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10 palavras que você precisa saber para uma entrevista de emprego

Feedback, soft e hard skills, case, performance.... Entenda alguns termos comuns que podem ser usados em um processo seletivo.



Entrevista de emprego não é tudo igual. A cultura da empresa, a área em que você pretende atuar, o seu nível de experiência, os requisitos da função… tudo isso pode mudar de um processo para o outro, mas algumas palavras se repetem em muitos deles – e entendê-las é essencial para se preparar.

Afinal, ainda que cada atividade tenha sua própria sopa de letrinhas, alguns termos e expressões são comuns no mercado de trabalho. Por isso, é importante conhecê-los para não ser pego de surpresa na hora de conversar com o time de recrutamento ou a liderança da área em que você pretende atuar. 

Veja, abaixo, as 10 palavras que você precisa saber para uma entrevista de emprego. 

1. Feedback

Alimentar de volta: essa seria uma tradução literal do inglês para a palavra feedback (feed, de alimentar, e back, de voltar). Mas o significado real desse termo nada mais é do que uma devolutiva: sobre um processo seletivo, um projeto, uma apresentação, um comportamento… 


Geralmente, um feedback vem recheado de orientações, pontos de destaque, pontos de melhoria, entre outras observações que colaboram com o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa. 

No caso de uma entrevista de emprego, feedback é a resposta do processo: se você conseguiu a vaga ou não, o que você poderia desenvolver para tentar de novo, entre outras informações.

Ainda que seja uma boa prática, nem sempre os recrutadores te dão um retorno explicando o porquê da reprovação. Se isso acontecer, pode ser interessante pedir um feedback para entender onde você poderia melhorar. 

Reprovado no processo seletivo? Saiba como pedir um feedback

2. Soft e hard skills

Embora a tradução literal de soft skills e hard skills não faça muito sentido no português brasileiro (habilidades suaves e habilidades rígidas, respectivamente), na prática soft skills é sobre comportamentos e relacionamento, e hard skills é sobre habilidades técnicas – mais tangíveis. 

Soft skills

Liderança, comunicação e resolução de problemas são alguns exemplos de soft skills bastante esperadas para as vagas abertas no mercado. Então, quando perguntarem sobre suas soft skills, já sabe que se refere a comportamentos e a como você se relaciona com os demais – e consigo mesmo.  

Hard skills

Aqui são os conhecimentos técnico: você sabe criar uma planilha com fórmulas? Ou sabe utilizar a metodologia ágil nos projetos? Estes são exemplos onde o termo hard skill pode ser usado. O importante aqui é a prática, além do conhecimento teórico. “Eu tive experiência com as plataformas do Google, sei usar o Gmail, o Drive etc”, por exemplo. 

3. Cultura

Segundo o dicionário da língua portuguesa, cultura é o “complexo de padrões de comportamento, crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais etc”: ou seja, todas as pessoas e empresas possuem sua própria cultura. 

A palavra pode ser usada no termo “Fit Cultural”, que é a conexão entre os valores culturais da empresa e os da pessoa. Por isso, é muito importante que você conheça a cultura do lugar onde fará uma entrevista de emprego e como eles se conectam com seus valores pessoais – não que você não saiba, mas o exercício é importante para conseguir explicá-los de forma objetiva. 

4. Prazo

Também conhecido como deadline, é a data final para uma entrega, ou uma resposta. “O prazo (o deadline) para envio da carta de apresentação é dia 5″, ou “O prazo para retorno sobre a vaga é  uma semana”.  Não se atentar ao prazo de alguma etapa da entrevista é um erro grave. Anote na sua agenda, coloque um lembrete na geladeira, mas não deixe passar o deadline

5. Networking

Networking é a sua rede de relacionamentos profissional. Logo, fazer networking quer dizer expandir sua rede de contatos com outros profissionais aquele executivo importante que você admira, aquele líder que te ensinou bastante no seu último emprego, e até mesmo aquele colega de profissão que tem um grande conhecimento e te ajudou em determinado projeto. Todos os relacionamentos que são úteis para você profissionalmente fazem parte do seu networking. 

6. Empatia

A capacidade de se comunicar bem é uma das habilidades mais procuradas em um profissional atualmente – até porque não adianta fazer um ótimo projeto, por exemplo, e não saber comunicá-lo da forma adequada. E comunicação tem tudo a ver com empatia. 

Empatia é a capacidade de você se colocar no lugar da outra pessoa, fazendo o exercício de compreender o que ela sente e por que sente. Empresas que têm sua cultura voltada às pessoas e priorizam relações harmônicas, por exemplo, podem exigir que seus candidatos tenham empatia como uma de suas características. 

7. Case (Business e interview)

“Business case” ou Case interview” são outros termos em inglês que podem aparecer em uma entrevista de emprego – sim, o mundo corporativo usa muitas palavras estrangeiras. Quando ler ou ouvir a palavra case, entenda como um estudo de caso, um problema que você precisa não só resolver, mas apresentar qual o caminho que usou até a solução: metodologia, sistemas, análises e as propostas de melhoria. 

Então, em um contexto de entrevista de emprego, quando falarem que “enviaram o case para você por e-mail”, ou “informaram a data de apresentação do case”, nada mais é do que a apresentação das suas análises e de sua proposta para o problema que foi dado a você.  

8. Performance

Alta ou baixa performance, ciclo de performance… Quando encontrar esses termos, entenda performance como desempenho. Um profissional de alta performance, por exemplo, é aquele que consegue, frequentemente, entregar resultados acima da média. 

Avaliação de performance (ou de desempenho) é um processo essencial para empresas e profissionais fazerem sua auto-avaliação, receberem feedbacks de seus líderes e pares de trabalho. Falou em performance, falou em desempenho: da pessoa, do projeto ou da empresa.

9. Call

A palavra “call” faz parte do super glossário da Forbes Brasil com 245 termos do mundo corporativo. A tradução de call é ligação, chamada e afins. Em outras palavras, é uma reunião – por telefone ou videoconferência (o mais comum quando se trata de trabalho remoto). 

Se você ouvir a pergunta “podemos fazer um call amanhã às 16h?” em sua próxima entrevista de emprego, portanto, já sabe o que significa “podemos nos falar amanhã?”.. 

10. LinkedIn

Com 756 milhões de membros em mais de 200 países e territórios em todo o mundo, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Fundada por Reid Hoffman e oficialmente lançada em 2003, a plataforma foi comprada pela Microsoft em 2016 por US$ 26,2 bilhões. 

O LinkedIn é, praticamente, um mix de currículo virtual e rede social: é possível criar seu perfil com foto, descrição, experiências profissionais, cursos e certificados, além de compartilhar conteúdos e candidatar-se a vagas – e até mesmo vender o seu serviço ou produto. 

Por lá, é comum ver profissionais compartilhando vagas e experiências e aprendizados no mundo corporativo. Ou seja: pode ser um ótimo lugar para fazer networking e encontrar sua próxima entrevista de emprego.. 

Saiba mais sobre carreira:

Transição de carreira: 5 dicas para quem quer mudar de profissão

Guia para fazer um currículo para o primeiro emprego

5 erros comuns que as pessoas cometem em entrevistas de emprego – e como fugir deles 

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