Pular navegação

Cancelamento e estorno: entenda a diferença

O que você precisa saber quando cancela uma compra feita com o cartão de crédito

Cancelamento e estorno: uma rotatória com quatro saídas sobre um sinal de Pare roxo.
Comprou um produto e se arrependeu? Fez uma encomenda online com cartão de crédito e a mercadoria veio com defeito? Nesses casos, será que é possível fazer o cancelamento e pedir o estorno? A resposta é: depende. Todas as lojas precisam respeitar os direitos do consumidor, mas cada uma delas também possui sua própria política de trocas, cancelamentos e devoluções. Veja aqui quando é possível pedir um estorno. Por isso, quando o cliente quer cancelar uma compra ou pedir o seu dinheiro de volta (estorno), o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento e pedir o cancelamento da compra. As operadoras de cartão de crédito são apenas um meio de pagamento: elas não têm autonomia para cancelar ou estornar nenhum valor – simplesmente repassam o que os estabelecimentos devolvem ao cliente.

Qual é a diferença entre estorno e cancelamento

Um estorno é sempre um cancelamento de algo, mas um cancelamento nem sempre inclui um estorno. Em outras palavras: o cancelamento é o primeiro passo. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer o estorno. Cancelamento: é feito no mesmo dia em que a compra é cancelada, devolvendo o limite ao cartão do consumidor em até 72h, de acordo com as regras da instituição que emite o cartão (o emissor pode ser um banco ou uma fintech, por exemplo). Como é muito rápido, o cancelamento pode nem aparecer na fatura do comprador. Estorno: é, de fato, a devolução de um valor já confirmado pelo estabelecimento e que consta na sua fatura. Ou seja, você já pagou pelo produto. Normalmente acontece quando o cliente não recebeu a mercadoria, a mesma apresentou defeitos ou não houve a prestação do serviço por parte do estabelecimento. O estorno pode ser feito a partir do dia seguinte em que a compra é cancelada, por isso a compra feita e o valor devolvido vão aparecer na fatura do consumidor. (Lembrando que esse processo pode levar até 2 faturas para acontecer).

Fique atento na hora da compra

Existem algumas situações em que não é possível fazer o estorno, mesmo cancelando a compra. Quando você compra uma passagem de avião ou reserva um hotel, por exemplo, existem certas taxas ou condições específicas (como promoções) que não incluem estorno. Nessas situações, apesar de ser possível cancelar a reserva, pode ser que o consumidor não  receba o estorno (devido às condições acordadas). Outro exemplo bem comum é em caso de serviços de assinatura (TV a cabo, streaming de música e etc). O cliente  pode cancelar o serviço no meio do mês, porém pode ser que ainda exista uma última cobrança – proporcional ao tempo de uso –  antes do cancelamento definitivo. Também há chances de não haver estorno desse valor restante. Lembre-se: depois de solicitar o cancelamento e estorno com o lojista, você pode informar a operadora ou banco do seu cartão de crédito e acompanhar a situação do pedido. É cliente do cartão Nubank? Veja aqui como funciona o processo de estorno. Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.