Ter o celular roubado é horrível. Afinal, a vida das pessoas está todinha nesses pequenos aparelhos, hoje em dia. Mas, caso isso tenha acontecido com você, respire fundo e veja abaixo o que fazer.
Quase metade dos brasileiros já tiveram o celular roubado uma vez, mostra uma pesquisa da Panorama Mobile Time com a Opinion Box de 2019.
Em 2021, o país teve 847,3 mil registros de celulares roubados ou furtados ao longo do ano, o que representa pelo menos um aparelho roubado por minuto, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Em momentos de grandes aglomerações, como o Carnaval, isso pode ficar ainda mais comum: os dados da folia de 2023 já apontam que mais de 3 mil celulares foram furtados na capital paulista em cinco dias de festa.
Lidar com essa situação não é nada fácil: como bloquear o celular roubado? Como garantir que seus dados não serão acessados? Como rastrear o aparelho? Quando registrar ou não um Boletim de Ocorrência?E, além de tudo, ter o celular roubado é horrível. Afinal, a vida das pessoas está todinha nesses pequenos aparelhos hoje em dia. Mas, caso isso tenha acontecido com você, respire fundo e confira abaixo o que fazer e como lidar com a situação.
Teve o celular roubado? Veja um passo a passo do que fazer
- Avise todos os bancos e instituições financeiras nas quais possui conta ou cartão de crédito ou débito;
- Entenda quando fazer um boletim de ocorrência;
- Entre em contato com a operadora do telefone para bloquear a linha;
- Desconecte suas redes sociais e outros apps do aparelho;
- Mude suas senhas;
- Se a geolocalização estiver ativada, busque o aparelho.
1. Avise bancos e instituições financeiras o quanto antes
É muito importante comunicar todas as instituições financeiras onde você possui uma conta ou produto ativo para bloquear esses serviços imediatamente, caso tenha acesso a eles via telefone (com apps, por exemplo). Isso vale especialmente se o seu celular seja furtado com a tela desbloqueada – ou seja, quando o acesso a ele está livre. Se você for cliente Nubank, pode ligar no número 0800 608 6236 ou 4020 0185 (para capitais e regiões metropolitanas), ou ainda procurar por outros canais oficiais de atendimento.2. Faça o boletim de ocorrência: entenda quando (e como) fazer
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, quando existe furto, roubo ou perda de celular, pode ser registrado um Boletim de Ocorrência (o mesmo vale para documentos pessoais). Fazer um registro de B.O é importante não só para que as autoridades possam investigar e, eventualmente, recuperar o seu celular, mas também é importante para que os órgãos de segurança pública tenham números mais reais desses casos e, assim, possam tomar as medidas necessárias para preveni-los. Também vale a pena registrar um B.O. quando a geolocalização do dispositivo estiver desativada e, portanto, não for possível encontrá-lo – falamos mais sobre isso abaixo. Hoje, é possível fazer o registro de um B.O. pela internet, pelo site da Secretaria de Segurança Pública do estado em que você vive, informando seus dados pessoais, documentos e detalhando a situação de roubo ou furto o máximo possível. É importante dizer que as operadoras só autorizam o bloqueio do dispositivo com o boletim de ocorrência em mãos.3. Veja como bloquear o celular roubado e a linha telefônica
O primeiro passo depois de ter seu celular roubado é entrar em contato com sua operadora telefônica e solicitar o bloqueio da sua linha e também do dispositivo – para o segundo, é preciso ter em mãos o número IMEI do celular e o boletim de ocorrência do fato.IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, uma identificação única e global que todo celular tem – ele é formado por uma sequência de 15 números.Todo dispositivo possui um. O bloqueio do celular é feito com sua operadora, que comunicará todas as demais operadoras do país para impedir que ele seja usado novamente – e, para isso, é preciso o número IMEI. Uma vez bloqueado, o celular se torna inútil: ele fica completamente bloqueado e é impossível voltar a usá-lo.