Pular navegação

Programa do Imposto de Renda 2024: entenda como usar a plataforma para a declaração do IR 2024

A Receita Federal disponibiliza, anualmente, o programa Meu Imposto de Renda, tanto para computadores desktop quanto no formato de aplicativo para tablets e smartphones. Saiba quais são as atualizações para o IR 2024.

Extrato imposto de renda: ilustração mostra três fios com pássaros pousados sobre eles e dois postes roxos

Para acertar as contas com a Receita Federal, os contribuintes precisam fazer o download do programa do Imposto de Renda, que pode ser acessado tanto via app, por um smartphone ou tablet, quanto na versão para o computador. O software está disponível para Android, iOS e desktop durante todo o período de declaração – em 2024, acontece entre os dias 15 de março e 31 de maio.    

De acordo com as informações divulgadas pela Receita em coletiva de imprensa, a grande novidade deste ano ficou por conta da obrigatoriedade da declaração do IR: agora, quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023 precisa declarar o Imposto de Renda. A mudança deve beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas, que não são mais obrigadas a entregar a declaração.

Clique aqui e confira todas as mudanças nas regras do Imposto de Renda 2024.

Em relação ao programa IRPF 2024, o contribuinte deve encontrar o mesmo padrão visual, que passou por uma atualização no ano passado, além de poder contar com a funcionalidade da autorização de acesso. Com ela, outro CPF tem acesso a todos os serviços disponíveis no programa e pode declarar, retificar, ver pendências, gerar Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e imprimir declarações e recibos, entre outras coisas. 

Abaixo, confira informações sobre as funções do programa do Imposto de Renda e tudo o que é possível fazer por meio da plataforma.

Mas, antes: você sabe por que a gente paga Imposto de Renda? Confira no vídeo abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=XszhCfj3lp4

Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Como funciona o programa do Imposto de Renda?

O programa do Imposto de Renda – “Meu Imposto de Renda” ou “Programa IRPF 2024” – é a plataforma digital usada para declarar o IR. Para entregar as informações à Receita Federal, o contribuinte deve acessar o programa ou a versão online do software equivalente ao ano-calendário da declaração, que, em 2024, corresponde a 2023. 

Você pode baixar o programa ou preencher a declaração online de acordo com as instruções do site da Receita Federal.

Quais as funções do programa IRPF 2024 para declaração do Imposto de Renda?

O programa IRPF 2024 permite aos contribuintes ter acesso à declaração pré-preenchida, autorizar o acesso de outra pessoa à sua declaração, além de serviços exclusivos vinculados à conta gov.br e uma versão do carnê-leão pré-preenchido. Confira detalhes de cada funcionalidade

Declaração pré-preenchida

Desde 2023, a declaração pré-preenchida foi disponibilizada em larga escala aos contribuintes, logo no primeiro dia do período de declaração. 

Com ela, uma série de informações de anos anteriores são importadas automaticamente para a declaração atual, diminuindo as chances de erros de preenchimento e facilitando a vida de quem precisa declarar todos os anos.

Apesar de já existir há alguns anos, a declaração pré-preenchida era limitada aos contribuintes que tinham o certificado digital. Em 2022, o acesso foi ampliado ao ambiente de atendimento virtual da Receita Federal (Portal e-CAC) para quem já tinha uma conta gov.br.

Agora, ela está disponível em todas as plataformas e para todos as pessoas, desde que tenham contas gov.br em níveis prata ou ouro. A conta gov.br possui três níveis de segurança e acesso: ouro, prata e bronze. Vale ressaltar que esse processo não terá custo nenhum para o cidadão.

Segundo a Receita Federal, essa medida serve para aumentar a segurança com o processo. 

Entenda melhor como funcionam os níveis ouro, prata e bronze da conta gov.br.

Atenção aos dados antes de enviar a declaração pré-preenchida 

Caso você tenha escolhido a declaração pré-preenchida, fique atento: é preciso checar todas as informações e dados antes de enviar o documento ao Leão. Isso porque a Receita Federal usa vários bancos de dados para puxar as suas informações, mas ela não valida esses dados. Ou seja, é você que precisa conferir tudo e alterar ou mesmo incluir o que for preciso.

Se você tiver investimentos ou algum produto com o Nubank, indicamos que considere as informações disponibilizadas no seu informe de rendimentos, pois ele é o documento oficial considerado pela Receita Federal para fins de IRPF.

Declaração pré-preenchida Carnê-Leão

A declaração pré-preenchida recupera as informações prestadas no Carnê-Leão Web pelos profissionais obrigados ao recolhimento mensal. 

No entanto, ela está disponível em duas modalidades:

  • Para o próprio profissional que informou no Carnê-Leão Web: rendimentos recebidos — para a ficha de rendimentos.
  • Para os clientes desse profissional (seja titular ou dependente): pagamentos efetuados — para a ficha de pagamentos.

Desde 2021, o sistema Carnê-Leão Web pode ser acessado diretamente no Portal e-CAC e preenchido de forma online. 

Confira o manual de utilização do Carnê-Leão Web.

Formato multiplataforma do programa do Imposto de Renda 

Outra mudança anunciada desde o centenário do IR é que o programa é executado em múltiplas plataformas — ou seja, ele pode ser acessado em computadores, celulares e tablets, por exemplo.

Dessa forma, é possível começar a preencher a declaração no seu celular e terminar no computador, e vice-versa.

Existe diferença entre o app e a versão para computador do programa do Imposto de Renda?

De acordo com a Receita Federal, não. Os mesmos serviços disponíveis no aplicativo Meu Imposto de Renda podem ser acessados pelo Programa IRPF 2024, e entre eles estão:

  • Preenchimento e entrega de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física — originais e retificadoras. Segundo a Receita, dá para iniciar o preenchimento da declaração usando as informações do documento do ano anterior. Para isso, entretanto, é necessário que os arquivos do ano passado estejam no mesmo aparelho — seja para declaração original ou retificadora;
  • Consulta de pendências (malha fina) e de débitos relacionados ao Imposto de Renda e geração do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para quitar o imposto devido. Mas atenção: esses serviços só estão disponíveis para quem declarou o IR pelo próprio aparelho ou cadastrou o dispositivo no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);
  • Notificações sobre o processamento da declaração. Os usuários recebem alertas sobre pendências, solução de pendências, envio do dinheiro da restituição ou do imposto devido para débito automático no banco. Este serviço só é válido para quem preencheu o número do recibo da declaração anterior ou cadastrou o aparelho no e-CAC;
  • Acesso ao Perguntão IRPF, um guia com perguntas e respostas sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física;
  • Acesso a outros serviços e aplicativos da Receita Federal;
  • Possibilidade de informar ganhos líquidos em Renda Variável com ações à vista e com Fundos de Investimento Imobiliário (FII);
  • Versão do app acessando novo aplicativo do Carnê-leão;
  • Acesso permitido com conta gov.br (além de código de acesso e certificado digital);
  • Autorizar o acesso de outra pessoa à sua declaração pré-preenchida.

Como baixar o programa do Imposto de Renda?

O download do programa do Imposto de Renda 2024 já está liberado e pode ser feito por meio do site oficial da instituição, seguindo as instruções abaixo:

  • Acesse a página da Receita;
  • Encontre a seção do Programa IRPF 2024 (ano-calendário 2023), no lado direito da tela
  • Clique em “Baixar o programa” e pronto.

O download do programa é feito automaticamente. Assim que você abrir o arquivo em seu computador, as etapas necessárias estarão disponíveis na tela e você poderá fazer o login com a sua conta gov.br. 

A recomendação mínima para o programa de computador é o Windows 10, de acordo com a Receita. Pelo site, é possível verificar todas as instruções de instalação e soluções de alguns problemas comuns mapeados pela instituição.

Se você optar por usar o aplicativo diretamente do seu smartphone ou tablet, é só baixar a versão compatível com o seu aparelho — Android ou iOS.

Como usar o aplicativo ou programa do Imposto de Renda?

O ideal é que você acesse o aplicativo ou programa do IRPF usando a sua conta gov.br — assim, você tem acesso a todas as funções disponíveis e consegue continuar o preenchimento em outro dispositivo.

Mas também é possível acessar o app informando o CPF do contribuinte, a data de nascimento e um código de segurança, exibido no próprio app.

Caso essas informações estejam corretas, surge uma lista com as declarações dos últimos cinco anos e a situação de cada uma. 

Para declaração do IR

Já para declarar o Imposto de Renda, é necessário criar uma palavra-chave. Dessa forma, é possível recuperar, em outro dispositivo (como computador ou tablet), as informações preenchidas no celular.

Com isso, dá para começar a declaração pelo celular e terminar em outro dispositivo depois.

Ainda é possível usar as opções de impressão no app para gerar e salvar os PDFs do recibo de entrega, declaração e, se for o caso, o DARF para o pagamento do imposto devido. Os arquivos também podem ser compartilhados.

Qual é a melhor versão do “Meu Imposto de Renda”: desktop ou app?

Não existe uma opção melhor que a outra, depende dos seus hábitos e necessidades. O aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones pode ser útil e facilitar a vida do contribuinte que deixa a declaração do IR para a última hora, já que basta ter o seu celular em mãos para resolver essa pendência.

No entanto, seja por não possuir um dispositivo móvel compatível com o aplicativo ou por preferir utilizar o computador, a pessoa pode optar por declarar pelo programa, instalado no desktop.

Para a Receita Federal, o método da declaração não importa: declarar o IR pelo celular ou pelo computador não impacta em nada o cálculo dos impostos, os prazos ou os lotes de restituição.

Atenção: o texto acima é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Leia também:

Imposto de Renda 2024: tudo o que você precisa saber

Calendário do IR 2024: datas de declaração e restituição

Quem precisa declarar Imposto de Renda em 2024? 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.