Pular navegação

Boletim Focus: o que é esse relatório do Banco Central?

Entenda o relatório semanal divulgado pelo Banco Central, que reúne informações sobre as expectativas da economia do Brasil.

Boletim Focus: homem se equilibrando em uma corda bamba e uma linha de gráfico subindo e descendo

De quanto será o reajuste no aluguel? O preço do açúcar vai aumentar? A mensalidade da escola fica igual? E o valor do combustível, vai mudar nos próximos meses? Essas perguntas, que afetam no dia a dia o bolso dos brasileiros, são respondidas semanalmente no Boletim Focus.

Ele é um relatório publicado pelo Banco Central, que recolhe diariamente projeções de cerca de 140 instituições. Entenda, abaixo, o que isso significa e por que ele é importante.

O que é o Boletim Focus?

Divulgado semanalmente pelo Banco Central, o Boletim Focus é um relatório que resume as projeções do mercado para a economia. Ele é formulado a partir de pesquisas macroeconômicas realizadas por instituições como bancos, consultorias, corretoras, universidade e distribuidoras.

Também chamado de Relatório Focus, ele é publicado toda segunda-feira no site oficial do Banco Central do Brasil e reúne uma série de indicadores, como projeções da inflação, PIB e câmbio.

O relatório é produzido pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN).

Como é feito o Boletim Focus?

Para a criar o Boletim Focus, diversas instituições realizam análises diárias do mercado.

Entre os principais indicadores considerados, estão:

  • IPCA - índice oficial da inflação no país, que indica a variação dos preços de alimentos e produtos no comércio para o consumidor final. Leia mais aqui.
  • IGPM - registra a inflação – ou deflação – de preços de diversos produtos e serviços, desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. 
  • Taxa de câmbio - preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional - no caso do Brasil, o real.
  • Taxa de crescimento do PIB -  o Produto Interno Bruto é considerado o termômetro da economia: quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica
  • Taxa Selic - a taxa básica de juros da economia brasileira, que influencia as demais taxas de juros. Entenda melhor aqui.

A pesquisa é inserida no Sistema Expectativas de Mercado, disponibilizado pelo Banco Central, que serve para garantir mais agilidade e segurança no processo de coleta dos dados e  também minimizar a ocorrência de erros de informação.

Vale ressaltar que o Sistema Expectativas de Mercado não é a mesma coisa que o Boletim Focus. O primeiro contém as informações vindas das instituições. O relatório é o compilado a partir desses dados.

As organizações devem informar, ainda, a área de pesquisa em que atuam e o profissional responsável pelo projeto.

Qual é a importância do Boletim Focus?

O Boletim Focus ajuda a desenhar o cenário econômico – o que é divulgado nele serve para orientar decisões de investimentos, gastos e economias das pessoas, empresas e até do governo, que pode fazer ajustes em políticas que ajudem a atingir as metas de crescimento e desenvolvimento nacional.

Cada relatório semanal também vem com um comparativo da segunda-feira anterior e de quatro semanas atrás, o que ajuda a visualizar se a situação está estável ou mudando muito semana a semana.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.