Pular navegação

Custo marginal: o que é e como ele afeta a sua empresa

Analisar todos os custos de uma operação é muito importante para melhorar a eficiência do negócio. Entenda o que o custo marginal tem a ver com isso.

Custo marginal: Dois coelhos de pelúcia em uma máquina de agarrar bichinhos de pelúcia.

Entre tantos outros termos da economia, talvez você já tenha ouvido falar em Custo Marginal. No entanto, você sabe o que isso significa?

O custo marginal é justamente o custo a mais que a empresa vai ter para aumentar a produção de um determinado bem/produto.

Por exemplo: se você tem uma padaria e decide que, em um dia específico, ela vai ficar aberta 1 hora a mais do que de costume, é preciso calcular o custo adicional desse aumento na atividade. Certo?

O custo marginal é o custo adicional resultante de um pequeno aumento no funcionamento da empresa. Ou seja, o custo a mais que o proprietário vai ter por manter o estabelecimento aberto por mais 1 hora (energia, funcionários, ingredientes e etc).

Custo marginal e custo médio

Enquanto o custo marginal tem relação com o custo e as quantidades produzidas, o custo médio é o valor entre custo total e a produção. Sendo assim, quando o custo marginal for menor que o custo médio, quer dizer que a operação está gerando lucro.

Custo marginal zero

Em alguns casos, o custo marginal para se produzir e disponibilizar no mercado uma unidade a mais do seu produto ou serviço é bem baixo. Dessa forma, é possível dizer que a produção teve um custo marginal zero.

Alguns exemplos podem ser encontrados em negócios voltados para tecnologia e inovação. Alguns produtos digitais podem ser reproduzidos diversas vezes sem custo extra para a empresa que o desenvolve – ou com custo muito baixo, já que a distribuição é feita de forma online.

Nesse caso, muitas vezes o custo marginal do produtor é nulo.

Por que o custo marginal importa?

Porque ele é essencial para calcular o lucro final – ou tomar decisões de negócio, como por exemplo se vale ou não a pena aumentar a produção em determinado momento.

Para aprender mais: assista o vídeo a seguir e veja as dicas de Monique Evelle para organizar o financeiro da sua empresa.

https://www.youtube.com/watch?v=P1sNuhyd6-Y

Quer entender melhor outros termos da economia? Leia também:

Afinal: o que é cashback? Como funciona?

Correção monetária: o que significa?

Fundos de investimento: o que são?

O que é CGC? É igual a CNPJ?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.