Pular navegação

Como usar o FGTS se você está desempregado

É importante entender como usar o FGTS de maneira inteligente para que ele dure o máximo de tempo possível e ajude a segurar as finanças neste período difícil.

Caderno quadriculado em branco com uma caneta em cima sobre um tapete roxo

Desde que o governo anunciou as novas regras para o saque do FGTS, resgatar o fundo de garantia entrou na cabeça de muita gente. Mas o principal motivo para acessá-lo continua sendo o desemprego.

É preciso, no entanto, estar atento ao que fazer com este dinheiro. Como sugere o nome, o FGTS – o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é justamente uma garantia para que o trabalhador tenha como se sustentar neste período.

Perdi o emprego. Como usar o FGTS?

O Brasil tem hoje quase 13 milhões de pessoas desempregadas. Isso são quase 13 milhões de pessoas que, em diferentes graus, precisam de atenção dobrada sobre seus gastos e organização financeira. O dinheiro sacado do FGTS, portanto, deve ser muito bem administrado para render o máximo possível. Estes passos podem ajudar:

1. Faça as contas

Caso ainda não saiba, descubra quais são os seus gastos mensais. Dá para fazer essa organização em uma planilha ou até mesmo no lápis, o importante é ser detalhista. Pode ser trabalhoso, mas é isso que permitirá visualizar quanto dinheiro está saindo a cada mês.

2. Reduza o orçamento

Com os gastos mapeados, é hora de fazer cortes: entenda o que é essencial, o que pode ser reduzido e o que deve ser eliminado. Há hábitos de consumo difíceis de serem quebrados, então, quanto antes eles forem identificados, melhor. Esse é o momento de equiparar a sua renda (o FGTS e quaisquer outras fontes financeiras que você possa ter) com a sua realidade. Quanto menor o teto do orçamento mensal, mais tempo vai durar o FGTS.

Importante: isto não quer dizer que é obrigatório cortar tudo que traz prazer. Se você tem um hobby que não é gratuito, mas proporciona o foco e tranquilidade necessários para te ajudar a ser mais produtivo em outros momentos, talvez valha a pena mantê-lo. Tudo é uma questão de balancear despesa e chegar a um equilíbrio saudável.

3. Negocie dívidas existentes

Se você tem um acordo que não vai conseguir honrar, é hora de entrar em contato com o credor e fazer uma nova negociação (veja aqui dicas de como fazer isso). Explique as circunstâncias e demonstre que sim, você quer pagar seus débitos, mas precisa de condições mais flexíveis.

Fazer acordos é do interesse tanto da empresa quanto de quem está endividado – ninguém ganha com a inadimplência.

4. Guarde o que conseguir – mesmo que pareça insignificante

Trate o FGTS como um salário. Estabeleça o valor mensal, encaixe seus gastos nele e separe uma quantia para ser guardada em uma reserva de emergência. Pode parecer contraintuitivo – afinal, por que guardar aquilo que já está na sua conta? –, mas ajudará a manter a disciplina de não ultrapassar o teto de gastos.

5. Segure a mão no crédito

O cartão de crédito é excelente para quem sabe que terá renda garantida no mês seguinte. Enquanto essa não voltar a ser sua realidade, reduza ao mínimo seus gastos nessa modalidade.

6. Busque uma renda extra

Procure um trabalho temporário ou tente oferecer  serviços entre conhecidos e grupos de redes sociais. Não é que sobrem oportunidades, mas há algumas opções para quem está desempregado fazer um dinheirinho, portanto, descubra se existe algo que você tem condições de fazer. Toda renda extra ajuda a manter as contas em dia.

7. Invista bem seu tempo

É importante aproveitar de maneira estratégica as horas do dia que costumavam ser ocupadas pelo emprego. Fazer uma renda extra (veja o item acima), desenvolver novas habilidades em cursos online e ativar sua rede de contatos profissionais para tentar uma nova posição são algumas das maneiras de dedicar esse tempo. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.