Pular navegação

Como declarar as Caixinhas do Nubank no Imposto de Renda 2024?

Quem guardou dinheiro nas Caixinhas em 2023 precisa declarar os valores no Imposto de Renda 2024, de acordo com o investimento escolhido no momento da criação da Caixinha.

Foto de fundo roxo mostra homem negro, de cabelos cacheados, segurando o celular e mostrando.

Para ajudar nossos clientes a realizarem suas metas de forma organizada e simples, criamos as Caixinhas do Nubank. Essa ferramenta permite guardar dinheiro, de acordo com os objetivos de cada pessoa, direto no aplicativo do Nu. Mas você sabe como declarar as Caixinhas no Imposto de Renda 2024?

O dinheiro guardado nessa ferramenta não fica parado. Ao criar uma Caixinha, o aplicativo sugere um investimento de acordo com o prazo de cada objetivo. Mas você pode trocar essa sugestão, se quiser. Ou seja, ao colocar dinheiro numa Caixinha, você está investindo o seu dinheiro em um produto financeiro escolhido por você. É por isso que os valores guardados precisam ser declarados no IR. 

Veja, abaixo, as regras e como declarar as Caixinhas do Nubank. Não se preocupe, é mais simples do que parece.

Atenção: as informações abaixo são um guia para te ajudar a buscar informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Quem precisa declarar as Caixinhas no Imposto de Renda 2024? 

Para não deixar o seu dinheiro parado, por trás das Caixinhas existem investimentos. O aplicativo sugere uma opção no momento em que o cliente cria uma, mas ele pode trocar se quiser. Em 2023, existiam dois investimentos por trás dessa ferramenta:

  • RDB do Nubank, com rendimento de 100% do CDI, e proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Para a Caixinha Reserva de Emergência, o RDB tem resgate imediato (liquidez imediata) – ou seja, o resgate é concluído a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já nas outras Caixinhas com RDB, existe a liquidez é diária, em que os pedidos feitos até as 14h em dias úteis, o dinheiro fica disponível na conta após as 18h do mesmo dia. Em resgates pedidos depois das 14h, finais de semana ou feriados, o dinheiro fica disponível na conta no próximo dia útil. Há também a modalidade de resgate planejado, com escolha de uma data específica para retirar o valor.
  • Nu Reserva Imediata, fundo de renda fixa com objetivo de rentabilidade acima de 100% do CDI ao longo do tempo. 

Por serem investimentos, eles precisam ser declarados no Imposto de Renda 2024. Mas as regras e a forma de declaração são diferentes. Veja abaixo. 

Como declarar o dinheiro que está nas Caixinhas com RDB?

Se o dinheiro das suas Caixinhas está em RDB, esses valores são declarados junto com o saldo da sua conta do Nubank com depósitos feitos em RDB. Como assim? 

No informe de rendimentos do Nubank, no bloco "Bens e Direitos", campo "Conta Nubank", você vai ver uma linha com informações sobre o dinheiro que você tem com a gente em RDB – ele está identificado com a fonte pagadora Nu Financeira. 

Esse valor é a soma do dinheiro que está: 

  • Na função Resgate Planejado, que tem data de vencimento; 
  • Na sua conta com depósitos em RDB (em algum momento, você escolheu no aplicativo que os depósitos seriam feitos em RDB); 
  • E também nas Caixinhas com depósitos feitos em RDB.

Na prática, ao declarar a sua conta com depósitos feitos em RDB, você está declarando as suas Caixinhas que têm RDBs.   

Veja o passo a passo para declarar sua conta e, por consequência, as Caixinhas em RDB. Esses valores precisam ser declarados em duas fichas diferentes do programa do Imposto de Renda 2024: 

  • Na ficha “Bens e Direitos”: para declarar o saldo que você tem com a gente. Ao fazer isso, você basicamente indica para a Receita Federal que tem esse dinheiro como patrimônio; 
  • "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva": nesta ficha, os clientes informam os rendimentos que tiveram com seus RDBs ao longo de 2023, ou seja, seus ganhos.

Como declarar em "Bens e Direitos"? 

Em “Bens e Direitos”, você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação) e inserir as seguintes informações: 

  • Localização: Brasil; 
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Financeira, conforme enviado no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação: Saldo em RDB no Nubank, agência [xx], conta [xx];
  • Situação em 31/12/2022 e Situação em 31/12/2023: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimentos. Neste campo do Imposto de Renda, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Como declarar os rendimentos?

Na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”, você declara o rendimento, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”). Veja como preencher: 

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Financeira que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor “Rend. Exclusivo.” que consta no seu informe; 
  • Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$0,00, você não precisa preencher esta ficha, apenas a de “Bens e Direitos”.

Como declarar o dinheiro que está nas Caixinhas com fundo?

Outra opção das Caixinhas é o Nu Reserva Imediata. Por ser um fundo, ele deve ser declarado como qualquer outro fundo de investimento, em duas fichas diferentes do programa da Receita Federal. 

  • Na ficha “Bens e Direitos”: para declarar o quanto você tem no fundo, seu patrimônio. Ao fazer isso, você basicamente indica para a Receita Federal que tem esse dinheiro em seu nome; 
  • "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva": nesta ficha, os clientes informam os rendimentos que tiveram com seus fundos ao longo de 2023, ou seja, seus ganhos. Só devem preencher esta ficha os clientes que venderam cotas e tiveram lucro nessa venda.

As informações sobre esse fundo estão no bloco "Bens e Direitos" do seu informe de rendimentos, no campo "Fundos de Investimentos Nubank". Ele está identificado como Nu Reserva Imediata, e não como Caixinha. 

O saldo do Nu Reserva Imediata que aparece no informe é a soma de todo o dinheiro que você tem no fundo. Ou seja, nesse saldo também constam os valores investidos no Nu Reserva Imediata de forma direta, sem ser via Caixinhas. Na prática, ao declarar os seus investimentos em fundos do Nubank, você está declarando os valores das Caixinhas que estão no fundo Nu Reserva Imediata.  

Importante: se você tem mais de um fundo – por exemplo Nu Reserva Imediata e Nu Reserva Planejada –, é preciso declarar um de cada vez no programa da Receita Federal.

Veja aqui o passo a passo para declarar qualquer tipo de fundo de investimento

Como declarar o Nu Reserva Imediata em "Bens e Direitos"? 

Nesta ficha, você declara a titularidade desse investimento. Acesse a ficha "Bens e Direitos", selecione o grupo 7 (Fundos), o código 01 (Fundos de Investimentos sujeitos à tributação periódica) e preencha os seguintes dados;

  • Em "Discriminação", coloque o nome e o CNPJ do fundo e a quantidade de cotas que você tinha na carteira no último dia de 2023. Se a conta for conjunta, é preciso colocar também o nome, CPF do co-titular e CNPJ do fundo;
  • No campo "Situação", você deve colocar o saldo total, de acordo com o informe.

Importante: os fundos de investimento devem ser declarados no código apropriado. Exemplo: fundo de investimento imobiliário deve ser declarado no código 03 e fundo de investimento em ações, no código 5.

Como declarar os rendimentos?

Na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”, você declara o rendimento do seu fundo, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”).

Depois, basta informar o CNPJ e nome da fonte pagadora e valor dos rendimentos. Esses dados estão no seu informe do Nubank.

Os dados declarados precisam ser os mesmos que constam no seu informe de rendimentos, como o nome do fundo e CNPJ do administrador.

Não lembra qual investimento escolheu ao criar a Caixinha? Veja como consultar

Para saber qual é o investimento por trás das suas Caixinhas, basta acessar o aplicativo. Veja o passo a passo: 

  • Na tela inicial do seu app Nubank, clique na aba de Planejamento – ela é identificada por um cifrão ($);
  • Depois, clique em Caixinhas; 
  • Selecione uma Caixinha e role a tela para baixo para checar o histórico de depósitos. Ali, você já consegue verificar se a aplicação é em RDB ou no fundo Nu Reserva Imediata. 

De qualquer forma, não se preocupe. Todos os valores que você tem com a gente, seja em conta, em investimentos ou nas Caixinhas aparecem no seu informe de rendimentos. Basta declarar tudo que está no documento. 

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Leia também 

Caixinhas do Nubank: tudo o que você precisa saber

Perguntas e respostas sobre as Caixinhas do Nubank

Tudo sobre o fundo Nu Reserva Imediata

Qual o rendimento atual do fundo Nu Reserva Imediata? 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.