Pular navegação

Novo golpe? Descubra como os criminosos têm dado uma outra cara para táticas antigas

Alguns golpes podem até parecer novos mas, na verdade, usam apenas outra abordagem para fazer vítimas com velhas técnicas de engenharia social. Conheça as mais comuns e saiba como se proteger.

Dia sim, outro também, tem um novo golpe aparecendo por aí. E a porta de entrada para todos eles costuma ser uma interação social, seja por redes sociais, app de mensagens ou por telefone. 

Em geral, as vítimas são abordadas por alguma pessoa que as convence a tomar alguma ação (como fornecer informações pessoais ou até mesmo a senha do banco) sem que elas percebam que estão sendo enganadas. 

Esse tipo de manipulação é chamada de engenharia social e é com essa tática que muitas pessoas caem em golpes. É por isso que, ainda que a forma como os golpistas agem pareça diferente, todas elas têm semelhanças.

Abaixo você confere os novos golpes aplicados pelos golpistas que, na verdade, nem são tão novos assim.

Golpe do Pix

Nesta modalidade, os fraudadores entram em contato com as vítimas dizendo que há algo de errado com a conta delas e que, para solucionar o problema, é necessário baixar um aplicativo. 

No entanto, depois que o app é instalado, o cliente perde toda a autonomia sobre o celular, passando o controle do aparelho para a mão dos golpistas, que entram na conta e realizam transferências via Pix para retirar o dinheiro da conta.

Por isso, esse golpe também é conhecido como "vírus do Pix", mas, na verdade, essa é só uma variação do golpe da mão fantasma ou golpe do acesso remoto.

Como evitar o golpe do Pix?

Se alguém te pedir para baixar qualquer aplicativo, desconfie na hora. Também não é recomendado que você baixe aplicativos fora da loja oficial do seu celular.

O mesmo cuidado vale caso te peçam para baixar algum módulo extra de segurança no seu aplicativo de banco já instalado, por exemplo. Essa é uma isca comum para te fazer acreditar que tem algo de errado. O jeito mais seguro de atualizar os apps do seu celular é indo até a loja oficial de aplicativos e buscando pela atualização, sem baixar nada extra de links que você não conheça.

Falando em links, é bem importante que você nunca clique em links desconhecidos, pois muitos deles também podem estar infectados com malware e vírus que podem danificar o seu celular e roubar dados sensíveis.

https://www.youtube.com/watch?v=u9K6awiS1Cs

Golpe do falso policial

Sabe aquele golpe em que os criminosos se passam por uma instituição financeira, dizendo que o seu cartão foi fraudado, e que um representante do banco irá até a sua casa para buscá-lo? 

O golpe do falso policial acontece da mesma forma, com a diferença de que agora os golpistas fingem ser da Polícia e alegam que o cartão precisa ser periciado. Também é comum que eles peçam para que a vítima não corte o cartão e não danifique o chip, assim ele poderá ser usado livremente.

Como evitar o golpe do falso policial?

Nunca entregue o seu cartão para outras pessoas e, se você for contatado sobre algum problema na sua conta ou no seu cartão, não entregue nada e entre em contato com a sua  instituição financeira pelos canais oficiais de atendimento. É bom reforçar que nenhuma nenhuma instituição financeira, nem mesmo a polícia, enviaria alguém ao seu endereço para buscar o seu cartão de crédito.

https://www.youtube.com/watch?v=4vw2VLMLn_g

Golpe do emprego falso

O golpe do falso emprego acontece da mesma forma que outros golpes que simulam um falso atendimento. A tática é muito parecida: a vítima é procurada pelo atendente de uma suposta agência de emprego, que está oferecendo uma vaga de trabalho e que aquela pessoa tem o perfil esperado – mas tudo não passa de uma fraude. 

Ao aceitar a proposta, a vítima é levada a clicar em um link para preencher um formulário de cadastro e realizar um curso rápido. Os criminosos também a convencem a fazer transferências de Pix para a realização de exames médicos que, na verdade, não existem.

Como evitar o golpe do emprego falso?

Caso você receba alguma oferta de emprego, certifique-se de que a empresa que abriu a mensagem é mesmo legítima e que a vaga é real (especialmente se você estiver de fato procurando emprego).

Também é interessante que você faça essa busca em páginas oficiais de recrutamento, como LinkedIn, Glassdoor, Indeed e Greenhouse. É importante que você nunca compartilhe informações pessoais sem ter certeza de que a vaga é legítima e preste bastante atenção caso seja necessário realizar alguma transferência para participar do processo seletivo. 

Vagas do Nubank: saiba onde encontrar os anúncios oficiais

Golpe do presente falso

Este não é um novo golpe, mas uma versão do golpe da maquininha de cartão: aqui, as vítimas são abordadas pessoalmente com um suposto presente de aniversário, que teria sido entregue por uma empresa com quem ela já tem um relacionamento. 

Como funciona o golpe da maquininha de cartão que bloqueia pagamentos por aproximação

Os criminosos fazem de tudo para que a pessoa se convença de que o brinde é real e, na hora de entregá-lo, também pedem para que ela faça um pagamento da taxa de entrega. Nesta hora, o entregador oferece uma maquininha com o visor quebrado e aplica o golpe, cobrando um valor bem mais alto do que o combinado. Também é comum que os golpistas prestem atenção na senha digitada e, posteriormente, tentem trocar o cartão da vítima. 

Como evitar o golpe do presente falso?

Além de não aceitar brindes e presentes sem ter certeza de quem os enviou, é importante que você nunca passe o seu cartão de crédito ou débito em maquininhas quebradas ou com baixa visibilidade no leitor. Também é importante que, durante o processo de pagamento, você não entregue o cartão nas mãos de outras pessoas e confira o valor digitado na tela.

Golpe do falso investimento

O golpe do falso investimento é mais um exemplo de golpe do falso atendimento: ele também começa por uma rede social ou app de mensagem: criminosos se passam por instituições financeiras ou por corretoras para oferecer opções de investimentos que parecem imperdíveis mas que, na verdade, só vão prejudicar os clientes. 

Como evitar o golpe do falso investimento?

Neste caso, os golpistas vão despertar o senso de urgência das vítimas e demonstrar pressa em fechar negócio. Caso você seja abordado por alguém, desconfie e não forneça informações pessoais sobre você e nem dados bancários. 

Leia também:

4 sinais de um golpe – como perceber que você está caindo numa enrascada

Como proteger o celular: conheça 3 ferramentas que podem te ajudar

Cibercrime: o que é isso?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.