Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro 4 motivos para tirar seu...

4 motivos para tirar seu dinheiro da poupança

60% dos brasileiros usam a poupança para guardar dinheiro e o número de contas abertas ultrapassa os 60 milhões. Mas ela não é a melhor opção para investir seu dinheiro. Entenda.

Hoje, a poupança ainda é a primeira opção de investimento para brasileiros que guardam dinheiro: segundo uma pesquisa do SPC Brasil, 60% das pessoas ainda optam pela caderneta de poupança para guardar seu dinheiro. Em 2018, mais de 62 milhões de pessoas possuíam uma conta poupança aberta. 

Mas por quê a poupança? Os principais motivos citados para a escolha são os seguintes:

  • Desconhecimento sobre o que fazer para investir em outras modalidades;
  • Preferência por meios em que seja fácil sacar o dinheiro para casos de necessidade;
  • E ter pouco dinheiro para aplicar em outros tipos de investimento.

Entretanto, diversos motivos fazem da poupança uma das piores opções de investimento disponíveis – existem outras alternativas tão seguras quanto, mas com maior rentabilidade e flexibilidade. Abaixo, veja  alguns desses motivos. 

1. Rende menos que a inflação

Um dos grandes problemas da poupança é o rendimento que ela oferece – hoje, de 70% da Selic + Taxa Referencial. Considerando que a Selic está em 5% e a taxa referencial zerada, isso significa que o rendimento da poupança é de 3,5% ao ano; ao mês, o rendimento é de 0,29%.

A expectativa do IPCA, índice oficial de inflação, para o mês de novembro 2019 é de 0,34%. Neste cenário, a inflação, por ser maior, anularia todo o rendimento da poupança.

É importante lembrar que se a Selic continuar caindo, o rendimento fica menor ainda. No caso de a Selic passará a ser de 4,5%, por exemplo, o rendimento da poupança fica de 3,15% ao ano ou 0,26% ao mês. Ela também passa a ser menor que a inflação prevista.

2. Tem que esperar o aniversário do depósito para resgatar os rendimentos

A poupança possui liquidez diária, o que significa que o dinheiro investido pode ser resgatado a qualquer momento – mas atenção:  caso a retirada seja feita antes do chamado “aniversário do depósito”, os rendimentos se perdem. Em outras palavras: na poupança, é necessário esperar o aniversário do depósito – ou seja, 30 dias depois da data de depósito – para  sacar o valor investido sem perder os rendimentos. 

3. Podem ser empurradas taxas de manutenção em outros produtos

Por lei, todas as instituições financeiras são obrigadas a oferecer a conta poupança gratuitamente. É comum, porém, que a conta-poupança seja aberta junto de uma conta-corrente, que normalmente possui tarifas de manutenção. 

Por isso, se você usa somente a conta poupança de seu banco, mas ainda possui uma conta-corrente aberta, é possível que esteja pagando tarifas por ela. 

4. Existem opções melhores e tão seguras quanto

Uma das justificativas de quem investe na poupança é ter pouco dinheiro para aplicar em outros investimentos e também a segurança, já que a caderneta de poupança possui baixo risco. 

Entretanto, existem opções que exigem um valor mínimo de investimento baixo ou, em alguns casos, não exigem o depósito de um valor mínimo. É o caso, por exemplo, do Tesouro Direto e a NuConta, a conta do Nubank. 

O primeiro é um programa de títulos públicos oferecido pelo Tesouro Nacional e que tem um investimento mínimo de R$ 30; é uma modalidade segura e de baixo risco, já que é garantida pelo Governo Federal. Existem diversos títulos à venda, cada um com características diferentes – veja aqui quais são eles.

Já a NuConta, a conta digital do Nubank, oferece um rendimento de 100% do CDI – a poupança rende cerca de 70% do CDI – para todo e qualquer valor depositado nela. Não existe um valor mínimo para seu dinheiro começar a render: a partir do momento que ele é depositado na NuConta, ele automaticamente começa a render. 

Além disso, não é preciso esperar um prazo para resgatar o valor depositado com os rendimentos. 

No gráfico a seguir, comparamos a NuConta e a poupança:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.