Fala, Nubank

Estorno do Cartão Nubank: a gente simplifica a sua vida

Pelo aplicativo, o cliente informa o pedido de cancelamento de compra e tem a nossa ajuda para resolver tudo sem perrengues.

Precisa cancelar uma compra com seu cartão de crédito roxinho e o estabelecimento não está ajudando? É só usar o aplicativo Nubank para enviar as informações do estorno que a gente te ajuda a resolver a situação da melhor forma possível.

O estorno nada mais é do que a devolução do dinheiro pago em uma compra – e este processo é um direito dos consumidores em diversas ocasiões. (Confira aqui nosso post completo sobre as regras do estorno do cartão para descobrir quando você pode fazer esse cancelamento).

Se você quer ou precisa cancelar ou uma compra feita com o cartão Nubank, veja aqui o passo a passo de como funciona o nosso processo de estorno.

Como pedir estorno do cartão Nubank

O Nubank, assim como todas as operadoras de cartão de crédito, é apenas um meio de pagamento. Nós não temos autonomia para estornar nenhum valorapenas ajudamos a intermediar o processo com as lojas.

Por isso, o primeiro passo do estorno é procurar o estabelecimento e pedir cancelamento.

Se o estabelecimento não colaborar, você pode acionar o Nubank para te ajudar a intermediar a situação.

Basta entrar no app do Nubank e fazer a contestação da compra pelo aplicativo.

  1. Toque na compra para acessar os detalhes dela;
  2. Selecione “Reportar”;
  3. Escolha o motivo pelo qual você deseja contestar a transação;
  4. Siga o passo a passo, descrevendo exatamente o que houve, e reporte a transação;
  5. Precisamos de toda documentação que possa nos ajudar a resolver o seu caso (comprovante de cancelamento, tentativa de contato com o estabelecimento, conversa com o SAC e etc). Basta anexar no próprio app, quando solicitado;
  6. Pronto, basta ficar de olho no seu e-mail!

Vale lembrar que reportar a compra pelo app não cancela a mesma. Reportá-la faz com que nosso time de contestação entenda o que está acontecendo e ajude no que for necessário.

Em situações em que a compra aparece duplicada na sua fatura, o procedimento é o mesmo.

Reportei no app, e agora?

Basta aguardar nosso contato. Podemos pedir mais informações por e-mail ao longo do processo.

Se você entrou em contato com o estabelecimento e ele já autorizou o cancelamento, basta nos enviar um comprovante (print da conversa ou e-mail de confirmação) pelo app.

Se o prazo informado pelo estabelecimento para fazer o estorno for maior do que 15 dias úteis, o Nubank antecipa o reembolso.

E se o estabelecimento não aprovou o estorno?

Quando acontece um desacordo ou quando o lojista não te ajuda a resolver o problema, nós podemos ajudar nossos clientes.

Reunimos todas as evidências do seu caso (como o seu relato e os comprovantes enviados pelo ap) e encaminhamos para o adquirente (a maquininha do cartão). Esse processo é chamado de disputa.

Existem regras do mercado que regulam esses pedidos – e o Nubank (ou qualquer outra operadora) não toma a decisão final sobre a devolução do dinheiro.

Como esse processo pode ser um pouco mais demorado, o Nubank pode avaliar todos os seus documentos e lançar um crédito na sua fatura para que você não tenha que esperar a resposta da disputa.

Enquanto isso, acompanhamos todo o processo de perto – e, se precisar, entramos em contato com o cliente por e-mail.

Ah! É importante lembrar que, em casos de compras online, a abertura de disputa pode bloquear a sua conta com o estabelecimento por tempo indeterminado. Ou seja, talvez você não consiga efetuar compras no site em que a disputa foi aberta até a situação ser resolvida.

Estorno em compra parcelada

Em compras parceladas, o procedimento para contestar a mercadoria é o mesmo. Porém, o estorno pode ser feito de duas formas, de acordo com a política de cada estabelecimento:

Estorno em compras internacionais

Em compras feitas fora do país, em que é cobrado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o mesmo não é estornado em caso de compra cancelada.

O IOF é um tributo cobrado pelo governo brasileiro sobre operações de crédito (entre outros tipos de operações) e seu valor é repassado no dia seguinte em que o estabelecimento confirma a compra. Por isso, mesmo que a compra seja cancelada, a transação existiu – e o imposto não pode ser devolvido.

É cliente Nubank e ficou com alguma dúvida sobre estorno? Entre em contato com a gente pelo aplicativo. Vamos te ajudar a entender como resolver o seu problema.

Tags

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *