alguma dúvida sobre estorno, entre em contato com a gente por um dos nossos canais de atendimento oficiais, como chat no app, e-mail ou telefone.

Ainda não é cliente?

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