Como saber se um site é confiável?

Como saber se um site é confiável?

Na semana da Black Friday, conheça a plataforma que analisa se outros sites são confiáveis e veja dicas para não cair em uma fraude.

25 de novembro de 2020

Semana de Black Friday é cheia de descontos e contas mentais de quanto gastar sem comprometer o orçamento… mas também é marcada por algo não tão bacana:

o aumento de fraudes online

Em momentos como esse, há um bombardeio de e-mails, anúncios e links de promoções.Os fraudadores aproveitam que as pessoas estão com a guarda baixa e criam, entre outros golpes, sites falsos.

Em 2019, 12 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes online.A maioria dos casos era de compras que nunca chegaram.

Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Qualquer um está sujeito a cair em fraudes

O principal é, antes de inserir seus dados ou fazer uma compra, checar sempre se o site em que você está é confiável.A Axur, empresa de monitoramento de ameaças digitais, criou uma plataforma para ajudar a identificar sites falsos:

Como se proteger?

Basta inserir o link suspeito para checar. A plataforma usa inteligência artificial para descobrir se ele é verdadeiro ou não.

Como funciona?

Outras boas práticas para não cair em golpes de sites falsos:

1. Controle o meioEm vez de clicar em um link que você viu nas redes sociais ou recebeu por aplicativo ou e-mail, abra o site oficial da loja em uma nova aba do seu navegador.Se a promoção existir, ela estará no site. Do contrário, boas chances de ser golpe.

Outras boas práticas para não cair em golpes de sites falsos:

2. Se parece bom demais pra ser verdade…É porque talvez seja mesmo. Na dúvida, vale entrar em contato com a loja para checar se confere.Busque os canais oficiais (como telefone ou e-mail) diretamente no Google, não confie em informações passadas de outra forma.

Outras boas práticas para não cair em golpes de sites falsos:

3. De olho no ProconHá quase 10 anos, o Procon-SP alimenta uma lista com mais de 500 sites não-confiáveis. Vale checar por lá antes de fazer uma compra.