Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como cancelar compra no ...

Como cancelar compra no cartão de crédito?

Cancelar uma compra no cartão de crédito muitas vezes é um processo simples, mas é importante seguir a ordem certa. Veja como pedir o cancelamento e receber o estorno da loja.



Você fez uma compra no cartão de crédito, recebeu o produto dentro do prazo, mas ele veio com defeito ou não era exatamente como você esperava? Calma, tem solução! E, às vezes, cancelar compra no cartão de crédito é mais simples do que parece.

O primeiro passo é entrar em contato com a loja que vendeu o produto. Cada uma tem sua própria política de trocas, cancelamentos e devoluções, mas o que todas têm em comum é que elas devem seguir o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ele garante alguns direitos para consumidores que se arrependeram da compra ou querem solicitar o estorno do valor por qualquer outra razão que seja considerada válida.

Entenda, abaixo, o que fazer se você quiser cancelar compra no cartão de crédito.

Como fazer o cancelamento de uma compra pela internet?

Muita gente pensa que a primeira coisa a ser feita é falar com o banco ou com a operadora do cartão. Mas esse não é o caminho correto. Antes de tudo, você precisa pedir o cancelamento da compra diretamente para o vendedor ou para a loja que vendeu o produto.

A compra de um serviço ou produto nada mais é do que um acordo firmado entre o cliente e seu fornecedor, ou seja: você paga um valor combinado, e, em troca, a loja te dá a mercadoria. Nessa relação, o cartão de crédito – assim como uma cédula de dinheiro – é um meio de pagamento

Por isso, as operadoras de cartão de crédito não têm autonomia para cancelar ou estornar valores considerando só a necessidade de um dos lados dessa relação comercial. 

Mas e se a loja não cumprir com sua própria política de cancelamento? 

Se você já tentou falar com a loja e não obteve o suporte necessário para o cancelamento da compra, a operadora do seu cartão de crédito pode iniciar um processo chamado de Chargeback (ou Contestação).

A contestação de uma compra pode ser feita em diferentes situações:

  • Se você comprou um produto e recebeu outro; 
  • Se a mercadoria veio com defeito e não foi trocada; 
  • Ou mesmo quando você só se arrependeu de ter feito a compra dentro do prazo permitido e não recebeu assistência da loja.

O contato com a loja e a documentação dessa conversa – seja com prints de um atendimento por chat, e-mail ou WhatsApp, ou mesmo um comprovante de cancelamento – vão te ajudar no processo. Assim, você tem evidências na contestação de que o estabelecimento não cumpriu com o que havia sido combinado.

O que acontece se eu contestar uma compra no cartão de crédito?

A contestação é um processo que serve para ajudar clientes com problemas em transações que foram feitas no cartão de crédito. A operadora do cartão (ou seja, seu banco ou instituição financeira) pode abrir uma disputa para que o cliente receba o estorno do valor pago, já que a loja não cumpriu com o combinado.

Quando uma disputa é aberta, a operadora apresenta provas de que houve algum problema com aquela transação. Por outro lado, a loja precisa provar que não houve inconformidades com a venda ou com o processo de estorno. 

Com base nas evidências enviadas, quem decide se a disputa foi vencida pelo cliente ou pela loja é a bandeira do cartão de crédito (no caso do Nubank, a bandeira é a Mastercard).

Se a disputa for ganha pelo cliente, o valor da compra é estornado. Se for ganha pela loja, a cobrança é considerada devida, e, portanto, permanece na fatura. 

Como esse processo pode levar alguns meses até ser finalizado, o que as instituições financeiras costumam fazer é lançar um crédito no valor da compra para que você não precise arcar com ela durante o andamento da disputa – é o chamado “crédito de confiança”.

Caso a loja ganhe a disputa, esse crédito volta a ser descontado do cliente.

Qual o prazo para cancelar uma compra no cartão de crédito?

O prazo para cancelar uma compra no cartão de crédito varia de acordo com o motivo do cancelamento e tipo de serviço prestado. Para casos de arrependimento, o prazo para desistir de um contrato ou da compra é de até sete dias a contar da sua assinatura ou da data em que recebeu o produto.

Já para a abertura de uma contestação, esse limite costuma ser estendido para até 120 dias após a compra ou data de realização do serviço, mas isso depende das políticas da operadora do seu cartão.

Resumindo: qual é o passo a passo para cancelar uma compra no cartão de crédito?

De forma resumida, o passo a passo para cancelar uma compra no cartão é o seguinte:

  1. Entre em contato com a loja ou pessoa que te vendeu o produto e peça para cancelar a compra realizada. Normalmente a loja fornece algumas orientações durante o atendimento, como valor a ser estornado e condições de cancelamento;
  2. Siga as orientações da loja e aguarde a confirmação de cancelamento da compra. Não deixe de conferir o prazo para estorno no seu cartão de crédito (essas informações costumam ser enviadas por e-mail e servem como comprovante de cancelamento);
  3. Se você não puder aguardar o prazo para o estorno do valor no seu cartão, que pode levar de uma a duas faturas, tire um print do comprovante de cancelamento enviado pela loja e entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito. Eles poderão te ajudar a agilizar o processo;
  4. Por outro lado, se você entrou em contato com a loja e eles não te deram nenhum tipo de retorno ou assistência para cancelar o produto, printe suas tentativas de contato. Tudo isso servirá de prova para sua contestação;
  5. Busque a central de atendimento do seu banco ou instituição financeira e conte o que aconteceu. A partir do seu relato, a área responsável saberá fazer o direcionamento adequado para a contestação, mas apresentar as evidências de que você já tentou resolver o problema com a loja ajuda a adiantar o processo. No Nubank, dá para fazer isso direto pelo app

Leia mais:

Como funciona o estorno do cartão de crédito?

Cancelamento e estorno: entenda a diferença

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.7

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post