Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Carnaval 2021 vai ser fe...

Carnaval 2021 vai ser feriado bancário? E se eu precisar pagar contas?

As instituições financeiras consideraram o Carnaval 2021 feriado bancário. Saiba quem mais terá feriado ou não e o que fazer se precisar do banco.

Piso coberto por serpentinas e confetes

Em 2021, os tradicionais quatro dias de Carnaval caem entre 13 (sábado) e 16 (terça-feira). Mas, por causa da pandemia do Covid-19, as festas foram canceladas para evitar aglomerações. Por causa disso, muita gente ficou sem entender se o Carnaval 2021 será feriado ou não.

A resposta é: depende.

O Carnaval já é ponto facultativo normalmente – ou seja, mesmo que os órgãos públicos fechem, as empresas não são tecnicamente obrigadas a dar folgas a seus funcionários.

O feriado só é oficial em alguns estados e municípios por leis locais (como no Rio de Janeiro, onde a terça-feira é feriado estadual.

Neste ano, foi decidido que o Carnaval 2021 será feriado bancário – mas, de resto, ficou a cargo de cada estado e/ou município decidir se vai manter o ponto facultativo.

Expediente bancário no Carnaval 2021: como vai funcionar?

As agências bancárias não abrirão na segunda e terça-feira de Carnaval em 2021 (15 e 16 de fevereiro), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No dia 17, elas voltam a funcionar a partir das 12h.

Mas você não precisa depender de agência: pagamentos, transferências e outras transações podem ser feitas pelo aplicativo ou internet banking.

É importante ficar atento, no entanto, quando eles serão processados.

  • Via de regra, pagamentos feitos por boletos ou DOC só serão processados no dia 18 de fevereiro.
  • Os pagamentos em TED, por outro lado, devem ser compensados no dia 17.

Mesmo quem encontrar uma casa lotérica aberta durante o feriado também terá seu pagamento processado nesses dias apenas.

Sua conta vence durante o Carnaval?

Normalmente, os tributos estaduais (água, energia, gás, telefone etc) já têm a data de vencimento alterada para o próximo dia útil. Para outros casos, você tem duas opções:

  • Antecipar eventuais contas e boletos que tenham vencimento durante o Carnaval para o dia 12 de fevereiro (sexta-feira), ainda durante o expediente bancário.
  • Pagar com Pix: ele funciona 7 dias na semana, 24 horas por dia, mesmo em domingos e feriados. As transações feitas com Pix são processadas na hora, sem precisar esperar o próximo dia útil.

Carnaval 2021: é feriado pra mim ou não?

Na maior parte dos casos, dar folga nos dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval) e na manhã do dia 17 (quarta-feira de Cinzas) é uma determinação da empresa onde cada pessoa trabalha.

As empresas têm liberdade para dar folgas a seus funcionários quando quiserem – por isso, algumas delas podem, sim, decidir dispensar seus funcionários por um ou mais dias do Carnaval 2021, independentemente da decisão sobre o ponto facultativo.

Mas vale ficar de olho: a empresa também pode oferecer a folga e solicitar que o tempo seja compensado em outro momento, ou via banco de horas.

E se o Carnaval for decretado feriado na cidade?

Neste caso, a pessoa que trabalhar no feriado deve receber seu salário em dobro – essa é uma regra da CLT. Caso a empresa ofereça a folga em outro dia para compensar o feriado, não há o pagamento dobrado.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.95

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post