Pular navegação

Como fazer compras usando o FGTS emergencial sem sacar

Não precisa esperar: já é possível usar o saldo do FGTS emergencial antes da função saque ser liberada.

imagem de uma lupa roxa sobre um código de barras

O pagamento do FGTS emergencial, de R$ 1.045, começou no final de junho. No entanto, o valor não é liberado para saque imediatamente - de início, ele é disponibilizado em uma conta para uso digital; somente em uma segunda fase é possível transferir ou sacar.

Como assim?

Basicamente, o FGTS emergencial está sendo disponibilizado da mesma forma que o auxílio emergencial de R$ 600: uma primeira fase de uso digital e uma segunda para saques e transferências.

  • Todos que têm direito (isto é, têm saldo disponível no FGTS), terão o valor depositado em uma poupança social da Caixa Econômica em uma data específica, definida a partir de seu mês de aniversário (veja o calendário completo);
  • Em uma segunda data, o valor poderá ser transferido para outra conta ou sacado.

Neste meio tempo, o valor fica disponível para uso digital - mas como usar o FGTS emergencial sem sacar? Veja, abaixo, todas as possibilidades.

Como usar o FGTS emergencial sem sacar?

Os valores serão disponibilizados na poupança social da Caixa e, neste momento, quaisquer movimentações deverão ser feitas pelo aplicativo Caixa Tem. Esse aplicativo está disponível para dispositivos Android o iOS.

Pelo app, é possível:

  • Pagar contas e boletos;
  • Gerar um cartão de débito virtual para fazer compras online;
  • Fazer compras em estabelecimentos físicos usando o código QR.

Como pagar contas e boletos pelo app Caixa Tem?

No app Caixa Tem, basta selecionar a opção "Realizar Pagamentos" e depois escolher entre "Ler código (de barras) com a câmera" ou "Digitar código de barras". Para evitar erros e fazer o pagamento de forma mais rápida, a primeira opção é sempre a mais indicada. 

Depois, é só fotografar o código de barras do boleto pelo aplicativo (que abrirá a câmera do celular automaticamente), confirmar os dados e selecionar a opção "Sim, realizar pagamento". 

Por fim, digite sua senha do app Caixa Tem e pronto: seu pagamento foi feito. A opção de abrir o comprovante de pagamento será mostrada na própria tela do aplicativo.

Essa função vale para boletos de conta de luz, água, telefone, compras online, fatura do cartão de crédito e outras contas.

Compras online com o cartão virtual de débito da Caixa

O cartão de débito virtual da Caixa funciona para compras online, feitas na modalidade débito - quando a compra é feita, o dinheiro sai da conta na hora.

Vale ressaltar que se trata de um cartão virtual, válido apenas para compras online, e não físico.

O cartão é gerado no app Caixa Tem, sem custo para o usuário. Para gerar o seu cartão virtual é simples:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem; 
  2. Na tela inicial, selecione a opção Cartão de Débito Virtual;
  3. Selecione a opção "Usar Meu Cartão de Débito Virtual" e clique em "Continuar";
  4. Digite a sua senha do app Caixa Tem;
  5. Uma imagem com os dados do cartão aparecerá na tela. Ela trará seu nome completo, o número do cartão, código de segurança e validade; 
  6. O código se segurança é dinâmico: ele vale para uma transação. Se fizer uma compra online, depois, precisará pegar um novo código nessa mesma tela. 

Compras em estabelecimentos físicos com Código QR

Também é possível fazer compras em estabelecimentos físicos durante o calendário de uso digital do FGTS emergencial: usando o pagamento por código QR. Para fazer esses pagamentos, você também usa o aplicativo Caixa Tem e o seu smartphone. É simples:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Escolha a opção 'Pagar na maquininha', quando já estiver pronto para fazer o pagamento - no caixa, com o valor final a ser pago já definido;
  3. A câmera do smartphone abrirá automaticamente no aplicativo ao mesmo tempo em que a imagem de um QR Code aparecerá na tela da maquininha do cartão de crédito e débito;
  4. Aponte sua câmera para ler o QR Code mostrado;
  5. Confira o valor da compra - se o valor cobrado pelo QR Code é o mesmo a ser pago.
  6. Em seguida, aperte o botão Confirmar na tela do celular.
  7. E pronto! O pagamento foi efetuado.

Vale lembrar que todas essas possibilidades usam o saldo do FGTS emergencial que está em sua poupança digital da Caixa.

Tem mais dúvidas sobre o FGTS emergencial? Veja o que já publicamos sobre esse tema.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.