Pular navegação

5 exemplos de como o Pix pode simplificar seus pagamentos

Pagar compras online na hora, menos saques, transferências gratuitas. Conheça essas e outras facilidades do Pix, o meio de pagamentos do Banco Central.

Como receber a restituição do Imposto de Renda 2022 com Pix? Ilustração de um celular roxo com uma nota de cem reais na tela. Dedo indicador tocando a tela com mão à direita da imagem.

O Pix foi lançado pelo Banco Central em 16 de novembro de 2020 e já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, com mais de 26 bilhões de transações realizadas pela ferramenta até agora. 

A grande diferença do serviço para os outros meios de transferência online que já existem, como TED e boleto, é a rapidez e a disponibilidade: ele permite que pagamentos sejam feitos 24 horas por dia, 7 dias na semana, e de forma instantânea — eles são concluídos em até 10 segundos.

Com a chegada desse novo meio de pagamento vieram também muitas novidades e oportunidades para os clientes que decidirem usar o Pix como forma de pagar por suas compras. Por ele acontecer sem intermediários, como maquininhas de cartão de crédito, dá para encontrar mais descontos, por exemplo, e o processamento instantâneo também traz vantagens.

Abaixo, conheça algumas situações do dia a dia que ficaram mais fáceis com a chegada do Pix no Brasil. 

Facilidades do Pix 

Pagamento instantâneo de compras online

Hoje, quem faz uma compra online e quer usar o saldo disponível em conta para pagar já pode escolher o Pix como meio de pagamento. 

Antes dele, o mais comum era o pagamento por boleto, que leva até um dia útil para ser processado. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado). Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

O processo de compensação atrasa o andamento de uma compra online, já que a separação do pedido só acontece depois que o pagamento é aprovado. Com o Pix no e-commerce, esse pagamento pode ser feito em qualquer dia da semana, em qualquer horário e é concluído em até dez segundos.

Menos saques

Com o Pix, fica cada vez mais frequente o uso de meios digitais para fazer pagamentos, compras e lidar com questões financeiras sem ter dinheiro vivo na carteira. Quando estiver em uma loja, você pode pagar apenas ao ler o QR Code, por exemplo. O saldo usado é aquele disponível no saldo da sua conta, mas de forma totalmente digital. Assim você evita ficar andando com dinheiro vivo por aí e aumenta sua segurança.

No Nubank, também é possível fazer compras com Pix no crédito. Saiba mais sobre a modalidade de pagamento no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=gLDhZ6vVLrs

Contas pagas na hora

O Pix pode ser usado para fazer o pagamento da conta de luz, água, gás e outras despesas em boleto. Uma grande vantagem é a conclusão instantânea desse pagamento, em até dez segundos. 

Por exemplo, estabelecimentos e residências com o serviço de fornecimento de energia elétrica condicionado à verificação do pagamento podem ter sua luz cortada quando a quitação da conta não é realizada. Quando isso acontece, é comum ficar de 24 a 48 horas sem energia – tempo necessário para que o pagamento, via TED ou boleto, seja concluído. Com o Pix, o pagamento é instantâneo, mesmo em feriados e finais de semana.

Transferências imediatas

Estabelecimentos comerciais, pequenos empreendedores, pessoas jurídicas e até trabalhadores informais que usarem o Pix para cobrar por suas vendas recebem o pagamento de seus produtos e serviços de forma instantânea, sem a necessidade de uma maquininha de cartão ou precisar esperar um boleto ser creditado. 

Normalmente, pode levar até um dia útil para que pagamentos feitos por boleto sejam creditados e, com o Pix, isso deixa de acontecer.

Dispensa dados bancários 

Se antes era necessário ter anotado todos os dados bancários de uma pessoa para fazer uma transferência, com o Pix isso não é mais obrigatório. 

É possível fazer uma transação usando apenas as chaves Pix, que pode ser o CPF, telefone celular, e-mail ou uma chave aleatória, compartilhada em formato de QR Code

Veja como cadastrar suas chaves Pix no app do Nubank:

https://www.youtube.com/watch?v=vuJzLf1UcfM

Conheça o Assistente de Pagamentos do Nubank

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Leia também:

Siglas do Pix: afinal, quem é quem nessa história?

Pix no Crédito do Nubank: o que acontece com o meu limite do cartão? 

6 situações que ficaram no passado por causa do Pix

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.