O cartão de crédito pode ser um grande aliado se usado com responsabilidade. Seja para compras do dia a dia ou para resolver uma emergência. Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), os pagamentos com cartões de crédito tiveram alta de 42,2% no 1º semestre de 2022, com volume transacionado de R$ 1 trilhão no período. As informações apontam que os brasileiros continuam usando mais o cartão em substituição a dinheiro, cheque e outros meios.
Alguns bancos e instituições financeiras oferecem a possibilidade de solicitar um cartão adicional, facilitando o acesso a crédito e ajudando a manter a organização e controle dos gastos – já que as transações ficam na mesma fatura e o limite do titular é compartilhado.
Quem utiliza cartão de crédito pode pedir um cartão extra para dividir com seus familiares. Mas antes, é preciso entender como ele funciona e tomar alguns cuidados para não se enrolar financeiramente.
Como funciona um cartão de crédito adicional?
O cartão de crédito adicional é conectado ao limite e CPF do titular do cartão principal. A opção permite disponibilizar crédito para pessoas próximas como dependentes, cônjuges, amigos, menores de idade e para quem tem nome negativado, por exemplo.
O cartão adicional vem com o nome da pessoa que irá utilizá-lo e senha diferente. Porém, o limite é compartilhado e o responsável pelo pagamento da fatura continua sendo o titular. Com o cartão em mãos, o usuário poderá fazer compras de forma independente, ou seja, não é necessário pedir autorização do titular para realizar transações.
Por exemplo, Maria possui um cartão de crédito e solicita um cartão adicional para seu pai, Paulo. O responsável pelo pagamento das compras feitas no cartão de Paulo será Maria.
O cartão de crédito adicional oferece mais autonomia na hora de realizar uma compra. E o titular do cartão principal ainda consegue concentrar e acompanhar os gastos em uma só fatura.
Conheça a opção do Nubank: Cartão de crédito adicional do Nubank: tudo o que você precisa saber
Como funciona o limite e a fatura do cartão de crédito adicional?
O limite do cartão principal do titular e do cartão adicional é compartilhado. Na prática, isso quer dizer que: se você possui R$ 4 mil de limite, esse valor será dividido entre os cartões adicionais, da forma que desejar.
Geralmente, o titular pode estabelecer o valor do limite a ser utilizado por mês no cartão adicional.
Vale dizer que o número de cartões adicionais disponibilizados e o valor do limite de cada um pode variar dependendo da instituição. As transações podem vir separadas ou juntas, em uma mesma fatura. No entanto, o responsável pelo pagamento será sempre o titular.
Quem pode ter um cartão adicional?
O cartão adicional pode ser solicitado pelo titular do cartão principal em nome de qualquer pessoa que ele desejar – cônjuge, filho maior ou menor de idade, parente ou amigo que tem restrição no nome e não consegue um limite pré-aprovado, por exemplo.
Os benefícios do cartão de crédito do titular são compartilhados com o cartão adicional?
Sim. Caso o cartão principal seja Gold, por exemplo, quem possui cartão adicional pode usufruir dos mesmos benefícios, como seguro proteção de compras e garantia estendida original, por exemplo.
Já se o cartão principal for Platinum, os usuários dos cartões adicionais também têm direito a seguro de emergências médicas em viagens, seguro de automóveis e isenção de taxa de rolha em alguns restaurantes, por exemplo.
O mesmo funciona para quem tem cartão Black. Tanto titular quanto dependentes podem acessar salas VIPs em aeroportos, receber cashback em compras e outras vantagens.
Cuidados antes de solicitar um cartão de crédito adicional
Antes de solicitar um cartão adicional é importante considerar alguns pontos, para não acabar perdendo o controle das finanças. Abaixo, veja quais cuidados tomar se você pensa em pedir um cartão adicional:
1. Só forneça o cartão para pessoas de sua confiança
Se o cartão for usado de maneira irresponsável, é o nome e CPF do titular que estão em risco, já que a fatura dos cartões adicionais são de responsabilidade do titular do cartão principal. Por isso, só disponibilize o cartão adicional para membros da família e amigos próximos que você confie.
2. Estabeleça um limite de acordo com a idade
Muitos adolescentes estão aprendendo a lidar com dinheiro e a ter um bom relacionamento com as finanças. Se a intenção é compartilhar o limite do seu cartão com seu filho, por exemplo, leve em consideração a idade do seu dependente na hora de estabelecer o limite do cartão adicional. Assim, você evita dor de cabeça no futuro.
3. Fique atento à anuidade
Alguns cartões adicionais podem possuir anuidade extra. Mesmo que o limite seja compartilhado, o titular pode ter que pagar duas anuidades diferentes. Por isso, antes de solicitar um cartão adicional, verifique com o seu banco ou instituição financeira se ele vai ter anuidade e, caso a resposta seja positiva, se vale a pena pagar o valor.
Com planejamento dos gastos, o cartão de crédito adicional pode facilitar o dia a dia e auxiliar na independência financeira das pessoas que você ama e com quem se preocupa.
Aproveita para escutar o episódio 67 do Semanada e saiba como conversar com seus pais sobre dinheiro e por que isso é importante:
Leia mais:
Guia para organizar as contas se você tem um cartão de crédito
Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.