Pular navegação

Vagas temporárias: que levar em conta e como procurar por uma oportunidade de trabalho?

Para quem busca por trabalho ou renda extra, o fim do ano é a época certa para encontrar uma vaga temporária. Veja as dicas de como procurar a sua e o que você deve observar para fugir de ciladas.

vagas temporárias: imagem de um computador com uma caneca de café ao lado e bloco com anotações

Todos os anos, sempre a partir da metade de novembro, o número de vagas temporárias aumenta nas empresas, especialmente no setor do varejo e em virtude da Black Friday, Natal e Ano Novo. Segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), a previsão é que 680 mil vagas sejam abertas neste período em 2022, 115 mil a mais do que em 2021– o maior número desde 2013.

Para quem está desempregado ou precisa de renda extra, este pode ser o momento ideal para conquistar uma oportunidade. Afinal, as vagas costumam ser comissionadas e, em alguns casos, existe a chance de uma contratação definitiva. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a taxa de efetivação deve girar em torno de 11% dos trabalhadores temporários em 2022.

E apesar do aumento da oferta de vagas no fim do ano, a concorrência também é maior. Por isso, é preciso ter estratégia na hora de se candidatar.

A seguir, veja algumas dicas para conquistar um emprego temporário, o que levar em consideração antes de buscar uma vaga, e onde procurar.

Vagas temporárias: veja o que observar antes de se candidatar

Antes de mais nada, é importante estar alerta ao sair em busca de uma vaga temporária. Com o aumento da procura por trabalho e da oferta de vagas, também aumentam os golpes aplicados neste período do ano.

Ou seja, atente-se aos seguintes pontos:

1. Verifique se é uma proposta de trabalho é verdadeira

Para verificar a veracidade da vaga, pesquise em agências oficiais de trabalho temporário credenciadas no Ministério do Trabalho e Previdência. Ofertas sem esse registro podem oferecer mais risco de golpe. A Assertem informa em seu site as empresas responsáveis por intermediar essas contratações.

2. Nunca pague algum curso ou taxa para conseguir um trabalho

Imagine receber um convite para uma entrevista ou mesmo uma oferta de trabalho, mas aí ter uma surpresinha: você precisa pagar para participar. Se isso acontecer com você, fuja! Essa não é uma prática comum e pode ser golpe.

3. A vaga tem poucos requisitos? Desconfie

Vagas genéricas e com poucos requisitos tem mais chance de serem falsas, especialmente as temporárias. Para um trabalho temporário, não há tempo de treinamento e ambientação, então a tendência é chamar pessoas com alguma experiência anterior, semelhante à oportunidade.

Veja aqui tudo sobre cuidados para não cair em golpes de vagas temporárias

Quais são os direitos do trabalhador temporário?

O trabalhador temporário tem uma série de direitos, assim como os trabalhadores efetivos. Entre eles estão:

  • Remuneração equivalente àquela recebida pelos funcionários que exercem a mesma atividade na empresa;
  • Pagamento de férias proporcionais;
  • Pagamento de FGTS;
  • Benefícios da Previdência Social;
  • Seguro por acidente de trabalho;
  • Registro com anotação de "trabalhador temporário" na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Em outras palavras, se te oferecerem uma vaga temporária sem contrato, registro em carteira e direitos trabalhistas, não vale a pena. 

Tem comissão? Então o cuidado deve ser dobrado

Se a vaga for no setor de vendas, é comum que a remuneração seja por salário acrescido de comissão. Mas preste atenção nas condições. A legislação trabalhista exige que, mesmo com comissão, exista um salário básico. 

Assim, a comissão (percentual sobre as vendas) deve ser calculada e acrescida à remuneração fixa. Ou seja, se a comissão for de 5% sobre as vendas efetivadas e o salário for de R$1.500, na hora de receber o pagamento você precisa calcular o valor correspondente a 5% de tudo que você vendeu e somar ao seu salário. 

Onde procurar vagas temporárias

Os anúncios de vagas de trabalho aparecem em tudo quanto é lugar – mas nem todos são confiáveis. Então, na hora de procurar esse tipo de oportunidade, como saber se a vaga é confiável?

Para ter mais chance de sucesso, busque trabalho nas seguintes plataformas:

  • Site da Asserttem. Por lá há uma série de agências de trabalho temporário listadas, onde é possível buscar trabalho por região, estado e cidade;
  • Linkedin. O Linkedin tem se consolidado como a principal plataforma de busca por trabalho com vagas confiáveis. Basicamente, o Linkedin é uma rede social profissional em que é possível buscar por vagas de acordo com área, cidade, habilidades, empresas, etc;
  • Site Emprega Brasil. Por lá também é possível buscar vagas confiáveis em todo o país. Afinal, é uma plataforma do Ministério do Trabalho;
  • Vagas.com. O site é gratuito e oferece uma grande quantidade de vagas, especialmente em grandes empresas;
  • No comércio varejista. Nessa época, é comum vermos plaquinhas com ofertas de vagas nas vitrines de lojas em shoppings ou no comércio em geral. Apesar da internet nos poupar trabalho na hora de procurar emprego, vale a pena conferir os anúncios físicos. 

Veja como se preparar para conseguir uma vaga temporária

Assim como qualquer oportunidade de trabalho, as empresas buscam os candidatos mais qualificados para ocupar as vagas temporárias, então, algumas dicas podem ajudar você a demonstrar que é a pessoa certa para a função. Veja algumas a seguir.

  1. Faça um bom currículo. O currículo precisa ser simples, objetivo e informativo. Ou seja, destaque nas experiências aquelas que agregam valor para a vaga que você deseja e para as habilidades exigidas;
  2. Priorize as informações do currículo. Não há espaço para contar toda a sua trajetória profissional no currículo, então escolha o que é mais importante. Atente-se também ao tamanho do documento: o ideal é que ele tenha até duas páginas;
  3. Pesquise sobre a empresa. Se te chamarem para uma entrevista, faça o dever de casa. O site da empresa, Linkedin e Instagram mostram muito sobre o que o negócio tem feito, o que é importante para a companhia, além da missão, valores e cultura. Recrutadores e profissionais de RH conseguem identificar quem se preparou ou não para a entrevista;
  4. Demonstre interesse. Preste atenção ao que for dito no processo seletivo, faça anotações, perguntas e se prepare antes para as perguntas.

Saiba tudo sobre vagas temporárias e processos seletivos. Leia também:

Vagas temporárias de trabalho: 5 cuidados para não cair em golpes

16 sites para buscar emprego temporário

Entrevista de emprego: tudo o que você precisa saber para se destacar

Como fazer um currículo: Veja as principais dicas

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.