Para quem tem um negócio, o fim de ano é a hora de agradecer a confiança e parceria dos clientes, mas sem soar clichê ou mesmo chato, e ainda fortalecer o relacionamento pós-venda. E aí surge uma dúvida importante: o que escrever na mensagem de fim de ano para clientes?
A seguir, entenda como essas mensagens podem ser, conheça diferentes estilos e como usar esse momento de forma estratégica para o seu negócio.
O que escrever na mensagem de fim de ano para os clientes?
Essa pergunta não tem uma única resposta, porque depende do perfil do seu negócio, de quem é o seu cliente e o seu objetivo com essa mensagem.
O ponto em comum entre todos os estilos de texto é que eles precisam ser celebrativos, criativos e diferentes da concorrência. Afinal, você não vai ser a única pessoa a mandar mensagem e vai precisar disputar a atenção das pessoas.
Na hora de formatar essa mensagem, pense em como você se comunica com o seu cliente normalmente. Se essa conversa costuma ser informal e divertida, aposte neste tom para a mensagem de fim de ano. Se o negócio é mais formal, então siga com a comunicação mais sóbria. E se você mandar uma mensagem muito diferente das usuais, vai soar estranho. Confira alguns pontos para levar em consideração.
Personalização
Um dos pontos que vale a pena pensar é na personalização. É viável ajustar a mensagem para cada cliente, ou pelo menos para os mais importantes? Se puder, aposte neste caminho, pois a mensagem dá ares de exclusividade e seu cliente se sente especial.
Uma das alternativas para fazer essa personalização é utilizar um software de CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente) para customizar os nomes e segmentar bases de contato por tipos de clientes.
Objetivo da mensagem
Qual o objetivo principal da sua mensagem? Agradecer pelo ano? Vender mais? Não ser esquecido? Oferecer um mimo?
Cada objetivo implica em um tipo de mensagem diferente. Pode ser algo mais simples para deixar o seu cliente feliz ou uma oportunidade calculada, como oferecer um cupom exclusivo para clientes fiéis e impulsionar as vendas. Em outras palavras, é possível aproveitar a data de forma planejada e estratégica.
Leia a seguir alguns exemplos de mensagens que podem ser adaptadas para o seu negócio de acordo com o tipo e objetivo da ação.
Quando enviar mensagens de fim de ano para os clientes?
Depois de definir o objetivo da sua mensagem, fica mais fácil estabelecer o momento em que ela será enviada. No geral, todas podem ser entregues no mês de dezembro, mas o dia exato pode variar.
Se a sua mensagem for promocional, é melhor mandar a mensagem com antecedência para que o cliente tenha mais tempo para realizar a compra. Se o objetivo é apenas agradecer ou informar, a comunicação pode chegar mais próximo das festas de fim de ano.
Tipos de mensagens de fim de ano para enviar aos clientes
Existem diversas possibilidades de mensagens e elas não são rígidas. Por exemplo, você pode escrever um texto informal que ao mesmo tempo é comercial, ou uma comunicação formal que é personalizada, tudo depende do seu objetivo e para quem você está escrevendo.
Mensagem de fim de ano formal
“O ano de 2024 não foi um ano fácil, mas certamente muitas batalhas foram vencidas. Então, agora que nos aproximamos do início de um novo ciclo, é hora de celebrar todas as conquistas e vitórias.
Aqui na/no [nome da empresa], o nosso sentimento é de gratidão. Com a sua confiança, conseguimos finalizar mais um ano com prosperidade e, o mais importante, melhores a cada dia. Neste fim de ano, nós celebramos agradecendo a você, cliente e parceiro. Nada disso seria possível sem a sua confiança.
Agora, é hora de festejar ao lado da família, amigos e junto daquelas pessoas que são importantes para nós, esperando um 2025 ainda melhor.
Nos da/do [nome da empresa] desejamos um excelente fim de ano para você, todas as pessoas que você ama e reafirmamos o nosso compromisso de sempre fazer o melhor trabalho para continuar ao seu lado.
Boas festas!”
Mensagem de fim de ano informal
“‘Então é Natal e o que você fez?”, diria Simone. Eu sei que a resposta é: muita coisa! Então, bora olhar para esse monte de coisa que a gente fez e festejar?
E falando em celebração, nós da/do [nome da empresa] também temos muitos motivos para comemorar. Este foi mais um ano enfrentado com sucesso e do qual saímos mais fortes e melhores, mas nada disso seria possível sem a sua confiança e parceria.
A gente deseja que você celebre este ano com as pessoas que você mais ama no mundo, atraindo tudo de melhor para o ano que vai chegar. E, em 2025 estaremos aqui, prontíssimos para te atender.
Um grande abraço da família [nome da empresa].
Boas festas!”
Mensagem de fim de ano promocional
“Olá, [nome do cliente], o Natal está chegando. Você já sabe o que dar de presente para as pessoas que ama? Não? Ah, então essa mensagem vai cair como uma luva para você.
Aproveite esse cupom de 15% de desconto, válido até [data], para comprar qualquer produto da nossa loja online ou física.
Curtiu? Então não perca tempo e venha já aproveitar.
Nós da/do [empresa] agradecemos a sua confiança e parceria em 2024 e desejamos um excelente fim de ano.
Boas festas!”
Mensagem personalizada
“Olá, [nome do cliente]! O fim de ano está chegando e não poderíamos deixar de expressar nossa gratidão a você, um(a) cliente tão especial, pela confiança e parceria durante todo este ano.
Aqui na/no [nome da empresa], você é um(a) dos nossos clientes mais queridos (as), e por isso preparamos um presente exclusivo para você: um cupom de 20% de desconto para compras na nossa loja online ou física até [data]. E tem mais! Se você nos visitar na loja física, ganhará um brinde exclusivo como forma de agradecimento. Gostou?
Este é apenas um pequeno gesto para demonstrar nossa imensa gratidão. Esperamos continuar te atendendo com ainda mais dedicação em 2025!
Desejamos um excelente fim de ano e que suas festas sejam repletas de alegria e momentos especiais.
Mensagem informativa
“Olá, [nome do cliente]! Nós da/ do [nome da empresa] estamos passando para desejar um fim de ano maravilhoso. Que você possa celebrar todas as conquistas e vitórias deste ano desafiador junto às pessoas que você mais ama para começar 2025 com tudo.
Agradecemos a sua parceria/confiança ao longo de 2024 e esperamos poder continuar te atendendo no ano que vem.
Aproveitamos para te avisar também que os nossos serviços e atendimento funcionarão de forma reduzida dos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não iremos funcionar.
Um excelente fim de ano e boas festas!”
Leia também:
Como vender mais na Black Friday?
Como conseguir uma renda extra no fim de ano?
Compras de fim de ano: 4 táticas que as lojas usam para você gastar mais
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.