Pular navegação

Aplicativo do Imposto de Renda: como usar?

Disponível para Android e iOS, o aplicativo Meu Imposto de Renda foi criado como mais uma opção para a Pessoa Física que quer simplificar a maneira de entregar a declaração.
Imagem padrão

A temporada 2025 para acertar as contas com o Leão já começou e os contribuintes têm a possibilidade de entregar a declaração pelo celular, no aplicativo do Imposto de Renda. Essa é uma ferramenta que a Receita Federal disponibiliza para facilitar o envio dos documentos por smartphone ou tablet de forma prática e segura. 

No entanto, existem alguns critérios e limites de renda anual que determinam se você pode ou não usar esse sistema para declarar o IR.   

A seguir, saiba como declarar o Imposto de Renda pelo celular e quais são as regras para usar o app. 

Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Quais são as funções do aplicativo do Imposto de Renda?

O aplicativo do Imposto de Renda é um meio que facilita o processo dos contribuintes na hora de preencher e entregar a declaração. No app é possível inserir, gerenciar e acompanhar informações fiscais essenciais para acertar as contas com o Fisco.

De acordo com a Receita Federal, os serviços disponíveis no aplicativo são:

  • Preenchimento e entrega de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física – originais e retificadoras. Segundo a Receita, dá para iniciar o preenchimento da declaração usando as informações do documento do ano anterior. Para isso, entretanto, é necessário que os arquivos do ano passado estejam no mesmo aparelho – seja para declaração original ou retificadora;
  • Consulta de pendências (malha fina) e de débitos relacionados ao Imposto de Renda e geração do DARF para quitar o imposto devido. Mas, atenção: esses serviços só estão disponíveis para quem declarou o IR pelo próprio aparelho ou cadastrou o dispositivo no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);
  • Notificações sobre o processamento da declaração. Os usuários recebem alertas sobre pendências, solução de pendências, envio do dinheiro da restituição ou do imposto devido para débito automático no banco. Este serviço só é válido para quem preencheu o número do recibo da declaração anterior ou cadastrou o aparelho no e-CAC;
  • Autorização de acesso de outras pessoas à declaração, como os dependentes de legais de um contribuinte, por exemplo;  
  • Acesso ao Perguntão IRPF, um guia com perguntas e respostas sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física;
  • Acesso a outros serviços e aplicativos da Receita Federal;
  • Possibilidade de informar ganhos líquidos em Renda Variável com ações à vista e com Fundos de Investimento Imobiliário (FII);
  • Versão do app acessando novo aplicativo do Carnê-leão;
  • Acesso permitido com conta gov.br (além de código de acesso e certificado digital);
  • Iniciar o preenchimento da declaração no app Meu Imposto de Renda e continuar o processo no programa IRPF 2025 no computador, ou vice-versa – desde que você acesse o sistema usando sua conta gov.br;
  • Consulta das informações sobre a restituição do Imposto de Renda, como o valor a receber e a data prevista para o depósito. 

E se você é cliente do Nubank e tem imposto a restituir este ano, pode indicar a Conta do Nu para recebê-la. Basta selecionar o Nubank quando estiver declarando o Imposto de Renda. Ao receber a sua restituição na Conta do Nubank, você pode escolher uma das opções de investimentos disponíveis no app, guardar esses valores em uma Caixinha ou até pagar as contas que você cadastrou no Assistente de pagamentos

E uma das novidades anunciadas pela Receita Federal em 2023 foi a possibilidade de autorizar outra pessoa a ter acesso à sua declaração, pelo app ou na versão online.

Como declarar o Imposto de Renda pelo celular?

A primeira etapa para entregar a declaração pelo celular é baixar o app Meu Imposto de Renda em uma versão compatível com o seu aparelho, nas lojas oficiais do Android ou iOS.

Em seguida, o ideal é que você acesse o aplicativo usando a sua conta gov.br – assim você tem acesso a todas as funções e consegue continuar o preenchimento em outro dispositivo.

E então, para declarar o Imposto de Renda pelo celular, você precisa criar uma palavra-chave. Dessa forma, é possível recuperar, em outro dispositivo (como computador ou tablet), as informações preenchidas no celular.

Ainda, dá para usar as opções de impressão no app para gerar e salvar os PDFs do recibo de entrega, declaração e, se for o caso, o DARF para o pagamento do imposto devido. Os arquivos também podem ser compartilhados.

Preencha as informações normalmente 

Depois de acessar o app Meu Imposto de Renda, é só seguir com a declaração das informações normalmente. Isso significa que você precisa estar com todos os documentos preparados para o preenchimento, especialmente os informes de rendimentos das instituições financeiras das quais é cliente. 

Quem pode usar o aplicativo do Imposto de Renda?

Todos os contribuintes podem usar o aplicativo do Imposto de Renda. Contudo, o app não permite o preenchimento de certas informações, como investimentos de renda variável, rendimentos de atividade rural e ganho de capital (GCAP). 

Dessa forma, a Receita recomenda que esses contribuintes usem, exclusivamente, o programa do IRPF para computadores. 

O prazo de declaração do Imposto de Renda 2025 começa no dia 17 de março e vai até o dia 30 de maio.

Importante: as informações acima são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.