Hoje, a poupança ainda é a primeira opção de investimento para brasileiros que guardam dinheiro: segundo uma pesquisa do SPC Brasil, 60% das pessoas ainda optam pela caderneta de poupança para guardar seu dinheiro. Em 2018, mais de 62 milhões de pessoas possuíam uma conta poupança aberta.
Mas por quê a poupança? Os principais motivos citados para a escolha são os seguintes:
- Desconhecimento sobre o que fazer para investir em outras modalidades;
- Preferência por meios em que seja fácil sacar o dinheiro para casos de necessidade;
- E ter pouco dinheiro para aplicar em outros tipos de investimento.
Entretanto, diversos motivos fazem da poupança uma das piores opções de investimento disponíveis – existem outras alternativas tão seguras quanto, mas com maior rentabilidade e flexibilidade. Abaixo, veja alguns desses motivos.
1. Pode render menos que a inflação
Um dos grandes problemas da poupança é o rendimento que ela oferece. Considerando que a Selic está em 12,75%, isso significa que o rendimento da poupança é de 6,26% ao ano; ao mês, o rendimento é de apenas 0,50% + Taxa Referencial.
A última reunião do Copom foi no dia 4 de maio de 2022, quando foi decidido aumentar a taxa.
Caso o IPCA, o índice oficial de inflação, fique maior do que 6,17% no ano, ele acaba anulando o rendimento da poupança.
2. Tem que esperar o aniversário do depósito para resgatar os rendimentos
A poupança possui liquidez diária, o que significa que o dinheiro investido pode ser resgatado a qualquer momento – mas atenção: caso a retirada seja feita antes do chamado “aniversário do depósito”, os rendimentos se perdem. Em outras palavras: na poupança, é necessário esperar o aniversário do depósito – ou seja, 30 dias depois da data de depósito – para sacar o valor investido sem perder os rendimentos.
3. Podem ser empurradas taxas de manutenção em outros produtos
Por lei, todas as instituições financeiras são obrigadas a oferecer a conta poupança gratuitamente. É comum, porém, que a conta-poupança seja aberta junto de uma conta-corrente, que normalmente possui tarifas de manutenção.
Por isso, se você usa somente a conta poupança de seu banco, mas ainda possui uma conta-corrente aberta, é possível que esteja pagando tarifas por ela.
4. Existem opções melhores e tão seguras quanto
Uma das justificativas de quem investe na poupança é ter pouco dinheiro para aplicar em outros investimentos e também a segurança, já que a caderneta de poupança possui baixo risco.
Entretanto, existem opções que exigem um valor mínimo de investimento baixo ou, em alguns casos, não exigem o depósito de um valor mínimo. É o caso, por exemplo, do Tesouro Direto e a NuConta, a conta do Nubank.
O primeiro é um programa de títulos públicos oferecido pelo Tesouro Nacional e que tem um investimento mínimo de R$ 30; é uma modalidade segura e de baixo risco, já que é garantida pelo Governo Federal. Existem diversos títulos à venda, cada um com características diferentes – veja aqui quais são eles.
Já a conta digital do Nubank oferece um rendimento de 100% do CDI para todo e qualquer valor depositado nela. Não existe um valor mínimo para seu dinheiro começar a render: a partir do momento que ele é depositado na conta, ele automaticamente começa a render.
Além disso, não é preciso esperar um prazo para resgatar o valor depositado com os rendimentos.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}