8 dicas para comprar online com segurança

Como fugir de ciladas e evitar golpes ao fazer negócio pela internet.

16 de dezembro de 2020

Comprar online é prático, mas alguns cuidados devem ser tomados para garantir sua segurança.

Abra o site da loja em uma aba separada

1

Recebeu uma promoção ou indicação por um link?Não clique nele.

Fraudadores conseguem replicar o site de uma loja de forma idêntica – a interface é perfeita, igual à do negócio original, mas trata-se de uma página falsa que pode capturar suas informações.

Abra sempre o site em uma aba nova do navegador, digitando no campo de endereço.

Baixe aplicativos de lojas oficiais

2

Mesmo tipo de caso. Só confie em um aplicativo que você mesmo baixou da loja oficial do seu ceular. Até existem aplicativos suspeitos nelas, mas a fiscalização é melhor.

Procure pelo
cadeado

3

No topo esquerdo do navegador, bem no começo da barra de endereço, verifique se há um símbolo de cadeado antes do código https://. Essa é uma indicação de que a conexão do site é segura – ou seja, que ele é um ambiente onde os dados não ficarão abertos.

Cheque sempre as credenciais da loja

4

Antes de comprar, pesquise o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) do comércio para garantir que ele é real.

Pesquise a reputação

5

Busque depoimentos e denúncias de outros clientes para descobrir se a loja já esteve envolvida em algum golpe ou fraude. É possível fazer isso em sites como o Reclame Aqui, no Procon, ou na Junta Comercial do estado.

Cadastre uma senha forte

6

As pessoas costumam usar a mesma senha em todas as suas contas. Isso é perigoso por um motivo simples: se ela for exposta em um site com segurança comprometida, será possível acessar outras contas do mesmo usuário.

Por isso, evite usar senhas iguais – especialmente em e-commerces, onde costuma ser necessário colocar dados de cartão de crédito.

Prefira pagar com o cartão virtual

7

Várias instituições oferecem a opção de gerar um cartão virtual (é o caso do Nubank). Ele é sempre preferível para compras online – se tiver qualquer problema, basta bloqueá-lo e solicitar a geração de um novo, sem ficar com o cartão físico comprometido.

Desconfie de depósitos para pessoas físicas

8

Se optar por pagamento em boleto, verifique o beneficiado: pesquise, descubra se a razão social bate com o nome fantasia e evite pagamentos a pessoas físicas.

1. Abra o site da loja em
uma aba separada2. Baixe apps de lojas oficiais3. Procure pelo cadeado4. Cheque as credenciais5. Pesquise a reputação6. Cadastre uma senha forte7. Pague com o cartão virtual8. Cheque o beneficiado do boleto

Resumindo: