Pular navegação

5G, 4G e 3G: qual a diferença entre as redes móveis?

Cada geração traz tecnologias mais avançadas em relação à anterior, e as siglas ajudam a identificar essa evolução. Entenda.

5G 4G 3G qual a diferença: fotografia de uma antena vista de baixo com vários fios se conectando. Créditos da imagem: Alina Grubnyak

Se tem uma verdade inquestionável sobre a tecnologia é que ela evolui – e muito rápido. De tempos em tempos, surge uma nova rede móvel que promete revolucionar as telecomunicações e entregar uma conexão de internet X vezes mais rápida para celulares, tablets e outros dispositivos. Foi assim com o 3G, depois com o 4G e, agora, estamos próximos de viver em um mundo conectado com o 5G.

Mas qual a diferença entre cada uma delas? Será que as evoluções são tão grandes assim? Conheça as respostas abaixo.

Primeiro, o que é o G de 3G, 4G e 5G?

O G de 3G, 4G e 5G é de "geração". Ou seja: terceira, quarta e quinta gerações das redes móveis. Basicamente, cada uma traz novidades e tecnologias diferentes em relação às anteriores – e as siglas ajudam a identificar essa evolução ao longo do tempo. 

Qual a diferença entre 3G, 4G e 5G?

Para ficar mais fácil de entender a diferença entre 3G, 4G e 5G, basta pensar nas diferentes gerações de um celular. A cada novo modelo, o fabricante apresenta melhorias em relação ao anterior (na câmera, na tela, na capacidade de processamento etc).

Com as redes móveis também é assim: cada geração traz novas tecnologias que melhoram a conexão de internet e outros aspectos da rede. Quem teve a oportunidade de usar 3G e 4G, por exemplo, sabe que a velocidade de carregamento da mais nova é bem maior.

Abaixo, veja mais detalhes sobre cada uma dessas redes e as diferenças entre elas.

3G

3G é a terceira geração da rede móvel. Lançada no começo dos anos 2000, ela consolidou o acesso à internet pelos celulares, possibilitando o uso de redes sociais e email, navegação em sites e troca de mensagens por aplicativos.

No começo, a promessa era entregar uma velocidade de conexão de 144 kbits por segundo (Kb/s). Com as melhorias ao longo dos anos, entretanto, ela chegou a 42 megabits por segundo (Mb/s) em lugares com melhor cobertura, uma velocidade 368 vezes maior do que o prometido no início.

No Brasil, por exemplo, a média de velocidade do 3G em 2018 era de 8,82 Mb/s, segundo um relatório da empresa Open Signal.

Atualmente, o 3G está disponível em praticamente todos os municípios brasileiros, de acordo com o Painel Cobertura Móvel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

4G

A quarta geração da rede móvel, o 4G, começou a funcionar no início dos anos 2010 e trouxe melhorias significativas na velocidade de conexão, na capacidade de tráfego de dados e na estabilidade do sinal.

Conhecido oficialmente como rede LTE (de Long Term Evolution, ou Evolução a Longo Prazo, em tradução livre), o 4G permitiu a transmissão de vídeos em tempo real nos celulares, por exemplo.

Ou seja: você, que gosta de assistir suas séries enquanto vai para o trabalho, deve agradecer ao 4G por isso.

No Brasil, a velocidade média da internet móvel 4G em 2018 era 19,67 Mpbs, segundo o relatório da empresa Open Signal – quase o dobro do 3G na época.

Hoje, praticamente todos os municípios brasileiros têm cobertura 4G, de acordo com o Painel Cobertura Móvel da Anatel.

5G

5G é a quinta geração da rede móvel, que deve estar disponível em todas as capitais brasileiras até julho de 2022, segundo o Ministério das Comunicações. Uma de suas principais novidades é a velocidade: enquanto a média do 4G no país é de 19,8 Mbps, o 5G pode chegar a até 100 vezes mais do que isso (10 gigabits por segundo).

Os principais benefícios do 5G são:

  • Mais dispositivos podem se conectar ao mesmo tempo, garantindo mais aparelhos com internet funcionando;
  • Maior velocidade de conexão, facilitando a transferência de arquivos, a comunicação em tempo real e o consumo de vídeos, áudios e jogos eletrônicos em tempo real com alta qualidade (streaming);
  • Maior capacidade de banda larga, possibilitando a transferência de arquivos pesados de forma mais rápida.

Essas melhorias de conexão, velocidade e tempo de resposta devem facilitar o uso de tecnologias em carros autônomos, telemedicina e linhas de produção automatizadas em indústrias, por exemplo. Ou seja: são muitas as possibilidades que se abrem com a rede 5G. 

Saiba tudo sobre o 5G

Resumindo

Cada nova geração da rede móvel traz evoluções em relação à anterior. Com o 3G, por exemplo, era possível enviar mensagens usando a internet pelo celular. Já o 4G permitiu a transmissão de vídeo em tempo real de qualquer lugar com sinal.

Com o 5G, será possível ter mais velocidade de internet e conectar muitos aparelhos à rede ao mesmo tempo, abrindo diversas possibilidades para pessoas e, principalmente, empresas e indústrias.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.