4 dicas para ter mais autonomia no trabalho

Incentivar a autonomia no trabalho gera mais confiança e pode aumentar a produtividade do colaborador na empresa.
Imagem padrão

Ambiente, interação com a equipe e atitudes da liderança são exemplos que influenciam na motivação do colaborador no dia a dia da empresa. Além disso, ter mais autonomia para desempenhar as tarefas e tomar decisões também pode facilitar o trabalho, aumentar a produtividade do time e o senso de pertencimento.

Segundo um estudo da Harvard Business Review, a autonomia possibilita a realização humana. Principalmente em organizações que procuram permanecer no modelo de trabalho híbrido, é importante permitir a autonomia dos funcionários. A seguir, saiba o que é e confira dicas para ter mais autonomia no trabalho.

O que é autonomia no trabalho?

A autonomia no trabalho refere-se à capacidade do profissional desempenhar suas tarefas de maneira independente. Ou seja, sugerir melhorias em processos, tomar decisões e agir a partir das suas experiências e conhecimento – sem necessariamente aguardar por ordens da liderança e chefia.

Com mais autonomia, o colaborador pode decidir qual a melhor forma de realizar suas atividades e optar por metodologias que considera mais eficientes para executá-las, por exemplo.

Isso evita o microgerenciamento, aumenta a motivação, a satisfação e a produtividade da equipe, além de contribuir para um ambiente mais colaborativo. Quem tem mais autonomia no trabalho tende a perceber problemas e se antecipar para criar soluções.

O que é microgerenciamento?

Microgerenciamento é um tipo de gestão em que as lideranças agem de forma controladora, apresentando a necessidade de entender todas as demandas que envolvem os colaboradores e, por vezes, impedindo que as pessoas participem de projetos sem autorização prévia.

Além disso, o microgerenciamento cria dependência entre os colaboradores e a gestão. Dessa forma, eles vão solicitar permissão ou opinião para realizar atividades simples do dia a dia, prejudicando processos e dificultando as entregas do time.

O Acesso Compartilhado à Conta PJ do Nubank pode evitar esse tipo de comportamento. Com essa opção, sócios-administradores conseguem adicionar pessoas com diferentes perfis de acesso à conta PJ e facilitar a rotina financeira da empresa, de forma prática, segura e sem burocracia.

Por segurança, o Nubank consulta as bases de dados públicas (o contrato social, por exemplo) e indica quem pode ser adicionado a partir do quadro societário do seu CNPJ. Se desejar, ainda é possível adicionar pessoas que não sejam sócias, mas que ajudam no dia a dia do seu negócio.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a Conta PJ do Nubank:

https://www.youtube.com/watch?v=p8qc1eeTG6E

Por que ter autonomia no trabalho é importante?

Além de possibilitar entregas mais rápidas e assertivas, a autonomia no trabalho oferece diversas melhorias. Confira alguns exemplos abaixo: 

Confiança: Promover a autonomia no trabalho é uma maneira de demonstrar confiança na equipe e incentivar projetos mais desafiadores, que impactem os resultados da empresa.

Eficiência: Com mais autonomia, não é necessário que o colaborador gaste tempo para recorrer ao líder sempre que tiver uma ideia ou precisar solucionar um problema. 

Motivação: A autonomia no trabalho permite que a pessoa colaboradora consiga cumprir com as suas obrigações da forma que preferir, o que gera maior engajamento.

Desenvolvimento profissional: Com mais autonomia no trabalho, a pessoa colaboradora tem mais independência e tende a se sentir incentivada para buscar seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Responsabilidade: As equipes poderão se sentir mais responsáveis e comprometidas com suas funções já que, com a autonomia no trabalho, as cobranças exageradas por parte das lideranças diretas tendem a diminuir.

5 dicas estimular a autonomia no trabalho

Se você é dono de um negócio, existem maneiras de incentivar seus colaboradores a desenvolverem mais autonomia no trabalho: 

1. Capacite sua equipe

A capacitação do time é uma aliada para que as pessoas possam executar suas tarefas com organização e qualidade e, consequentemente, com mais autonomia. Para que isso aconteça, é importante que as lideranças identifiquem quais são as demandas, objetivos e prioridades da equipe para, assim, desenvolverem estratégias de capacitação mais direcionadas, como cursos, treinamentos e palestras, por exemplo.

2. Delegue tarefas

Um dos problemas que prejudicam os times e fazem com que não tenham autonomia no trabalho é a má distribuição de atividades. Isso pode sobrecarregar quem tem muitas tarefas e, ao mesmo tempo, produzir falta de confiança por parte dos liderados, gerando impactos negativos para toda a empresa.

Entender quais são as competências, fortalezas e dificuldades de cada um é fundamental para que as entregas sejam distribuídas de forma mais rápida e estratégica.

3. Lembre-se de dar devolutivas

Conhecido no mercado como feedback, nada mais é do que uma devolutiva – sobre um processo seletivo, um projeto, uma apresentação, um comportamento.

Na tradução literal do inglês, a palavra feedback quer dizer alimentar de volta, (feed, de alimentar, e back, de voltar). Geralmente, um feedback vem recheado de orientações, pontos de destaque, pontos de melhoria, entre outras observações que colaboram com o desenvolvimento pessoal e profissional de alguém, contribuindo para que ela ganhe mais autonomia no trabalho.

4. Incentive a autonomia no trabalho

Para desenvolver autonomia no trabalho é importante incentivar esse comportamento. As lideranças devem estar alinhadas e, sempre que possível, reconhecerem quando as pessoas executam tarefas de forma autônoma.

Por meio das reuniões a gestão pode fornecer um estímulo para que as pessoas colaboradoras apresentem os desafios enfrentados no dia a dia na empresa e quais são as estratégias adotadas para superá-los. Com o objetivo de desenvolver mais a autonomia no trabalho, nesses encontros o colaborador deve ter a responsabilidade de trazer as pautas para a reunião.

Leia também: 

O que é lifelong learning? Entenda o conceito de aprendizagem contínua e saiba como ele pode beneficiar sua carreira

Trabalhar fora do país: 6 países que aceitam brasileiros para atuar em grandes empresas  

Transição de carreira: 8 dicas para quem quer mudar de profissão

Como trabalhar com inteligência artificial? Saiba como entrar nesse mercado

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a Conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.