Pular navegação

Como funciona a portabilidade de empréstimo?

É possível transferir o empréstimo de uma instituição financeira para outra e conseguir juros menores por meio da portabilidade de empréstimo. Entenda como funciona.

Imagem de uma fileira de baleiros roxos com bolinhas brancas

Se você contratou um empréstimo pessoal em uma determinada instituição financeira e, algum tempo depois, encontrou condições melhores em outro lugar, é possível reverter essa situação com a chamada portabilidade de empréstimo - também conhecida como portabilidade de crédito.

A portabilidade é uma forma de transferir um empréstimo (ou financiamento) para outra instituição da sua escolha - que ofereça taxas menores, mais facilidades no pagamento ou melhor atendimento, por exemplo.

O que é portabilidade de empréstimo?

A portabilidade de empréstimo é, na prática, uma troca de dívida: você encontra uma nova instituição financeira para pagar o seu débito em aberto e assume um novo compromisso - que, na maioria das vezes, tem taxas de juros ou condições melhores de pagamento. 

Criada pelo Banco Central do Brasil em 2013 para aumentar a concorrência entre os bancos, a portabilidade empréstimo - ou de crédito, como também é chamada - permite que uma pessoa transfira um empréstimo de um banco para outro. 

Quem contratou o empréstimo pode fazer a portabilidade a qualquer momento - mas é preciso que a nova instituição aceite essa transferência. Motivos como a qualidade do atendimento e as taxas de juros são os mais comuns.

Qualquer tipo de empréstimo ou financiamento pode ser transferido: cheque especial, crédito consignado, crédito pessoal, financiamento de veículo ou imóvel, entre outros.

Como fazer portabilidade de empréstimo?

Para fazer a portabilidade de empréstimo é preciso entrar em contato com o banco que te emprestou dinheiro e solicitar o extrato com o saldo devedor para quitação antecipada da dívida. A instituição financeira deve fornecer todas as informações em até um dia útil.

No documento devem constar:

- Número do contrato;

- Saldo devedor atualizado;

- Demonstrativo da evolução do saldo devedor;

- Valor de cada parcela;

- Taxa de juros anual (nominal e efetiva);

- Modalidade de crédito;

- Prazo total e restante.

Com esses dados em mãos, é possível pedir a portabilidade em uma nova instituição. Após a aprovação, a instituição  realiza o pagamento do valor em aberto e assume o empréstimo.

Vale ressaltar que a portabilidade de empréstimo é gratuita. O que pode acontecer é o novo banco cobrar tarifa para abertura de conta, por exemplo.

É importante dizer que o Nubank não oferece a opção de portabilidade de empréstimo.

Está pensando em fazer um empréstimo? Veja como se organizar:

Como é feito um empréstimo?

Empréstimo online é seguro? Veja como se proteger

Empréstimo pessoal: veja a opção do Nubank

Tipos de empréstimo: quais existem e como escolher o melhor?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.