Pular navegação

Os bancos abrem no Carnaval?

O Carnaval é considerado feriado bancário, por isso, fique atento na hora de efetuar pagamentos. Confira o cronograma de funcionamento dos bancos durante o feriado.

Imagem de confete e serpentinas coloridas e brilhantes numa superfície cinza.

As comemorações de início de ano e as férias escolares mal acabaram, e já tem feriado à vista. Em 2024, o Carnaval acontece entre os dias 10 (sábado) e 13 (terça-feira) de fevereiro, e exige organização de quem precisa utilizar serviços bancários – afinal, os bancos abrem no Carnaval? 

Vale dizer que o Carnaval geralmente é ponto facultativo – ou seja, mesmo que os órgãos públicos fechem, as empresas não são obrigadas a dar folgas a seus funcionários. O feriado só é oficial em alguns estados e municípios por leis locais (como no Rio de Janeiro, onde a terça-feira é feriado estadual). 

Abaixo, confira como fica o funcionamento dos bancos no Carnaval 2024.

Expediente bancário no Carnaval 2024

Não haverá expediente bancário na segunda e terça-feira de Carnaval em 2024 (12 e 13 de fevereiro), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Como ficam os boletos que vencem no carnaval?

Pagamentos, transferências e outras transações podem ser feitas pelo aplicativo do seu banco ou internet banking. É importante ficar atento na data em que eles serão processados.

  • Pagamentos feitos por boletos só serão processados no dia 15 de fevereiro;
  • Pagamentos por TED devem ser compensados no dia 14.

Geralmente, contas de água, energia, gás, telefone etc, que vencem no feriado, já têm a data de vencimento alterada automaticamente para o próximo dia útil (ou seja, 14 de fevereiro). Para outros casos, você pode:

  • Antecipar o pagamento de contas e boletos que tenham vencimento durante o Carnaval para o dia 9 de fevereiro (sexta-feira), ainda durante o expediente bancário;
  • Pagar com Pix: funciona 7 dias na semana, 24 horas por dia, mesmo em domingos e feriados. As transações feitas com Pix são processadas na hora.

Os bancos vão abrir na quarta-feira de cinzas?

No dia 14 de fevereiro, as agências bancárias devem voltar a funcionar a partir das 12h. Já na quinta e sexta-feira, 15 e 16 de fevereiro, respectivamente, o funcionamento dos bancos volta ao normal.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, com o objetivo de garantir, pelo menos, 3 horas de atendimento presencial ao público.

Como ficam os pagamentos e transações feitos com a conta do Nubank no Carnaval?

Para transações feitas com a conta do Nubank, o funcionamento será da seguinte forma:

TED

  • 12 e 13/02: não funcionam;
  • 14/02: volta a funcionar normalmente.

Boletos

  • Boletos bancários e de consumo com vencimento entre os dias 10 e 13 de fevereiro poderão ser pagos sem juros e sem multa no dia 14 de fevereiro;
  • Tributos com vencimento entre 10 e 13 de fevereiro deverão ser pagos antecipadamente até o dia 09 de fevereiro para evitar multas, juros e a necessidade de emissão de uma nova via.

Renda fixa

  • Aplicações e resgates de renda fixa realizados após as 14h de 09 de fevereiro serão liquidados no dia 14.

Tesouro Direto

  • Não haverá liquidação do Tesouro Direto nos dias 12 e 13 de fevereiro. No dia 14, as negociações iniciam às 13h;
  • Resgates realizados após as 13h do dia 09 de fevereiro serão creditados no dia 14 de fevereiro. 

Renda variável

  • Não haverá negociação na B3 em 12 e 13 de fevereiro No dia 14, as negociações iniciam às 13h.

Caixinhas

  • Caixinhas com fundos: as movimentações em fundos solicitadas após as 14h do dia 09 de fevereiro serão processadas no dia 14/02;
  • RDB: aplicações e resgates de renda fixa realizados após as 14h de 09 de fevereiro serão liquidados no dia 14.
https://www.youtube.com/watch?v=oOlIVODUCXc

Quer curtir a festividade tranquilo, sem dor de cabeça? 

Segurança no Carnaval: conheça as funções do Nubank que te ajudam a curtir com tranquilidade

Carnaval com segurança: como cuidar do seu cartão de crédito?

Carnaval e economia brasileira: como a festa impacta o mercado?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.