Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro Boletim Focus: o que é ...

Boletim Focus: o que é esse relatório do Banco Central?

Entenda o relatório semanal divulgado pelo Banco Central, que reúne informações sobre as expectativas da economia do Brasil.

De quanto será o reajuste no aluguel? O preço do açúcar vai aumentar? A mensalidade da escola fica igual? E o valor do combustível, vai mudar nos próximos meses? Essas perguntas, que afetam no dia a dia o bolso dos brasileiros, são respondidas semanalmente no Boletim Focus.

Ele é um relatório publicado pelo Banco Central, que recolhe diariamente projeções de cerca de 140 instituições. Entenda, abaixo, o que isso significa e por que ele é importante.

O que é o Boletim Focus?

Divulgado semanalmente pelo Banco Central, o Boletim Focus é um relatório que resume as projeções do mercado para a economia. Ele é formulado a partir de pesquisas macroeconômicas realizadas por instituições como bancos, consultorias, corretoras, universidade e distribuidoras.

Também chamado de Relatório Focus, ele é publicado toda segunda-feira no site oficial do Banco Central do Brasil e reúne uma série de indicadores, como projeções da inflação, PIB e câmbio.

O relatório é produzido pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN).

Como é feito o Boletim Focus?

Para a criar o Boletim Focus, diversas instituições realizam análises diárias do mercado.

Entre os principais indicadores considerados, estão:

  • IPCA – índice oficial da inflação no país, que indica a variação dos preços de alimentos e produtos no comércio para o consumidor final. Leia mais aqui.
  • IGPM – registra a inflação – ou deflação – de preços de diversos produtos e serviços, desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. 
  • Taxa de câmbio – preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional – no caso do Brasil, o real.
  • Taxa de crescimento do PIB –  o Produto Interno Bruto é considerado o termômetro da economia: quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica
  • Taxa Selic – a taxa básica de juros da economia brasileira, que influencia as demais taxas de juros. Entenda melhor aqui.

A pesquisa é inserida no Sistema Expectativas de Mercado, disponibilizado pelo Banco Central, que serve para garantir mais agilidade e segurança no processo de coleta dos dados e  também minimizar a ocorrência de erros de informação.

Vale ressaltar que o Sistema Expectativas de Mercado não é a mesma coisa que o Boletim Focus. O primeiro contém as informações vindas das instituições. O relatório é o compilado a partir desses dados.

As organizações devem informar, ainda, a área de pesquisa em que atuam e o profissional responsável pelo projeto.

Qual é a importância do Boletim Focus?

O Boletim Focus ajuda a desenhar o cenário econômico – o que é divulgado nele serve para orientar decisões de investimentos, gastos e economias das pessoas, empresas e até do governo, que pode fazer ajustes em políticas que ajudem a atingir as metas de crescimento e desenvolvimento nacional.

Cada relatório semanal também vem com um comparativo da segunda-feira anterior e de quatro semanas atrás, o que ajuda a visualizar se a situação está estável ou mudando muito semana a semana.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post