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E-commerce 2023: tendências para ficar de olho

Compras pelo celular, vendas pelas redes sociais e novos meios de pagamento estão entre as principais tendências do e-commerce neste ano.

Ilustração em tons de lilás e branco, com um celular ao centro e ícones de dinheiro e QR code ao lado, rodeados por linhas e quadrados interligados

Você conhece alguém que nunca fez uma compra online? De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 44% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet. E o comércio eletrônico promete ficar ainda mais forte nos próximos anos, com expectativa de crescimento de 95% até 2025, segundo o levantamento Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS. 

Para chegar lá, os varejistas precisam ser estratégicos e aproveitar as novidades do mercado, afinal, diante de tanta concorrência, as lojas que estiverem alinhadas às tendências tendem a se destacar. A seguir, conheça as principais apostas do e-commerce para ficar de olho em 2023. 

Tendências para e-commerce em 2023

Nos últimos anos, o mercado de e-commerce foi marcado pela pressa e a necessidade de se adaptar aos novos comportamentos dos consumidores. Porém, especialistas preveem que 2023 será um ano de consolidação, com aperfeiçoamento de ferramentas e estratégias que já contribuem para o crescimento. 

"Mesmo que o período de pandemia tenha dado uma vantagem enorme ao segmento, ainda se espera que ele cresça de maneira acelerada nos próximos anos. Além disso, as principais tendências que estão surgindo dentro do comércio eletrônico precisam ser detalhadas para se ter uma visão sólida do futuro" - VP e Gerente Geral de Marketplace no Nubank, Juan Carlos Guillermety. 

Confira quais são as principais tendências para o e-commerce em 2023:

Omnichannel 

Omnichannel é uma estratégia que combina canais online e offline para compras e atendimento. Ela pode ajudar a melhorar a experiência e o relacionamento com o cliente, segundo o estudo da plataforma E-Shopper. 

Por exemplo, uma empresa que vende online e possibilita a troca do produto também na loja física trabalha com um omnichannel eficiente. No entanto, não basta oferecer múltiplos canais: é preciso que eles estejam integrados e garantam o funcionamento entre si. 

Mobile shopping 

Traduzindo para o português, a compra por dispositivos móveis, como celulares e tablets, já é um hábito entre as pessoas – e a tendência é que continue assim. 

Dados do relatório da PYMNTS mostram que mais da metade dos brasileiros usam seus smartphones para fazer compras. Dessa forma, os varejistas devem priorizar a jornada do cliente no mobile na hora de desenvolver sua plataforma, seja por meio de site ou aplicativo de e-commerce. 

Meios de pagamento 

O e-commerce que fortalece o relacionamento direto com instituições financeiras sai na frente, já que os meios de pagamento exclusivos para clientes podem agilizar as  vendas e garantir recorrência de compra.

No Brasil, o cartão de crédito é e deve continuar sendo o protagonista das compras online, mas, segundo o Global Payments Report, o Pix também vem conquistando um espaço importante no mercado e deve crescer nos próximos anos. 

Leia mais sobre como funciona o pagamento por Pix no e-commerce

Social commerce 

A tendência de usar as redes sociais para vender já tem aparecido com frequência na internet, a exemplo do lançamento da aba "shopping" no Instagram e o aumento no uso do WhatsApp para as compras. 

O aperfeiçoamento dos recursos e a personalização dessas plataformas promete vir forte em 2023, além de serem excelentes ferramentas de fidelização dos clientes.  

Os números provam que a experiência de compra por esses meios é muito atrativa para os consumidores: todas as redes têm um índice de notas positivas acima de 70% entre as pessoas que fazem compras mídias sociais, segundo uma pesquisa da Opinion Box. 

Live commerce

A febre das lives que vieram para entreter durante o isolamento social foi substituída por um novo formato, com foco em vendas. As transmissões ao vivo caíram no gosto dos brasileiros e, hoje, 4 em cada 10 consumidores dizem já terem feito uma compra depois de assistirem a uma live, de acordo com dados da Opinion Box. 

Inteligência artificial

Comandos para detectar spam, excluir comentários falsos e recomendar produtos ou conteúdos que vão engajar o potencial cliente fazem parte das ferramentas de inteligência artificial, que vieram para ajudar o e-commerce. A tecnologia deve ser aliada do negócio e 83% das pessoas que compram online concordam que ela facilita o processo, segundo a Opinion Box. 

Na análise realizada pela E-Shopper, foi detectado que a principal vantagem de se implementar uma IA é a personalização da experiência do cliente, para que ele se sinta mais confortável na jornada de compra, com mecanismos de recomendação e atendimento de acordo com o seu perfil. 

Marketplace

Um ambiente virtual único, que reúne diversos vendedores e compradores, é um modelo de negócio que já funciona no mundo, e o estudo da E-Shopper prevê que a tendência ainda deve ganhar força. 

A maior visibilidade, com campanhas de marketing estratégicas e mais acessos, o grande volume de vendas e a escalabilidade estão entre as principais vantagens de aderir a um marketplace, que podem gerar melhores resultados para empresas que estejam começando no meio digital. 

Quer saber mais sobre e-commerce? Leia também:

E-commerce: como funciona o comércio eletrônico?

Como vender pela internet: 5 passos para quem quer começar 

Marketplace: o que é e o que levar em conta na hora de vender em um?

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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