Custo marginal: o que é e como ele afeta a sua empresa

Analisar todos os custos de uma operação é muito importante para melhorar a eficiência do negócio. Entenda o que o custo marginal tem a ver com isso.

Entre tantos outros termos da economia, talvez você já tenha ouvido falar em Custo Marginal. No entanto, você sabe o que isso significa?

O custo marginal é justamente o custo a mais que a empresa vai ter para aumentar a produção de um determinado bem/produto.

Por exemplo: se você tem uma padaria e decide que, em um dia específico, ela vai ficar aberta 1 hora a mais do que de costume, é preciso calcular o custo adicional desse aumento na atividade. Certo?

O custo marginal é o custo adicional resultante de um pequeno aumento no funcionamento da empresa. Ou seja, o custo a mais que o proprietário vai ter por manter o estabelecimento aberto por mais 1 hora (energia, funcionários, ingredientes e etc).

Custo marginal e custo médio

Enquanto o custo marginal tem relação com o custo e as quantidades produzidas, o custo médio é o valor entre custo total e a produção. Sendo assim, quando o custo marginal for menor que o custo médio, quer dizer que a operação está gerando lucro.

Custo marginal zero

Em alguns casos, o custo marginal para se produzir e disponibilizar no mercado uma unidade a mais do seu produto ou serviço é bem baixo. Dessa forma, é possível dizer que a produção teve um custo marginal zero.

Alguns exemplos podem ser encontrados em negócios voltados para tecnologia e inovação. Alguns produtos digitais podem ser reproduzidos diversas vezes sem custo extra para a empresa que o desenvolve – ou com custo muito baixo, já que a distribuição é feita de forma online.

Nesse caso, muitas vezes o custo marginal do produtor é nulo.

Por que o custo marginal importa?

Porque ele é essencial para calcular o lucro final – ou tomar decisões de negócio, como por exemplo se vale ou não a pena aumentar a produção em determinado momento.

Para aprender mais: assista o vídeo a seguir e veja as dicas de Monique Evelle para organizar o financeiro da sua empresa.

https://www.youtube.com/watch?v=P1sNuhyd6-Y

Quer entender melhor outros termos da economia? Leia também:

Afinal: o que é cashback? Como funciona?

Correção monetária: o que significa?

Fundos de investimento: o que são?

O que é CGC? É igual a CNPJ?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.