Pular navegação

Guia para fazer um currículo para o primeiro emprego

A busca por emprego não é fácil e para quem tem pouca (ou nenhuma) experiência, menos ainda. Saiba como tornar o seu currículo atrativo e ser notado pelas empresas para um primeiro emprego.

Na hora de fazer um currículo para o primeiro emprego, as pessoas com pouca experiência de mercado se deparam com o velho dilema: "preciso de emprego, mas as empresas querem profissionais experientes – e para eu me tornar experiente, preciso de um emprego". Isso parece um ciclo sem saída, mas será que é mesmo?

Conseguir o primeiro emprego é uma tarefa difícil e, hoje em dia, está ainda mais: o Brasil tem hoje mais de 14 milhões de desempregados, com uma taxa que chegou nos 14,4% no primeiro trimestre de 2021 – o maior percentual desde o início da série histórica, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua).

Entre os jovens de 18 a 24 anos, muitos dos quais ainda não têm experiência, o percentual é ainda mais significativo: 29,8%, o que significa cerca  de 4,1 milhões de jovens à procura de um emprego.

O momento é desafiador, o que significa que as coisas sobre as quais você tem controle são ainda mais importantes. Elaborar um currículo para o emprego com uma boa estratégia pode te ajudar a ter mais chances em um processo seletivo. Veja dicas a seguir.

"O que colocar no currículo se eu não tenho experiência?"

Segundo Jéssica Sandin, uma das diretoras de RH do Nubank, a assertividade é fundamental no currículo, mesmo para quem tem pouca experiência.

"É importante não ficar inventando texto pra encher o currículo, porque isso tira a atenção do que realmente importa nele: transmitir o que você sabe fazer, seu perfil, o seu nível de experiência…”, explica ela. “Se o currículo for longo demais, as chances de você passar para outras etapas do processo podem diminuir".

Para saber como fazer um currículo e que informações privilegiar, leia também: Como fazer um currículo? Veja as principais dicas

Isso acontece porque profissionais de RH recebem muitos currículos o tempo todo e não têm tempo para analisar cada um em detalhes. Um estudo da Catho aponta que 30% dos recrutadores demoram entre 6 e 10 segundos para descartar um currículo. 

Ainda de acordo com Jéssica, a forma de fazer o currículo é diferente para as pessoas que têm pouca experiência e para as que não têm nenhuma experiência. Afinal, quem tem ao menos uma posição no histórico profissional pode detalhar as atividades e aprendizados; quem não tem precisa valorizar outros aspectos, como projetos, cursos ou trabalhos voluntários, por exemplo.

Como fazer um currículo se você tem pouca experiência?

Quem tem pouca experiência precisa valorizar o que o único ou os poucos empregos que teve agregaram profissionalmente. É importante detalhar o tipo de conhecimento, habilidade e responsabilidade que aquele trabalho trouxe.

"Comece sempre descrevendo o que você faz de mais impactante e complexo. O que você faz de básico, de rotina, pode ficar para depois", complementa Jéssica. 

Como passo a passo para fazer um currículo com pouca experiência, ela propõe o seguinte caminho:

1. Escolha um título de fácil entendimento para o cargo que você ocupou

Existem empresas com títulos de posição muito específicos e quem lê de fora não entende. Ou seja, escolha um nome mais genérico e abrangente para que, ao bater o olho, a pessoa entenda o seu cargo e o seu nível de senioridade.

Por exemplo: na sua empresa o nome do seu cargo é coordenador de sucesso do cliente; e sucesso do cliente quer dizer atendimento. Então, é melhor escrever coordenador de atendimento. Assim você garante que a pessoa que ler o seu currículo vai entender.

2. Fale sobre os principais desafios da posição

Escreva tópicos sobre os seus resultados, desafios importantes naquela posição, rotina, conhecimentos e habilidades específicas. Cada tópico pode ser detalhado em dois ou três subtópicos para melhor compreensão de quem lê – mas lembre-se que isso só vale se forem informações realmente relevantes e não apenas uma forma de preencher espaço.

"Assim, você vai falar do que você sabe fazer e que te torna especial: o seu conhecimento, sua responsabilidade e suas tarefas do dia a dia", diz Jéssica.

3. Não minta no currículo

Além de não ser ético, é um risco que não vale a pena: hoje é possível acessar muitas informações a respeito de candidatos em poucos cliques, o que torna muito fácil identificar uma mentira – e mentir no currículo deixa o candidato com a reputação manchada na empresa.

Mesmo com pouca experiência, é importante nunca mentir, mas aproveitar o espaço para valorizar o que te diferencia como profissional de forma clara e objetiva.

Como fazer um currículo para o primeiro emprego?

Muitas pessoas acreditam que não têm experiência, quando na verdade têm. O primeiro passo para fazer um currículo para o primeiro emprego é descobri-las.

Como assim?

Projetos laboratoriais, experiência em empresa júnior, estágio, projeto de extensão, trabalho voluntário, trabalho com a família ou qualquer tipo de trabalho freelancer são consideradas experiências profissionais pelas empresas e podem ser abordadas no currículo.

Agora, caso você realmente não tenha nenhuma experiência profissional, valorize seus cursos extracurriculares, profissionalizantes, trabalhos acadêmicos relevantes, iniciação científica e demonstre de que forma eles agregaram profissionalmente.

Já que a área das experiências não ocupará tanto espaço no seu currículo, capriche nas outras seções, como: objetivo, qualificação e formação acadêmica. Veja aqui o que é cada área e o que escrever nelas. 

Dica extra: esteja no Linkedin

No mundo corporativo, muitas empresas usam o LinkedIn como ferramenta para recrutar. Hoje, uma das ferramentas mais valiosas que um profissional pode usar é o Linkedin.

No início da carreira, estar no Linkedin pode ser ainda mais valioso porque ele funciona como uma rede social; quanto maior for a sua presença, mais conexões serão feitas, mais pessoas vão querer se conectar a você e mais vagas serão sugeridas para você pela plataforma.

Além disso, o Linkedin possibilita que você faça leituras importantes de artigos voltados ao mundo corporativo; que você tenha contato com profissionais que admira e que também conheça, mesmo que virtualmente, outros profissionais da área em que deseja trabalhar. 

Conheça aqui 4 estratégias para melhorar a visibilidade do seu Linkedin

Quer saber mais sobre emprego e carreira? Leia também:

Pensando em movimentar a carreira? Conheça as profissões em alta para 2021

16 sites para buscar emprego temporárioEste conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.