Reunir os amigos, familiares e colegas de trabalho para assistir às partidas de futebol é uma prática comum. Em época de grandes campeonatos, basta dar uma volta por aí para perceber a movimentação de pessoas em bares e restaurantes dispostas a acompanhar os jogos pela televisão. Se reparar bem nas vitrines, algumas lojas exibem diversos produtos alusivos às competições.
No Brasil não é diferente, principalmente com a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ se aproximando. Entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, os empreendedores terão a oportunidade de vender mais produtos e serviços durante o evento.
Na Bahia, por exemplo, 44% dos pequenos negócios já começaram a se preparar para o mundial, segundo a pesquisa de Pulso dos Pequenos Negócios do Sebrae.
A seguir, confira como três empreendedores brasileiros estão se preparando para o maior evento esportivo do planeta.
David Twardovski - bar
Para David, dono do Subsolo 27, um bar na região da República, em São Paulo, os preparativos já começaram.
"Não vamos mudar muito o que já fazemos para evitar problemas operacionais por conta da previsão de alta demanda nos dias de jogo", diz. "Mas aumentamos os últimos pedidos de ingredientes não perecíveis, assim subimos o estoque gradativamente sem prejudicar bruscamente o caixa".
Segundo ele, que assumiu o bar em 2020, a expectativa é que o faturamento dobre durante a competição. É a primeira vez que o local transmite eventos esportivos. "A Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ será uma exceção", conta.
Para atrair mais clientes, David pretende colocar em prática algumas ideias. "Estamos elaborando promoções como drinks em dobro, baldes de cerveja e possivelmente ativações de marcas de bebidas parceiras", diz.
O local atualmente acomoda 100 pessoas sentadas e, para facilitar e ter uma operação mais dinâmica, ele deve aumentar as opções de comidinhas práticas para comer com a mão (os famosos finger foods), e tirar a pizza do cardápio, por exigir mais tempo.
"Durante o torneio, vamos olhar bastante para redes sociais, impulsionar publicações e trabalhar em colaboração com marcas de bebidas, assim nos ajudamos mutuamente", finaliza.
Conheça o @subsolo27
Maria Cláudia - loja de roupas
Há mais de 10 anos vendendo roupas e acessórios femininos, em novembro de 2019 Maria Cláudia – a Cacau – abriu sua loja física, em Aracaju (SE). E em alguns dias, ela embarca para São Paulo em busca de peças específicas com as cores da bandeira do Brasil, com o objetivo de atrair a atenção de quem está afim de compor o look para assistir aos jogos.
"Fizemos o levantamento de vários fornecedores e eu viajo para São Paulo para comprar as mercadorias'', diz. "Qualquer tipo de evento ou data comercial influencia nas vendas. E essa é a minha primeira Copa do Mundo da FIFA™ com a loja, então estou bastante empolgada", conta.
Segundo Cacau, a expectativa é que a procura pelas peças exclusivas alusivas ao mundial dobre o faturamento da loja neste fim de ano. "Em datas como Natal, Carnaval e São João, que aqui no nordeste é muito forte, a gente sempre lucra mais'', diz ela.
A loja funciona de segunda a sábado, e a rede social é grande aliada. "Minha rede social é a minha maior fonte de venda. Por exemplo, nos dias em que não posto looks, a saída é menor", conta. "A maioria dos clientes vem das redes sociais ou por indicação de amigos".
Conheça a loja de roupas femininas CB @por.cb
Viviane Fernandes - casa de carnes e empório
A equipe de Viviane, que tem uma casa de carnes e um empório na capital paulista, já está em em linha de produção para aumentar os produtos em estoque durante o torneio.
"A demanda varia de acordo com os horários dos jogos, já que é comum as pessoas se reunirem para fazer churrasco ou apenas para tomar um chopp", diz.
Quando o assunto é espaço e programação, ela conta que já tem ideias e que o estabelecimento já está, inclusive, todo enfeitado com bandeirinhas do Brasil e outros países.
"Teremos uma televisão no empório para transmitir todos os jogos ao vivo. Como a estrutura da loja é pequena, então vamos manter apenas mesas de apoio, sem cadeiras".
Segundo Viviane, nos dias de partida, o consumidor poderá aproveitar combos de cerveja ou vinho com torresmo e outros petiscos.
Conheça o @emporioredprimewine e a @redprimecarnes
Se você tem um pequeno negócio, fique atento às dicas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e se prepare para entrar em jogo e fazer um golaço durante o mundial.
5 Dicas do Sebrae para empreendedores aproveitarem a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ para ganhar mais dinheiro
1. Planejamento
Ainda dá tempo! Aproveite esses dias e planeje-se para receber mais vendas. Leve em consideração a mão de obra para atender novos clientes e pense na necessidade de delivery para entrega de pedidos feitos online.
2. Inovação
É importante saber quem é o seu público-alvo para, então, oferecer os produtos corretos, que apresentem algum diferencial de mercado e possuam preços melhores.
3. Kits
Pense também na criação de combos, kits para a família, amigos e/ou casais como itens de vestuário ou mesmo itens de torcida, por exemplo.
4. Recursos
Analise o seu estoque, o seu caixa, os fornecedores, prazos, a qualidade e os valores dos produtos selecionados também. Coloque todas as informações na ponta do lápis.
5. Redes Sociais
Crie conteúdo e divulgue nos canais corretos. Interaja por meio de enquetes, stories, publicações com curiosidades e responda os comentários feitos.
Vale ficar de olho e tomar cuidado ao usar símbolos oficiais da Copa do Mundo da FIFA™ para uso próprio. Lembre-se que é necessário ter autorização para comercializar produtos oficiais ou optar por mercadorias que não falem ou mostrem símbolos e nomes oficiais.
Abaixo, veja como funciona um bolão:
Leia mais:
NuBolão: conheça o bolão do Nubank, dê seus palpites no app e concorra a prêmios
8 dicas para se preparar para a Copa do Mundo da FIFA 2022™ sem estourar o orçamento
Como planejar a sua Copa do Mundo da FIFA 2022™ com o Nubank?