Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como é feito um emprés...

Como é feito um empréstimo?

Para arcar com algum imprevisto, pagar uma conta ou mesmo realizar um sonho. Contratar um empréstimo acaba sendo a saída para muita gente.

Pegar dinheiro emprestado – seja com um amigo, familiar ou com uma instituição financeira – pode ser uma situação difícil para muita gente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Survey, em 2019, mais da metade (51,6%) dos entrevistados disse ter contratado um empréstimo para ter “fôlego financeiro”, principalmente para pagar impostos, despesas mensais, faturas (como de cartões) e outras dívidas.

É verdade, também, que algumas pessoas contratam empréstimo com o objetivo de fazer uma viagem, comprar uma casa ou um carro, por exemplo.

Mas, você sabe como é feito um empréstimo? Se está pensando nessa alternativa, é importante ficar atento e ter as informações necessárias antes de solicitar o seu.

Empréstimo: o que é?

Em palavras simples: empréstimo é um valor que o banco ou instituição financeira disponibiliza para o cliente por um  determinado período. A quantia pode ser usada para pagar contas, arcar com imprevistos, comprar algo ou realizar algum sonho.

Na prática, sempre que você pega um crédito – um financiamento, ou até mesmo usando o cartão de crédito – está realizando um tipo de empréstimo. No entanto, o termo “pegar um empréstimo” acaba sendo mais usado para situações em que o cliente assina um contrato específico para pegar uma quantia por determinado período e devolver depois, com juros. 

Vale ressaltar que, por ser um dinheiro emprestado, ele precisa ser devolvido – em parcelas, dependendo da quantia solicitada.

Antes de firmar um acordo, é muito importante ter mente todas as informações do contrato, e ficar de olho no CET (Custo Efetivo Total) – nele estão embutidos, além dos juros, o IOF, seguro, tributos, registros e outras despesas de comum acordo no contrato.  O IOF é de 0,38% sobre o valor total, mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, calculada segundo com o prazo de pagamento.

Em muitos casos, é possível escolher a quantidade de parcelas, que devem ser pagas  por mês. 

Como se planejar para pagar um empréstimo pessoal

Mas, afinal, como é feito um empréstimo?

Na instituição financeira escolhida, o cliente recebe uma quantia em conta e precisa devolvê-la para a instituição de acordo com o prazo determinado, com juros. Ao receber o empréstimo, a pessoa pode gastá-lo como quiser.

Alguns dos tipos comuns de empréstimo são: empréstimo pessoal, empréstimo consignado e CDC (crédito direto ao consumidor).

Vale dizer que, não estar com o nome negativado, pagar em dia parcelas do cartão de crédito e ter uma renda mensal compatível com o valor que deseja pedir emprestado costumam ser ser levados em conta na hora do banco ou instituição financeira liberar o empréstimo.

Se preferir, você pode fazer um empréstimo pessoal pela internet, sem sair de casa. Veja como. 

Empréstimo online

Contratar um empréstimo online é simples, já que o processo é todo feito pela internet, sem a necessidade de ir até uma agência física. Pelo site ou aplicativo, é possível ter acesso ao contrato, visualizar os juros, selecionar a quantidade e data de pagamento das parcelas.

Como qualquer outro tipo de empréstimo, é importante lembrar que é preciso ter cuidados e um bom planejamento financeiro antes de optar por um. Como por exemplo:

  • Não clique em qualquer link. Certifique-se de que o site é confiável para não cair em golpes;
  • Pesquise sobre a instituição que oferece o empréstimo online antes de contratá-lo – se ela é conhecida e se existem reclamações sobre ela na internet.

Em caso de problemas, entre em contato com o banco ou instituição em que o empréstimo foi feito. Se mesmo assim a sua situação não for resolvida, a recomendação é procurar Banco Central ou o Procon da sua cidade e registrar uma reclamação em busca dos seus direitos.

Pensando em pegar um empréstimo?´

Ainda tem dúvidas sobre empréstimo? Leia mais em:

Empréstimo conta como renda?

O que é CET, o Custo Efetivo Total, e como isso afeta o seu empréstimo?

Empréstimo para MEI: quais cuidados você deve ter antes de contratar

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post