Pular navegação

Golpes na Black Friday: como detectar?

Encontrou uma promoção imperdível mas não tem certeza se ela é real? Aprenda a identificar descontos fraudulentos durante a Black Friday.

Golpes na Black Friday: imagem de uma mulher enrolada em uma folha de nota fiscal gigante. Ela está com as mãos na cabeça, como se estivesse arrependida de uma compra. Ela veste uma camisa branca e um colete marrom por cima da camisa. Ela é negra e tem cabelos cacheados longos.

A Black Friday 2023 acontece no dia 25 de novembro mas antes mesmo da data chegar, já começam a aparecer promoções e descontos em todo canto. O problema é que nem todas são o que parecem ser. 

Durante o período de alta de compras, criminosos se aproveitam do grande volume de transações para aplicar golpes que podem passar despercebidos pela maioria das pessoas. Uma pesquisa feita pela empresa ClearSale mostrou que, em 2022, foram de 40 mil pedidos fraudulentos durante a Black Friday.

Um jeito de não cair nessa avalanche de fraudes é saber como agem os golpistas e se cercar de informações que podem te ajudar a identificar um golpe. Abaixo, você confere dicas para se proteger durante a Black Friday 2023 e fazer compras online de forma segura.

https://www.youtube.com/shorts/gJWAM7nDKVw

1. Preste atenção na URL do site

Também chamada de link, a URL nada mais é do que o endereço virtual da loja que você está procurando. No geral, os fraudadores criam links falsos que são muito parecidos com os links oficiais de grandes varejistas, induzindo os consumidores ao erro. 

O jeito mais fácil de garantir que uma URL é mesmo confiável é digitando o endereço da loja que você deseja diretamente na barra de busca do navegador. Ou seja: nada de entrar em links pelas redes sociais ou de clicar nos primeiros resultados que aparecem no seu buscador. 

Também é importante evitar anúncios que vem direto de páginas de mídias sociais ou links patrocinados no buscador. Principalmente na Black Friday, os golpistas patrocinam páginas falsas com tanto dinheiro que às vezes elas ficam até acima de páginas reais. Se você encontrar uma promoção, é melhor ir direto à fonte.

Erros de digitação, repetição ou substituição de letras por símbolos e números também são modos de confundir os usuários. Se você identificar qualquer um destes sinais, pode ser um link falso.

Como saber se um link é mesmo seguro?

Existem algumas formas de fazer essa verificação. A primeira delas é checando o início da URL. Geralmente, links seguros começam com HTTPS, que é um protocolo tradicional de segurança na navegação.

Ao lado esquerdo do link, também deve aparecer um símbolo de cadeado fechado, que indica que o site recebeu um certificado de criptografia. Isso significa que ele protege as informações que são transmitidas naquele ambiente.

Depois, é hora da checagem de domínio. O domínio é onde um site está hospedado, ele é como uma casa para o link. Adotando uma analogia, se o link é um endereço virtual, o domínio seria o equivalente a uma casa neste endereço. O grande problema é que cibercriminosos podem criar domínios falsos que são muito parecidos com os domínios reais de uma organização. Por isso, vale redobrar o cuidado. 

https://www.youtube.com/watch?v=MEPY8ZE-Omc

Se bater a dúvida, um jeito de conferir a veracidade de um domínio é fazendo uma pesquisa no site Registro BR. Lá, dentro da seção "Whois", você pode inserir o domínio que deseja consultar para encontrar as informações de registro dele. Eles mostram tudo: o nome da empresa, seu país de origem, CNPJ, data de registro do domínio e mais uma série de informações úteis que podem te ajudar a identificar se é ou não uma fraude.

É sempre válido suspeitar de domínios muito recentes, criados neste ano, por exemplo. Se a empresa que você busca é consolidada no mercado e existe há mais tempo, por que o registro do domínio dela seria tão novo? 

Outro detalhe é o CNPJ: desconfie de domínios registrados no nome de pessoas físicas e sempre faça uma checagem para saber se o CNPJ encontrado é mesmo da empresa que você deseja.

Quer saber mais sobre links falsos? Confira mais dicas aqui

2. Recebeu um boleto ou chave Pix por e-mail? Não pague antes de conferir

Você fez uma compra em um site aparentemente confiável e, em seguida, recebeu um boleto de pagamento ou uma chave Pix no e-mail ou WhatsApp para concluir a transação. Antes de pagar, verifique se no boleto há o número do CPF ou CNPJ do emissor que está te fazendo a cobrança, e os dados do pagador, que é você. O mesmo cuidado vale para a chave Pix e códigos QR de pagamento.

Ainda sobre os boletos, leia as informações com atenção para garantir que não há nenhum erro de digitação ou alguma incoerência com o código de barras. Geralmente, os números iniciais do código representam a instituição financeira de quem vai receber o pagamento. 

Fazendo uma busca rápida no site Busca Banco, do Banco Central, é possível conferir os códigos de bancos em todo o país. Assim, se o código a ser pago for de um banco diferente do que o logo do boleto indica, você vai saber que é golpe.

Os assistentes de pagamento que existem dentro dos apps dos bancos também podem ajudar nessa verificação. Por exemplo: o Nubank dispõe de uma ferramenta chamada Buscador de Boletos. Com ela, dá para ver qual é a entidade onde o boleto está registrado.

3. Preste atenção em promoções nas redes sociais e aplicativos de mensagem

Pode ser cômodo entrar em listas de transmissão de descontos no WhatsApp ou seguir perfis destinados a promoções nas redes sociais, mas o ideal é se manter longe de links que cheguem por esses canais. 

Ter cautela é importante pois os criminosos conseguem pagar por engajamento para que esses anúncios fraudulentos recebam muitos comentários e likes, induzindo os usuários a acreditar que se trata de uma loja segura. O segredo aqui é ir diretamente nas páginas oficiais das lojas que você deseja comprar e não clicar no primeiro post ou mensagem que aparecer no seu feed.

4. Conheça seus direitos

Durante a Black Friday, o Instituto de Defesa do Consumidor disponibiliza um site com orientações sobre fraudes e golpes, listando todos os cuidados que você deve tomar antes de uma compra e quais são os seus direitos caso seja vítima de um crime.

Dicas de segurança infalíveis para usar o ano todo

A Black Friday pode ser chamariz para golpes e fraudes, mas não é o único período em que os criminosos costumam agir. Seguindo essas dicas, você pode se proteger o ano todo.

1. Use cartão virtual em compras online

Além de ser prático e permitir a realização de compras online sem precisar ter em mãos e digitar os dados do cartão físico, pagar com cartão virtual te protege do golpe do cartão clonado. Desse modo, basta excluir o cartão virtual após o uso para que você não corra o risco de se tornar vítima desse tipo de golpe. Excluir o cartão virtual não compromete o cartão físico, que precisaria ser cancelado, reemitido e enviado até o seu endereço em caso de qualquer problema.

https://www.youtube.com/watch?v=psj84EJ_3OU

Como usar seu cartão virtual do Nubank na Black Friday?

2. Não salve seus dados no site de compras

É tentador salvar os dados do seu cartão para facilitar compras futuras, mas essa ação pode ter consequências caso o site ou loja tenha os dados de seus usuários violados e expostos.

Em 2019, um estudo da Serasa Experience revelou que a cada seis lojas de e-commerce nacionais, uma está desprotegida. Isso significa que informações podem ser facilmente roubadas em ambientes assim – e o número do seu cartão de crédito não está imune.

3. Use o duplo fator de identificação nos seus apps

Esse recurso é importante pois, em caso de invasão, o acesso de hackers às suas informações pessoais será muito mais difícil. A autenticação de dois fatores permite que você combine duas proteções ao mesmo tempo, como usar uma senha e a biometria.

Essa tecnologia é usada para proteger a conta do Nubank, por exemplo. Com esse recurso, o app fica bloqueado e toda vez que você precisar abrir o aplicativo, ele irá solicitar uma senha ou a biometria, seja ela do rosto ou da impressão digital.

4. Caiu num golpe ou viu um anúncio fraudulento? Denuncie

Você pode denunciar no site do Procon da sua cidade ou no portal da Secretaria Nacional do Consumidor. Caso você tenha sido vítima de fraude, faça também um boletim de ocorrência. Se essa fraude ocorrer com a sua conta do Nubank, acesse o SOS Nu, uma central de informações com orientações práticas para te ajudar em caso de golpes, roubos e outras emergências.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui

Leia também:

Compras na Black Friday: como organizar as finanças para aproveitar a data?

Como usar bem o seu cartão de crédito na Black Friday

Compras de Natal na Black Friday: 3 dicas para aproveitar a data

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.