Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro 4 motivos para tirar seu...

4 motivos para tirar seu dinheiro da poupança

60% dos brasileiros usam a poupança para guardar dinheiro e o número de contas abertas ultrapassa os 60 milhões. Mas ela não é a melhor opção para investir seu dinheiro. Entenda.



Hoje, a poupança ainda é a primeira opção de investimento para brasileiros que guardam dinheiro: segundo uma pesquisa do SPC Brasil, 60% das pessoas ainda optam pela caderneta de poupança para guardar seu dinheiro. Em 2018, mais de 62 milhões de pessoas possuíam uma conta poupança aberta.

Mas por quê a poupança? Os principais motivos citados para a escolha são os seguintes:

  • Desconhecimento sobre o que fazer para investir em outras modalidades;
  • Preferência por meios em que seja fácil sacar o dinheiro para casos de necessidade;
  • E ter pouco dinheiro para aplicar em outros tipos de investimento.

Entretanto, diversos motivos fazem da poupança uma das piores opções de investimento disponíveis – existem outras alternativas tão seguras quanto, mas com maior rentabilidade e flexibilidade. Abaixo, veja  alguns desses motivos.

1. Pode render menos que a inflação

Um dos grandes problemas da poupança é o rendimento que ela oferece – hoje, de 70% da Selic + Taxa Referencial. Considerando que a Selic está em 6,25% e a taxa referencial é zero, isso significa que o rendimento da poupança é de 4.375% ao ano; ao mês, o rendimento é de apenas 0.36%.

A última reunião do Copom foi no dia 22 de setembro de 2021, quando foi decidido aumentar a taxa.

Caso o IPCA, o índice oficial de inflação, fique maior do que 2,975% no ano, ele acaba anulando o rendimento da poupança. Em março de 2021, o acumulado dos últimos 12 meses estava em 6,1%.

2. Tem que esperar o aniversário do depósito para resgatar os rendimentos

A poupança possui liquidez diária, o que significa que o dinheiro investido pode ser resgatado a qualquer momento – mas atenção:  caso a retirada seja feita antes do chamado “aniversário do depósito”, os rendimentos se perdem. Em outras palavras: na poupança, é necessário esperar o aniversário do depósito – ou seja, 30 dias depois da data de depósito – para  sacar o valor investido sem perder os rendimentos.

3. Podem ser empurradas taxas de manutenção em outros produtos

Por lei, todas as instituições financeiras são obrigadas a oferecer a conta poupança gratuitamente. É comum, porém, que a conta-poupança seja aberta junto de uma conta-corrente, que normalmente possui tarifas de manutenção.

Por isso, se você usa somente a conta poupança de seu banco, mas ainda possui uma conta-corrente aberta, é possível que esteja pagando tarifas por ela.

4. Existem opções melhores e tão seguras quanto

Uma das justificativas de quem investe na poupança é ter pouco dinheiro para aplicar em outros investimentos e também a segurança, já que a caderneta de poupança possui baixo risco.

Entretanto, existem opções que exigem um valor mínimo de investimento baixo ou, em alguns casos, não exigem o depósito de um valor mínimo. É o caso, por exemplo, do Tesouro Direto e a NuConta, a conta do Nubank.

O primeiro é um programa de títulos públicos oferecido pelo Tesouro Nacional e que tem um investimento mínimo de R$ 30; é uma modalidade segura e de baixo risco, já que é garantida pelo Governo Federal. Existem diversos títulos à venda, cada um com características diferentes – veja aqui quais são eles.

Já a conta digital do Nubank oferece um rendimento de 100% do CDI – a poupança rende cerca de 70% do CDI – para todo e qualquer valor depositado nela. Não existe um valor mínimo para seu dinheiro começar a render: a partir do momento que ele é depositado na conta, ele automaticamente começa a render.

Além disso, não é preciso esperar um prazo para resgatar o valor depositado com os rendimentos.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.93

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post