Pular navegação

7 dicas para organizar as compras no cartão de crédito da empresa

O cartão de crédito não precisa ser um vilão na vida do seu negócio. Com os passos certos, é possível organizar melhor os gastos e não se assustar com o valor da fatura no fechamento do mês.
Imagem padrão

Ele tá na boca do povo e já não é tão mal compreendido. Em 2021, o cartão de crédito movimentou mais de R$ 1 trilhão em operações, segundo a Abecs, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços. A tendência, segundo a instituição, é de que esse número cresça cada vez mais. 

Uma justificativa para a popularidade está na praticidade que um cartão de crédito oferece na hora de fazer compras online. A boa capacidade de concessão de crédito das instituições financeiras também ajuda a explicar os números. No ano passado, a inadimplência nos pagamentos chegou ao seu menor patamar nos últimos dez anos: abaixo de 4%, ainda de acordo com a Abecs.Isso demonstra que a percepção dos usuários sobre a ferramenta tem mudado e que talvez seja possível encontrar um ponto de equilíbrio nessa relação.

No mundo das empresas, ter um cartão de crédito pode ser um facilitador. Se você já tem o hábito de comprar no cartão de pessoa física, pode aproveitar e replicar seu conhecimento ao usar o da conta jurídica. 

As regras são as mesmas: o cartão é um método de pagamento com um limite pré-aprovado que te permite parcelar o valor total de uma compra ou serviço. Fazendo as escolhas certas, dá para aproveitar essa vantagem no dia a dia do seu negócio e, ao mesmo tempo, ter organização e controle do dinheiro da empresa. 

A seguir, confira dicas que podem te ajudar nessa missão. 

1. Não extrapole o limite do cartão de crédito

A dica de ouro para qualquer pessoa com um cartão de crédito é entender que o limite funciona como um empréstimo. Toda vez que você olhar para o valor disponível, é importante ter em mente que aquele saldo pode ser usado, mas que ele não compõe a renda total da sua empresa. Isso sem falar que as compras que você faz com ele agora, deverão ser pagas depois. 

O segredo é entender que esse limite precisa andar lado a lado com o quanto a sua empresa ganha, sem jamais extrapolar o valor. Seguindo esse passo, você evita surpresas no fechamento da fatura.

2. Fique atento as datas de fechamento e vencimento da fatura

Estes são os momentos mais importantes para quem usa cartão de crédito. A data de fechamento encerra os gastos do mês corrente e todas as compras que forem feitas após esse dia só serão computadas na fatura seguinte. 

Já a data de vencimento é o dia limite para, de fato, pagar a fatura. Geralmente, uma é próxima da outra. Conhecendo bem esse calendário, você pode até ganhar mais tempo para pagar suas compras e também evita juros por atrasos. 

3. Separe os gastos da empresa dos seus gastos pessoais

Pode ser tentador fazer uma compra que você precisa muito no cartão coorporativo. Mas, no campo das finanças, é importante manter esses dois universos separados para organizar melhor o seu fluxo de caixa. Isso também vai te dar mais clareza sobre o que entra e o que sai da sua fatura no fim do mês. 

4. Classifique as compras

Controlar gastos é importante, organizá-los também. Para além de conhecer cada item descrito na fatura, segmentar as compras em grupos pode te ajudar a entender quais áreas da empresa receberam um investimento maior ou menor naquele mês. 

Essa classificação pode ser feita no próprio aplicativo do banco, com a criação de tags específicas para cada área ou em uma ferramenta separada, como em planilhas ou até mesmo em um caderno. O importante é que essa segmentação seja feita com regularidade e em um local de fácil acesso para você. 

5. Use o cartão de crédito a seu favor

Treine o seu olhar para perceber as situações em que uma compra no crédito é mais vantajosa do que uma compra no débito. O parcelamento, por exemplo, pode ser interessante para comprar ferramentas de trabalho que tenham um valor muito alto (especialmente se não houver descontos no pagamento à vista). 

Nestes casos, verifique sempre em quantas vezes você pode parcelar aquela compra sem que ela seja acrescida de juros. 

6. Escolha um cartão de crédito adequado às necessidades do seu negócio

Pense nos motivos que fazem um cartão de crédito ser importante para o seu negócio e escolha a melhor opção a partir disso. Existem cartões com diferentes bandeiras e facilidades: alguns são especiais para MEIs e microempresas, outros te dão a possibilidade de pagar antes de gastar (são os chamados cartões de crédito pré-pagos). 

Também já existem cartões PJ com programa de pontos ou que oferecem cashback nas compras. Dependendo do ramo da sua empresa e da quantidade de funcionários que terão acesso ao cartão, é possível criar um exclusivo para compras de passagens aéreas ou outras atividades necessárias para o negócio.  

7. Restrinja os acessos do cartão de crédito

Para empresas com mais de um funcionário, é fundamental limitar o número de pessoas que têm acesso ao cartão de crédito. Centralizar a responsabilidade sobre o uso do cartão a uma pessoa ou a um grupo restrito de pessoas evita que a organização saia dos trilhos. 

Converse com essa equipe frequentemente para garantir que tudo está dentro do esperado e juntos definam estratégias para alocar o crédito da melhor forma.

Assista o vídeo a seguir e saiba mais sobre como organizar o financeiro do seu negócio:

https://www.youtube.com/watch?v=P1sNuhyd6-Y

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.