Pular navegação

Calendário do saque FGTS 2021: veja quando sacar

Neste ano, a única opção que segue um cronograma específico é o saque-aniversário. Confira as datas.

Calendário Saque FGTS 2021: fotografia de um calendário sobre uma mesa branca ao lado de um chapéu de sisal e uma caneta (Crédito: Olive Tatiane)

Se você ficou confuso com as diversas datas e modalidades de saque do fundo de garantia em 2020, saiba que o calendário do saque FGTS 2021 é bem mais simples. Afinal, a única opção que segue um cronograma específico é o saque-aniversário.

O saque-aniversário do FGTS (o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma modalidade anunciada em 2019 que permite aos trabalhadores sacar uma parcela do benefício uma vez por ano.

Os saques começaram em 2020 e, em 2021, seguem um calendário de pagamento específico de acordo com a data de nascimento do contribuinte – por isso o nome saque-aniversário.

Abaixo, confira o calendário do saque FGTS 2021.

Calendário do saque FGTS 2021

Para os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do FGTS, o calendário segue a data de nascimento – o contribuinte tem o mês de seu aniversário e os dois meses seguintes para sacar o benefício.

Caso o dinheiro não seja sacado dentro do prazo, ele volta automaticamente para o fundo de garantia do trabalhador.

Confira o calendário completo de 2021 abaixo:

Nascidos emPodem sacar o FGTS em 2021
JaneiroDe janeiro a março
FevereiroDe fevereiro a abril
MarçoDe março a maio
AbrilDe abril a junho
MaioDe maio a julho
JunhoDe junho a agosto
JulhoDe julho a setembro
AgostoDe agosto a outubro
SetembroDe setembro a novembro
OutubroDe outubro a dezembro
NovembroDe novembro a janeiro de 2022
DezembroDe dezembro a fevereiro de 2022

Veja mais informações sobre o saque-aniversário do FGTS

Como sacar o FGTS do saque-aniversário?

Valores de até R$3.000 podem ser sacados em casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, postos de atendimento eletrônico ou salas de autoatendimento – caso o beneficiário tenha o Cartão do Cidadão. Para qualquer outra situação, o saque deve ser feito em uma agência da Caixa.

Outra forma de fazer isso é utilizar o saque digital – funcionalidade disponível desde fevereiro de 2020. Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores liberados, solicitar o saque e indicar uma conta em seu nome em qualquer banco – para onde o dinheiro será transferido. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência..

E vão ter outras modalidades do FGTS em 2021?

Com o crescimento de casos de Covid-19 em 2021, começaram a especular sobre uma nova rodada do FGTS Emergencial – que, em 2020, liberou o saque de até R$ 1.045 do fundo de garantia como uma forma de mitigar os efeitos da pandemia na economia.

Mas, até o momento, não houve nenhum anúncio oficial sobre o tema. Por ora, as únicas formas de usar o FGTS em 2021 são pelo saque-aniversário ou pelas regras tradicionais – como demissão sem justa causa, doença grave e compra de imóvel.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.